Projetos e Programas da Pesquisa e Pós-Graduação

  • Imprimir
Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 14h17 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2026, 18h06

A Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão é a responsável, no âmbito do Câmpus, pela condução e acompanhamento de diversos programas institucionais destinados tanto aos estudantes dos cursos técnicos e de graduação quanto aos servidores docentes e técnico-administrativos.


Para os estudantes, temos:
- Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT), destinado aos alunos dos cursos técnicos (PIBIC-EM) e superiores (PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af);

- Programa Institucional de Incentivo para estudantes do IFG apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos (PAECT)

 

Para os servidores da Instituição, temos:
- Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (ProAPP), que concede auxílio financeiro para execução de projetos de pesquisa;
- Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (PIPECT), que concede auxílio financeiro para os servidores apresentarem os resultados de suas pesquisas em eventos.

 


O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) é voltado para os estudantes dos cursos técnicos e superiores do IFG. Destina-se a complementar o ensino, oferecendo aos alunos a oportunidade de descobrir como o conhecimento científico e tecnológico é construído. Esse objetivo é conseguido pela participação do estudante nas atividades teóricas e práticas no ambiente de pesquisa. Esta vivência possibilita ao estudante ver e entender o mundo sob o prisma da ciência.

Este Programa, que concede bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica para estudantes do IFG, organiza-se em cinco categorias:

1 - PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), destinado aos estudantes de cursos superiores;
2 - PIBIC-Af (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas), destinado aos estudantes de cursos superiores, que tenham ingressado na Instituição pelo sistema de cotas;

3 - PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), destinado aos estudantes de cursos superiores;

4 - PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio), destinado aos estudantes de cursos técnicos de nível médio;

5 - PIVIC (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica), destinado aos estudantes voluntários de cursos técnicos e superiores.


Para ingressar no programa, o estudante deve realizar sua inscrição conforme os editais publicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que são publicados no início de cada ano letivo.

 

Projetos de Pesquisa em Andamento - PIBIC

Projetos de Pesquisa em Andamento - PIBIC-AF

Projetos de Pesquisa em Andamento - PIBIT

Projetos de Pesquisa em Andamento - PIBIC-EM

 


O Programa Institucional de Incentivo para Estudantes do IFG Apresentarem Trabalho em Eventos Científicos e Tecnológicos (PAECT), criado em 2015, tem o objetivo de viabilizar condições para que os estudantes do IFG possam participar de congressos científicos, divulgando os resultados de pesquisas realizadas no IFG e possibilitando a troca de experiência com pesquisadores de outras instituições.

Requisitos

  • Estar inscrito no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG ou ser aluno dos cursos de pós-graduação do IFG;
  • Possuir trabalho aceito pelo Comitê Científico do evento.

 

Solicitação

Para participar do PAECT, o estudante deve protocolar processo administrativo até a data limite de inscrição prevista em edital. Todas as informações necessárias para instrução do processo, acompanhamento da solicitação e prestação de contas estão disponíveis no edital do PAECT.

 

Concessão

O auxílio é depositado na Conta Corrente do estudante.

 

Prestação de Contas

O estudante deverá encaminhar à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, em até 5 (cinco) dias depois do retorno da viagem, os seguintes documentos (de acordo com os itens atendidos no ato da solicitação):

  • relatório de atividades feito em formulário próprio;
  • bilhetes de passagens e/ou cartão de embarque;
  • recibo do pagamento de taxa de inscrição;
  • nota fiscal de impressão de poster;
  • cópia dos certificados de participação no evento e de apresentação do trabalho.