Departamento de Áreas Acadêmicas II

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Departamento de Áreas Acadêmicas II

Sala S2-803

(62) 3227-2791

(ramal 2791)

7h às 22h

 

As demandas estão sendo processadas presencialmente e também remotamente por meio da Central de Serviços do SUAP. 

Informamos que o atendimento do Departamento de Áreas Acadêmicas II está sendo feito de forma presencial e de forma remota. Para o atendimento remoto foi criada a Central de Serviços no SUAP (clique aqui para acessar o manual), na qual a comunidade poderá solicitar os seguintes serviços:

− Ajuste de Matrículas em Diários pela Coordenação Acadêmica;

− Solicitação de Declaração do Nada Consta do Departamento;

− Solicitação de Declarações do Departamento de Áreas Acadêmicas;

− Solicitação de Ementário;

− Dúvidas e Esclarecimentos;

− Solicitação de Justificativas de Faltas;

− Solicitação de Segunda Chamada de Avaliações.

Importante: Excepcionalmente no Câmpus Goiânia, para a solicitação de "Convalidação de Atividades Complementares", o aluno deverá enviar requerimento, instruído com a documentação pertinente, para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a abertura de processo administrativo.  

Ademais, os Dirigentes do Departamento podem ser contactados a qualquer momento por meio dos e-mails divulgados abaixo e nas próximas abas das Coordenações de Áreas e de Cursos.

 

Chefe: Hugo Leonardo da Silva Belisário

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(62) 3227-2755 (ramal 2755)

 

Coordenador Acadêmico: Alexandre Silva Duarte

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 (62) 3227-2760 (ramal 2760)

 

Coordenador de Apoio Administrativo: Renato Ribeiro dos Santos

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 (62) 3227-2810 (ramal 2810)

 


Coordenações de Áreas

Coordenador de Biologia: Ronney Fernandes Chagas

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 (62) 3227-2812 (ramal 2812)

 

Coordenador de Física: Rogério Ferreira da Costa

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 (62) 3227-2818 (ramal 2818)

 

Coordenador de Matemática: Flávio Morais de Miranda

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 (62) 3227-2805 (ramal 2805)

 

Coordenadora de Química: Aline Mendonça Pascoal Santos

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 (62) 3227-2815/2850 (ramais 2815/2850)

 


Coordenações de Cursos

Coordenador do Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária: Aldo Muro Junior

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 (62) 3227-2796 (ramal 2796)

 

Coordenadora do Bacharelado em Química: Lidiaine Maria dos Santos

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 (62) 3227-2798/2850 (ramais 2798/2850)

 

Coordenador da Especialização em Matemática: Márcio Dias de Lima

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Coordenador da Licenciatura em Física: Lucas Bernardes Borges

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 (62) 3227-2768 (ramal 2768)

 

Coordenador da Licenciatura em Matemática: Uender Barbosa de Souza

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 (62) 3227-2705 (ramal 2705)

 

Coordenadora do Subsequente em Mineração: Carla Rosana Azambuja Herrmann

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 (62) 3227-2738 (ramal 2738)

 

Coordenador do Técnico Integrado em Controle Ambiental: Antônio Pasqualetto

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 (62) 3227-2861 (ramal 2861)

 

Coordenadora do Técnico Integrado em Mineração: Dulcinéia de Castro Santana

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 (62) 3227-2860 (ramal 2860)

 


Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente

Sala S2-803A  

(62) 3227-2862

(ramal 2862)

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As demandas estão sendo processadas presencialmente e também remotamente por meio da Central de Serviços do SUAP. 

A Coordenação de Acompanhamento Pedagógico ao Discente (CAPD) tem o objetivo de oferecer acompanhamento e apoio aos estudantes, promovendo sua permanência e êxito acadêmico. A equipe é composta por profissionais de diversas áreas, incluindo pedagogos, psicólogos, técnicos em assuntos educacionais, assistentes de alunos e assistentes administrativos. Cada departamento acadêmico conta com uma CAPD.

Além do suporte individual, a CAPD desempenha um papel importante na orientação dos alunos sobre a instituição, suas normas, rotinas administrativas, projetos e serviços. Compete a essa coordenação a participação e assessoramento da Chefia Departamental nas Reuniões de Pais e Docentes e nos Conselhos de Classe para os Cursos Técnicos de Nível Médio do Departamento, bem como o contato com os Representantes de Turma. 

A CAPD também disponibiliza uma lista de locais que ofertam atendimento psicológico gratuito.

Quando procurar a CAPD?

Sempre que enfrentar dificuldades que impactem seu desempenho acadêmico, como:

• conflitos com colegas e servidores
• se estiver lidando com infrações aos regulamentos do IFG
• para receber orientações sobre atuação caso seja eleito representante de turma e obter declarações
• se for menor de 18 anos e precisar que seus pais ou responsáveis mantenham contato com a instituição

 

 

Assistente de Alunos: Flávio Ezzeddine El Assal

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Pedagoga: Lara França Rocha de Assis

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Psicóloga: Larissa Goulart Rodrigues Cardoso

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Técnica em Assuntos Educacionais: Ariana Cárita de Assis Marinho Silva

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Conselho Departamental

Próxima reunião

Data: a definir.

