Setembro Amarelo

Reflexão e apresentações artísticas marcam abertura do Setembro Amarelo no IFG Aparecida

  • Imprimir
Publicado: Terça, 23 de Setembro de 2025, 12h07 | Última atualização em Quarta, 24 de Setembro de 2025, 18h12

A programação teve início nesta terça-feira, 23 de setembro, com oficina de forró para estudantes e servidores

Oficina de forró na abertura do Setembro Amarelo no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG
Oficina de forró na abertura do Setembro Amarelo no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG

A celebração do Setembro Amarelo no IFG Aparecida teve início nesta terça-feira, 23 de setembro. Estudantes e alguns servidores estão participando de atividades artísticas e de reflexão. A programação foi organizada pelo Departamento de Áreas Acadêmicas e pelas psicólogas Iêda Vilela Machado e Taísa Fidelis do Carmo, da Coordenação de Assistência Estudantil e da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente, respectivamente. A abertura foi feita com um pronunciamento da psicóloga Iêda e de uma oficina de forró, conduzida pelo professor Thiago Rezende e por sua filha Daksha Laune. Entre os presentes, estavam a chefe do DAA, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, e a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira.

“Nosso objetivo com esta ação é promover e fortalecer o que nos conecta com a vida. Construindo a compreensão de que a dor é uma condição da nossa existência e que muitas vezes a dor pode se transformar em sofrimento”, destacou Iêda Vilela Machado. A psicóloga ressaltou a importância dos espaços de encontros, do fortalecimento de vínculos e de pertencimento, “que nos ajudam a dar sentido e propósito às nossas dores e também a ressignificar nossos sofrimentos”. Iêda falou ainda da importância do exercício de pensar as vulnerabilidades do ponto de vista social e não de forma individualizada.

Iêda Vilela Machado recomendou a todos que vivenciem o momento de compartilhamento de talentos da comunidade acadêmica. Ela fez agradecimentos aos professores, alunos, coordenadores de curso, ao Grêmio Estudantil, ao Departamento de Áreas Acadêmcias e à Direção do Câmpus, aos servidores técnico-administrativos e aos funcionários terceirizados que colaboraram e tornaram possível a realização do evento que ela destacou ser muito significativo.

 

Programação

A programação do primeiro dia de celebração do Setembro Amarelo integra Festival de Talentos, oficina de dança e karaokê. O professor Thiago Rezende e a estudante Daksha Laune mostrou com detalhes a estudantes e servidores os movimentos do forró que, aos poucos, foi dançado com animação por todos os participantes. O púbico expectador também se divertiu acompanhando a música e os dançarinos. Na quarta-feira, 24, será realizada a atividade denominada “Desafios da Conexão”, a ser conduzida pela professora Larissa Moraes, das 14 às 16 horas.

Setembro Amarelo é um movimento idealizado em 2014 e que teve sua primeira edição em 2015, para conscientização sobre a prevenção do suicídio. A cor amarela é usada mundialmente como referência ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). O Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular pessoas a buscar e oferecer ajuda. Mais informações podem ser acessadas no site https://setembroamarelo.org.br/

 

Imagens da abertura no IFG Aparecida