Departamento de Áreas Acadêmicas I

  • Imprimir
Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 15h36 | Última atualização em Segunda, 10 de Novembro de 2025, 21h03

Departamento de Áreas Acadêmicas I

Sala S2 - 802

Contato: (62) 3227-2865

A Equipe Gestora do Departamento de Áreas Acadêmicas I é composta pela Chefia de Departamento, Coordenação Acadêmica, Coordenação de Apoio Administrativo e Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente. É ela a responsável por assessorar e viabilizar o trabalho das demais coordenações vinculadas ao Departamento. Abaixo, seguem os responsáveis por cada setor, bem como o contato respectivo.

 

Chefia de Departamento

Chefe: Iarle Sousa Ferreira

Contatos: (62) 3227-2830  (fixo e Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenação Acadêmica  

Coordenadora: Rosangela Soares Campos 

Contato: (62) 3227-2754  (fixo e Whatsapp)

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenação de Apoio Administrativo

Coordenador: André Alexandre Antunes

Contatos: (62) 3227-2842  / (62) 3227 - 2746 (Fixo e Whatsapp)

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenação de Apoio Administrativo do Teatro do IFG

Contato: (62) 3227-2742  

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 


Coordenações de Áreas

 

Coordenação da Área de Artes

Coordenador: Paulo Reis Nunes

Contatos: (62) 3227-2722  (fixo e Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Almoxarifado de Música:

Contato: (62) 3227-2789  

 

Coordenação da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Coordenadora: Ema Marta Dunck Cintra 

Contatos: 62) 3227-2718  (Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

Laboratório de Linguagens

Contato: (62) 3227-2733 

 

Coordenação da Área de Turismo e Hospitalidade

Coordenadora: Sandra Santos Faria

Contatos: (62) 3227-2825  (Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Laboratório de Turismo e Hospitalidade

Coordenadora: Selma Maria da Silva

Contatos: (62) 3227-2740 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Laboratório Gastronômico

Coordenadora: Poliana Cristina Mendonça Freire

Contatos: (62) 3227-2866 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

Coordenação da Área de Ciências Humanas e Filosofia

Coordenadora: Luciene Maria Bastos

Contatos: (62) 3227-2858  (Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenação da Área de Educação Física

Coordenador: Isaac Aldivino Gonçalves 

Contatos: (62) 3227-2752  (Fixo e Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 


Coordenações de Cursos

 

Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo

Coordenadora: Fernanda Rodrigues Vieira

Contatos: (62) 3227-2741  (Fixo e Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenação do Curso de Licenciatura em História

Coordenador: André Costa Aciole da Silva

 Contatos: (62) 3227-2813  (Fixo e Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Laboratório de História

Flávia Pereira Machado (Coordenadora)

Contato: (62) 3227-2888  

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    

  

Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras

Coordenadora: Ema Marta Dunck Cintra 

 Contatos: (62) 3227-2703  (Fixo e Whatsapp)

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenação do Curso de Licenciatura em Música

Coordenadora: Natália Bueno de Oliveira

Contatos: (62) 3227-2824 (Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenação do Curso Técnico Integrado em Cozinha / Gastronomia (EJA)

Coordenadora: Lisandra Lavoura Carvalho Passos

Contatos: (62) 3227-2839 (Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenação do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical

Coordenadora: Carina da Silva Bertunes  

Contatos: (62) 3227-2847 (WhatsApp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenadora da Especialização em Gestão dos Serviços de Hospitalidade

Coordenadora: Clarinda Aparecida da Silva 

Contatos: (62) 3227-2740 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenação da Especialização em Política e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica

Coordenador: Rogério dos Santos Bueno Marques  

Contatos: (62) 3227-2816 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 


Horários de Atendimento

 

A equipe de gestão do DAA 1 atualiza semestralmente seus horários de atendimento presencial que podem ser conferidos na planilha disponível no link abaixo:

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO – GESTÃO DAA I

 


Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente

A Coordenação de Acompanhamento Pedagógico ao Discente (CAPD) tem o objetivo de oferecer acompanhamento e apoio aos estudantes, promovendo sua permanência e êxito acadêmico. A equipe é composta por profissionais de diversas áreas, incluindo pedagogos, psicólogos, técnicos em assuntos educacionais, assistentes de alunos e assistentes administrativos. Cada departamento acadêmico conta com uma CAPD.