Horário: a definir.

Local: remotamente via Google Meet.

O Conselho Departamental é presidido pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas II, sendo composto pelos coordenadores de cursos e áreas, coordenador acadêmico, coordenador administrativo, mais representantes dos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. Compete ao Conselho:

 

  • aprovar os planos de atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Departamento;
  • julgar questões de ordem pedagógica, didática, administrativa e disciplinar no âmbito do Departamento;
  • emitir parecer sobre projetos de capacitação lato sensu e stricto sensu de docentes e técnico-administrativos, demandados por servidores ou propostos no âmbito do Departamento e das Pró-Reitorias;
  • indicar representantes do Departamento nas comissões internas e outras demandadas pela Instituição;
  • zelar pelo cumprimento de dispositivos estatutários e regimentais;
  • exercer outras competências que lhe sejam atribuídas pelos regulamentos do IFG ou delegadas pelo Conselho Superior.

 

Confira os nomes dos integrantes do Conselho Departamental II (.pdf 164kB)

 


Corpo docente e administrativo

O Departamento de Áreas Acadêmicas II conta com 96 docentes e 17 servidores técnico-administrativos.

  


Requerimento de Diárias e Auxílio Financeiro para Visitas Técnicas 

Em conformidade com a Resolução do Conselho Superior do IFG n. 55, de 13 outubro de 2014, Portaria Normativa n. 3, de 26 de novembro de 2018 e Portaria Normativa n. 4, de 14 de fevereiro de 2019, que regulamentam o trâmite de visitas técnicas nesta Instituição, informamos que o requerimento do referido auxílio deverá ser encaminhado à Coordenação de Apoio Administrativo do Departamento instruído com os documentos a seguir:

1. Formulário de Solicitação de Diárias e Passagens do(s) docente(s);

2. Formulário de Informações do Colaborador Eventual ou Convidado (se for o caso);

3. Comprovante do Evento (folder, inscrição, termo de aceite, ofício, cronograma em papel timbrado, etc.), caso a viagem seja para participação em congressos, encontros, eventos, etc.;

4. Planilha de Concessão de Auxílio Financeiro a Estudantes constando nome e CPF do aluno, além dos valores do auxílio, em caso de visita com ajuda de custo;

5. Plano de Ensino das Disciplinas contempladas na visita técnica (na falta do plano de ensino ou, havendo, ele não tenha previsto as visitas, é necessário que o docente emita JUSTIFICATIVA – que deverá ser assinada pelo professor, a Chefia de Departamento e a Diretoria Geral, externando a importância da viagem para aquela turma específica);

6. Autorizações de Viagem Assinadas pelos Pais ou Responsáveis, no caso de alunos menores de 18 anos;

Quando a viagem for concretizada, os docentes deverão encaminhar, no prazo de 05 dias, à Coordenação de Apoio Administrativo:

7. Relatório da Visita Técnica;

8. Relatório de Prestação de Contas;

9. Lista de Presença dos Alunos.

Observações:

a) A fim de viabilizar o pagamento do auxílio financeiro aos estudantes ANTES da realização da viagem, deverão ser observados os respectivos prazos:

  • Para visitas a serem realizadas com início nos dias 01 a 15 do mês corrente, o processo deverá ser formalizado com 20 dias de antecedência;
  • Para visitas a serem realizadas com início nos dias 16 a 31 do mês corrente, o processo deverá ser formalizado até o dia 25 do mês anterior.

b) Caso o servidor tenha efetuado a viagem em veículo aéreo ou rodoviário não oficial, deverá apresentar, além do relatório elencado no item "8", documentos comprobatórios da prestação do serviço ou da participação do beneficiário nas atividades previstas e os comprovantes dos cartões de embarque e desembarque;     

c) Conforme o Memorando Circular n. 012/PROAD/IFG/2013, não há pagamento de diárias quando a visita for realizada na Região Metropolitana desta Capital;

d) Em caso de viagem em veículo oficial do IFG, o agendamento deverá ser feito por intermédio do Coordenador de Apoio Administrativo.

e) Os formulários para preenchimento estão disponíveis no SUAP e deverão ser assinados eletronicamente. Você pode clicar nos links abaixo para acessar os modelos, copiar os textos e colar no editor do SUAP. Ao criar os documentos no SUAP e preenchê-los, favor solicitar as assinaturas conforme cada documento relata no fim do texto.

f) Após assinados os documentos, enviá-los para a Coordenação de Apoio Administrativo do Departamento 2 por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Modelos:

Formulário - Solicitação de Diárias e Passagens (.docx 24kB)   

Formulário - Informações do Colaborador Eventual ou Convidado (.doc 196kB)

Planilha de Concessão de Auxílio Financeiro (.xls 103kB)

Autorização de Viagem de Menor (.doc 59kB)

Lista de Presença dos Alunos (.xls 60kB)

Formulário - Relatório da Visita Técnica (.doc 74kB)

Formulário - Relatório de Prestação de Contas (.doc 24kB)


Monitorias

O programa de monitoria integra as ações de apoio às atividades acadêmicas e de estímulo à  permanência do educando, constituindo-se em experiência formativa vivenciada pelo discente, por meio do acompanhamento do docente responsável pelas respectivas disciplinas.
 
