Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT

Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
Atualmente, o Câmpus Anápolis oferece um programa do tipo stricto sensu, o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade semipresencial.
ProfEPT
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Nesse sentido, se propõe a alcançar os seguintes objetivos específicos:
a) Atender à necessidade de formação continuada, numa perspectiva interdisciplinar e em nível de mestrado, voltada para profissionais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a fim de desenvolverem atividades de ensino, gestão e pesquisa relacionados à educação profissional e tecnológica, na perspectiva de elaboração de produtos educacionais e materiais técnico-científicos com vistas à inovação tecnológica.
b) Atender à necessidade de desenvolvimento de trabalhos de investigação interdisciplinar, constituído pela interface entre Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, na perspectiva de melhoria dos processos educativos e de gestão em espaços formais ou não-formais.
c) Atender à demanda nacional por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas que integrem os saberes práticos inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado e interdisciplinar, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural nas diversas regiões do Brasil.
O profissional egresso deverá estar habilitado a desenvolver atividades de pesquisas e relacionadas ao ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica, em espaços formais e não formais, sendo capaz de desenvolver soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino.
Link para acesso ao site oficial do ProfEPT Nacional: https://profept.ifes.edu.br
Horários de atendimento da Secretaria de Pós-Graduação (SPG) do IFG - Câmpus Anápolis:
|
ATENDIMENTO |
|||||
|
|
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
|
Secretaria |
07h às 13h 14h às 16h Teletrabalho |
11h às 16h 17h às 20h Teletrabalho |
07h às 13h 14h às 16h Teletrabalho |
09h às 13h 14h às 18h Presencial |
09h às 13h 14h às 18h Presencial |
Coordenador Local do ProfEPT: Prof° Dr. Alessandro Silva de Oliveira
Secretária do ProfEPT: Lucimar Alves de Oliveira
Sala: S-301
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (62) 3703-3359
Observatório ProfEPT

O Observatório tem como principal objetivo o mapeamento das áreas de pesquisa, perfis de professores e elaboração de indicadores de pesquisa. O Observatório faz parte do Grupo de Pesquisa em Mineração da Dados e Imagens (MiDI) do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. As estatísticas são construídas usando o currículo Lattes dos professores permanentes das instituições pesquisadas.
Link de acesso ao Observatório: https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/
Calendário Acadêmico - ProfEPT
Calendário Acadêmico de 2026/1 - Clique aqui
Calendário Acadêmico de 2026/2 - Clique aqui
Calendário Acadêmico de 2025/2 - Clique aqui
Calendário Acadêmico de 2025/1 - Clique aqui
Calendário Acadêmico de 2024/2 - Clique aqui
Calendário Acadêmico de 2024/1 - Clique aqui
Calendário Acadêmico de 2023/2 - Clique aqui
Calendário Acadêmico de 2023/1 - Clique aqui
Calendário Acadêmico de 2022/2 - Clique aqui
Calendário Acadêmico de 2022/1 - Clique aqui
Docentes do ProfEPT
Corpo Docente do ProfEPT /IFG – Câmpus Anápolis
Dr. Alessandro Silva de Oliveira (Currículo Lattes)
Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (Currículo Lattes)
Dra. Dayanna Pereira dos Santos (Currículo Lattes)
Dra. Gizele Geralda Parreira (Currículo Lattes)
Dr. Leonardo Martins da Silva (Currículo Lattes)
Dra. Mad'Ana Desirée Ribeiro de Castro (Currículo Lattes)
Dr. Reinaldo de Lima Reis Júnior (Currículo Lattes)
Dr. Timoteo Madaleno Vieira (Currículo Lattes)
Dra. Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (Currículo Lattes)
Dr. Wanderley Azevedo de Brito (Currículo Lattes)
Documentos e Regulamentos
Projeto pedagógico do ProfEPT: clique aqui
Regulamento do ProfEPT: clique aqui
Portaria MEC/CAPES de Reconhecimento do ProfEPT: clique aqui
Portaria n° 654, publicada no D.O.U. de 23/5/2017, Seção 1, Pág. 13: clique aqui
CAPS Deliberações da 198ª reunião do CTC-ES - Setembro 2020: clique aqui
Regulamento de Ações Afirmativas nos Cursos de Pós-Graduação Stricto: clique aqui
Regulamento do Corpo Discente do IFG: clique aqui
Regulamento do Programa Institucional de Bolsas para Alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu (PIQ-Aluno): clique aqui
Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFG: clique aqui
Folha de Rosto para pesquisa envolvendo seres humanos: clique aqui
Formulário para Bancas de Qualificação e Defesa
Documentos para Bancas de Qualificação e Defesa
1. Formulário de Agendamento de Banca Qualificação/Defesa: clique aqui
2. Formulário de cadastramento de membro externo de Banca de Qualificação/Defesa: clique aqui
5. Folha de Aprovação para colocar no texto dissertativo para a Qualificação: clique aqui
6. Folha de Aprovação para inserção na versão final da Dissertação após a defesa.: clique aqui
Documentos para Prorrogação de Prazo para Banca de Qualificação/Defesa de Dissertação
1. Formulário de Requerimento de Prorrogação de Prazo para Banca de Qualificação/Defesa de Dissertação: clique aqui
2. Carta de Anuência do(a) Orientador(a): clique aqui
Estrutura ProfEPT
Disciplinas:
Semestre 1
- Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica
- Metodologia de Pesquisa Obrigatória
- Seminário de Pesquisa Obrigatória
Semestre 2
- Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem
- Linha 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica / Linha 2: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica
- Redação de Projeto de Pesquisa Orientação
Semestre 3
- Prática de Ensino Orientada - Orientação
- Eletiva 1
- Eletiva 2
- Eletiva 3
Semestre 4
- Prática de Pesquisa Orientada
Conheça as ementas e os créditos de cada disciplina: Tabela ementas e créditos disciplinas
EGRESSOS PROFEPT
Conheça os egressos da primeira turma. Essa turma teve início em 2017 e finalizou em 2019. Clique aqui.
DISCENTES PROFEPT
Discentes turma de 2018: clique aqui
Discentes turma de 2019: clique aqui
Discentes turma de 2020 -Devido as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, ocorreu atraso no processo seletivo e esta começou no ano de 2021. Conforme lista abaixo.
Discentes turma de 2021: clique aqui
Eventos
2022
05 de abril
2021
01 a 03 Dezembro

VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
INSCRIÇÕES: https://www.even3.com.br/
Informamos ainda que todos(as) os(as) INSCRITOS(AS) receberão Certificado de participação das atividades!
Quarta-feira - 01/12/2021
20h – Fala de encerramento das atividades – Equipe Gestora do ProfEPT e Professor Convidado
28 a 29 de outubro
IV Seminário de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT/IFG

Programação: Clique aqui
16/04
Participação do coordenador Acadêmico do ProfEPT na Reunião para criação do fórum da Pós-Graduação no IFG /Horário: 9h as 12h
08/04
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) promoverá, no dia 8 de abril, aula inaugural que marca o início do período letivo de 2021. A aula magna será ministrada pela professora Dra. Acácia Z. Kuenzer, com o tema "A reforma trabalhista e seus impactos na precarização do trabalho em geral, bem como do trabalho docente". O evento será transmitido on-line, a partir das 14h30, pelo canal do Cefor no YouTube.
A aula é voltada para os novos mestrandos matriculados nas 40 Instituições Associadas ao ProfEPT. Eles foram aprovados no último Exame Nacional de Acesso, que ofertou 913 vagas. Também são convidados para a atividade professores, gestores das Instituições Associadas, e os demais alunos do ProfEPT.
Seminário de Autoavaliação do ProfEPT - Abertura e Mesa 1
https://youtu.be/Wxn7LykMdWE
Seminário de Autoavaliação do ProfEPT - Mesa 2
https://youtu.be/dVa1o-k_2vo
31/03/2021 (quarta-feira) - Programação
9h30min – Abertura Oficial
10h – Mesa 1: Discussões sobre a Avaliação da Pós-Graduação no Brasil
Temáticas e participações especiais:
- Avaliação Institucional Participativa em Rede – Profa. Dra. Denise Balarine Cavalheiro Leite (UFRGS)
- Proposta de Reformulação da Autoavaliação pela CAPES – Prof. Dr. Robert Verhine (UFBA)
14h30 – Mesa 2: Apresentação e Discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do Programa
Participação especial: Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da CAPES)
Transmissão: Canal do Cefor no YouTube
2020
Novembro

Entre os dias 12 e 13 de novembro de 2020, será realizado o II Seminário em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG. Com o tema “Práticas educativas”, o evento irá discutir questões relacionadas às ações de ensino nas instituições dedicadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
O evento contará com palestras e apresentação de trabalhos que vem sendo desenvolvidos, abordando também questões que envolvem o ensino não presencial e os impactos desta modalidade de ensino na formação dos alunos e na construção de pesquisas educacionais. Neste ano, o seminário será realizado de forma online, em função da pandemia do novo coronavírus, respeitando os protocolos de segurança para a saúde.
Para saber mais acesse o site: https://www.ifmg.edu.br/ourobranco/noticias/prorrogado-prazo-para-submissao-de-trabalhos-no-seminario-em-educacao-profissional-e-tecnologica-2020.
Obs. O evento é uma iniciativa do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG (ProfEPT/IFMG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG (GEPET-IFMG).
Mês de Outubro
Dia 21/10
Divulgamos o 4º Colóquio Virtual do ProPEC com o Tema "Ficha de Avaliação da Área de Ensino"
O 4º Colóquio Virtual do ProPEC está previsto para acontecer no dia 21/10, quarta-feira da próxima semana, às 09:30.
Segue o link
https://www.youtube.com/watch?v=K0_S8BeeKoA
Esse colóquio contará com a presença dos palestrantes e moderadores, os seguintes professores:
Marcelo Borba – UNESP; Marcus Vinicius Pereira – IFRJ; Marcus Vinicius Basso – UFRGS; Giselle Rôças – IFRJ; Victor Giraldo – UFRJ; Joelson Pimentel – UEPB;
Os próximos Colóquios previstas serão:
- 11/11 - Qualis periódico
- 05/12 - Qualis livros
Fiquem atentos e participem!
_______________XXXXX________________
ProfEPT realizará I Seminário Local de Autoavaliação em outubro
Evento é voltado aos integrantes do programa ligado ao Câmpus Anápolis e gestores convidados do IFG. Para saber mais clique aqui.
2018
I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica: teorias, práticas e gestão
A Coordenação Local do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) convida toda a comunidade interna e demais interessados para o I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica: teorias, práticas e gestão a ser realizado no dia 15 de junho de 2018, das 09 horas às 18 horas, no Teatro do IFG - Câmpus Anápolis.
Confira aqui a programação oficial do evento e mais informações.
Inscrições e certificados digitais: https://computacaoifg.com.br/gci