Além do suporte individual, a CAPD desempenha um papel importante na orientação dos alunos sobre a instituição, suas normas, rotinas administrativas, projetos e serviços. Compete a essa coordenação a participação e assessoramento da Chefia Departamental nas Reuniões de Pais e Docentes e nos Conselhos de Classe para os Cursos Técnicos de Nível Médio do Departamento, bem como o contato com os Representantes de Turma.

A CAPD também disponibiliza uma lista de locais que ofertam atendimento psicológico gratuito.

Quando procurar a CAPD?

Sempre que enfrentar dificuldades que impactem seu desempenho acadêmico, como:

• conflitos com colegas e servidores
• se estiver lidando com infrações aos regulamentos do IFG
• para receber orientações sobre atuação caso seja eleito representante de turma e obter declarações
• se for menor de 18 anos e precisar que seus pais ou responsáveis mantenham contato com a instituição

 

Equipe:

Andresa Cristina Silva Moreno (Pedagoga)

Humberto Paixão (Técnico em Assuntos Educacionais)

Aryadne Caetano de Carvalho (Assistente de Aluno)

Contato: (62) 3227-2724 / (62) 99252-4794 (Fixo e Whatsapp)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 


Conselho Departamental

 

O Conselho Departamental é presidido pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas I, sendo composto pelos coordenadores de cursos e áreas, coordenador acadêmico, coordenador de apoio administrativo, além de representantes docentes, discentes e de servidores técnico-administrativos. Compete ao Conselho:

 

  • Aprovar os planos de atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Departamento;
  • Julgar questões de ordem pedagógica, didática, administrativa e disciplinar no âmbito do Departamento;
  • Emitir parecer sobre projetos de capacitação lato sensu e stricto sensu de docentes e técnico-administrativos, demandados por servidores ou propostos no âmbito do Departamento e das Pró-Reitorias;
  • Indicar representantes do Departamento nas comissões internas e outras demandadas pela Instituição;
  • Zelar pelo cumprimento de dispositivos estatutários e regimentais;
  • Exercer outras competências que lhe sejam atribuídas pelos regulamentos do IFG ou delegadas pelo Conselho Superior.

 

Composição atual do Conselho Departamental: Circular 115/2024

Circulares e Portarias anteriores: 2024.12023 / 2022202120202019

Metodologia de Análise de Processos pelo Conselho Departamental do DAA-I

 


Corpo Docente e Administrativo

 

O Departamento de Áreas Acadêmicas I conta atualmente com 128 docentes efetivos e 12 servidores técnico-administrativos, além de um número variado de docentes substitutos. Abaixo seguem as listagens dos docentes e técnico-administrativos, bem como seus contatos.

 

  


 Matrizes Curriculares e Conteúdos Programáticos dos Cursos

 

Curso de Bacharelado em Turismo

Matriz

Conteúdo Programático

 

Curso de Licenciatura em História

Matriz 2018

Conteúdo Programático 2018

 

Curso de Licenciatura em Letras

Matriz 2018

Conteúdo Programático 2018

 

Curso de Licenciatura em Música

Matriz 2018

Conteúdo Programático 2018

 

Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical

Matriz

Conteúdo Programático

 

Curso Técnico Integrado em Gastronomia (EJA)

Matriz 2020

Conteúdo Programático 2020

 


Diárias e Visitas Técnicas

 

Em conformidade com a Portaria Normativa 2/2020- Reitoria/IFG de 20 de fevereiro de 2019, todas as viagens, no interesse da Administração, no âmbito do IFG, devem ser registradas no Sistema de  Concessão de Diárias e Passagens – SCDP, mesmo nos casos de afastamento sem ônus ou com ônus limitado. 

