Reflexão e apresentações artísticas marcam abertura do Setembro Amarelo no IFG Aparecida
A programação teve início nesta terça-feira, 23 de setembro, com oficina de forró para estudantes e servidores
A celebração do Setembro Amarelo no IFG Aparecida teve início nesta terça-feira, 23 de setembro. Estudantes e alguns servidores estão participando de atividades artísticas e de reflexão. A programação foi organizada pelo Departamento de Áreas Acadêmicas e pelas psicólogas Iêda Vilela Machado e Taísa Fidelis do Carmo, da Coordenação de Assistência Estudantil e da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente, respectivamente. A abertura foi feita com um pronunciamento da psicóloga Iêda e de uma oficina de forró, conduzida pelo professor Thiago Rezende e por sua filha Daksha Laune. Entre os presentes, estavam a chefe do DAA, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, e a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira.
“Nosso objetivo com esta ação é promover e fortalecer o que nos conecta com a vida. Construindo a compreensão de que a dor é uma condição da nossa existência e que muitas vezes a dor pode se transformar em sofrimento”, destacou Iêda Vilela Machado. A psicóloga ressaltou a importância dos espaços de encontros, do fortalecimento de vínculos e de pertencimento, “que nos ajudam a dar sentido e propósito às nossas dores e também a ressignificar nossos sofrimentos”. Iêda falou ainda da importância do exercício de pensar as vulnerabilidades do ponto de vista social e não de forma individualizada.
Iêda Vilela Machado recomendou a todos que vivenciem o momento de compartilhamento de talentos da comunidade acadêmica. Ela fez agradecimentos aos professores, alunos, coordenadores de curso, ao Grêmio Estudantil, ao Departamento de Áreas Acadêmcias e à Direção do Câmpus, aos servidores técnico-administrativos e aos funcionários terceirizados que colaboraram e tornaram possível a realização do evento que ela destacou ser muito significativo.
Programação
A programação do primeiro dia de celebração do Setembro Amarelo integra Festival de Talentos, oficina de dança e karaokê. O professor Thiago Rezende e a estudante Daksha Laune mostrou com detalhes a estudantes e servidores os movimentos do forró que, aos poucos, foi dançado com animação por todos os participantes. O púbico expectador também se divertiu acompanhando a música e os dançarinos. Na quarta-feira, 24, será realizada a atividade denominada “Desafios da Conexão”, a ser conduzida pela professora Larissa Moraes, das 14 às 16 horas.
Setembro Amarelo é um movimento idealizado em 2014 e que teve sua primeira edição em 2015, para conscientização sobre a prevenção do suicídio. A cor amarela é usada mundialmente como referência ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). O Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular pessoas a buscar e oferecer ajuda. Mais informações podem ser acessadas no site https://setembroamarelo.org.br/


Redes Sociais