  

Requerimento de Diárias e Auxílio Financeiro para Visitas Técnicas 

Em conformidade com a Resolução do Conselho Superior do IFG n. 55, de 13 outubro de 2014, e Portaria Normativa n. 2 de 2020, que regulamentam o trâmite de visitas técnicas nesta Instituição, informamos que o requerimento do referido auxílio deverá ser encaminhado à Coordenação de Apoio Administrativo do Departamento instruído com os documentos a seguir:

1. Formulário de Solicitação de Diárias e Passagens do(s) docente(s);

2. Formulário de Informações do Colaborador Eventual ou Convidado (se for o caso);

3. Comprovante do Evento (folder, inscrição, termo de aceite, ofício, cronograma em papel timbrado, etc.), caso a viagem seja para participação em congressos, encontros, eventos, etc.;

4. Planilha de Concessão de Auxílio Financeiro a Estudantes constando nome e CPF do aluno, além dos valores do auxílio, em caso de visita com ajuda de custo;

5. Plano de Ensino das Disciplinas contempladas na visita técnica (na falta do plano de ensino ou, havendo, ele não tenha previsto as visitas, é necessário que o docente emita JUSTIFICATIVA – que deverá ser assinada pelo professor, a Chefia de Departamento e a Diretoria Geral, externando a importância da viagem para aquela turma específica);

6.  Autorizações de Viagem Assinadas pelos Pais ou Responsáveis, no caso de alunos menores de 18 anos;

Quando a viagem for concretizada, os docentes deverão encaminhar, no prazo de 05 dias, à Coordenação de Apoio Administrativo:

7. Relatório da Visita Técnica;

8. Relatório de Prestação de Contas;

9. Lista de Presença dos Alunos.

Observações:

a) A fim de viabilizar o pagamento do auxílio financeiro aos estudantes ANTES da realização da viagem, deverão ser observados os respectivos prazos:

  • Para visitas a serem realizadas com início nos dias 01 a 15 do mês corrente, o processo deverá ser formalizado com 20 dias de antecedência;
  • Para visitas a serem realizadas com início nos dias 16 a 31 do mês corrente, o processo deverá ser formalizado até o dia 25 do mês anterior.

b) Caso o servidor tenha efetuado a viagem em veículo aéreo ou rodoviário não oficial, deverá apresentar, além do relatório elencado no item "9", documentos comprobatórios da prestação do serviço ou da participação do beneficiário nas atividades previstas e os comprovantes dos cartões de embarque e desembarque;     

c) Conforme o Memorando Circular n. 012/PROAD/IFG/2013, não há pagamento de diárias quando a visita for realizada na Região Metropolitana desta Capital;

d) Em caso de viagem em veículo oficial do IFG, o agendamento deverá ser feito por intermédio do Coordenador de Apoio Administrativo.

Abaixo seguem os modelos de documentos para preenchimento.

 

 


Horário de Atendimento de Monitoria

 

Semestralmente são selecionados através de edital as/os monitores de disciplinas ofertadas no DAA I. No arquivo disponível no link abaixo é possível consultar o horário de atendimento das/dos monitores do Departamento de Áreas Acadêmicas I, que atendem presencialmente nos locais indicados.

 

Horário de Atendimento da Monitoria do DAA I - 2024/2

 


Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão

 

Com o amadurecimento do projeto estabelecido para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir da criação dos Institutos Federais, avança-se na necessidade de promover efetivamente a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na instituição. Assim, de acordo com o Projeto Político Pedagógico Institucional, “a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve orientar a construção das ações e definir os objetivos da instituição” (PPPI, p. 3).

Como um dos setores institucionais, o Departamento de Áreas Acadêmicas é responsável por analisar, referendar e viabilizar a execução dos projetos de ensino, pesquisa e das ações de extensão propostas pelos/as servidores/as a ele vinculados/as. O Conselho Departamental é a instância responsável por avaliar a pertinência das propostas e acompanhar a sua execução.

Assim, com o intuito de visibilizar as ações realizadas, estimular o diálogo entre as áreas acadêmicas e facilitar a participação e acompanhamento da comunidade acadêmica interna e externa, o Departamento de Áreas Acadêmicas I disponibiliza uma planilha que concede acesso às propostas submetidas por servidores/as lotados/as no DAA-I. Caso haja interesse ou necessidade, lembramos que os contatos destes/as servidores/as podem ser acessados em listagem disponibilizada também nesta página do Departamento. Reforça-se também que a listagem apresenta apenas as ações que dependem da aprovação pelo Conselho Departamental, conforme as resoluções e normativas institucionais.

Dúvidas gerais sobre a articulação do tripé ensino, pesquisa e extensão no interior do DAA-I podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico da Coordenação Acadêmica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Tabela de Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas no DAA I