No IFG o programa de Monitoria de Ensino está regulamentado pela RESOLUÇÃO Nº 014, de 02 de junho de 2014, do CONSUP.
 
O Câmpus Goiânia oferta semestralmente vagas de monitoria via editais disponíveis no endereço http://www.ifg.edu.br/goiania/campus/ensino/editais?id=2339.
 
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS MONITORES - 2025/1
 
 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes/IFG) - Matemática

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, por meio do Departamento de Áreas Acadêmicas II do Câmpus Goiânia, torna público o processo para seleção de estudantes do curso de licenciatura em Matemática do IFG, candidatos(as) a bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Pibid/IFG), para compor o quadro de vagas do Programa em andamento, de acordo com as disposições do Edital Capes n. 02/2020, Lei n. 9.394/1996, Lei n. 13.005/2014, Lei n. 9.784/1999, Decreto n. 7.219/2010, que dispõe sobre o Pibid, Portaria Capes n. 259/2019, de 17 de dezembro de 2019, e demais legislações aplicáveis à matéria.

Goiânia/GO, 07 de maio de 2021. 

EDITAL 1_2021 - GYN-DAAII_CP-GOIANIA_IFG (.pdf 341kB)  

Formulário de inscrição: https://forms.gle/dY5Ti6uDoGs2bKnE8

Para acessar os anexos do edital no formato editável clique aqui (.docx 52kB)

Resultado preliminar do processo seletivo do Edital 01_2021 - GYN-DAAII (.pdf 112kB)

Resultado final do processo seletivo do Edital 01_2021 - GYN-DAAII (.pdf 112kB)

 

Projeto de Ensino: Projeto de Estrutura de Concreto Armado via Sistema TQS (Nível 1) - Turma 001

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, por meio do Departamento de Áreas Acadêmicas II do Câmpus Goiânia, torna público o processo para seleção de estudantes matriculados nos cursos das Áreas das Engenharias Ambiental e Sanitária e Civil do IFG para participarem do Projeto de Ensino "Projeto de Estrutura de Concreto Armado via Sistema TQS (Nível 1) – Turma 001".

As inscrições se iniciam em 03/12/2021 e se encerram em 09/12/2021.

O resultado da seleção será divulgado em 10/12/2021 na página do Departamento 2 do Câmpus Goiânia.

Goiânia/GO, 01 de dezembro de 2021.

Projeto TQS Nível 1 - Turma 001 (.pdf 263kB)

Apêndice 01 - Ficha de Inscrição (.pdf 112kB)

Apêndice 02 - Cronograma de Execução (.pdf 101kB)

Apêndice 03 - Formulário de Recurso (.pdf 60kB)

Apêndice 04 - Planta Baixa (.pdf 148kB)

Comunicado n. 01/2021 - Resultado Provisório (.pdf 107kB)

Comunicado n. 02/2021 - Resultado Final (.pdf 107kB)

Comunicado n. 03/2021 - Chamada Pública para Preenchimento de Vagas Remanescentes (.pdf 160kB)

Comunicado n. 04/2022 - Resultado Provisório das Inscrições Homologadas (.pdf 108kB)

Comunicado n. 05/2022 - Divulgação Final Inscrições Homologadas (.pdf 110kB)

Comunicado n. 06/2022 - Chamada Pública para Preenchimento de Vagas Remanescentes (.pdf 158kB)

Comunicado n. 07/2022 - Resultado Provisório (.pdf 108kB)

Comunicado n. 08/2022 - Resultado Final (.pdf 108kB)

Comunicado n. 09/2022 - Resultado Provisório das Inscrições Homologadas (.pdf 101kB)

Comunicado n. 10/2022 - Divulgação Final das Inscrições Homologadas (.pdf 102kB)

Comunicado n. 11/2022 - Altera Cronograma de Execução (.pdf 145kB) 

Comunicado n. 12/2022 - Divulgação de Resultado Provisório (.pdf 99kB)

Comunicado n. 13/2022 - Divulgação de Resultado Final (.pdf 99kB) 

 

Projeto de Ensino: Estruturas isostáticas: conceitos, exercícios e aplicação computacional - Turma 001

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, por meio do Departamento de Áreas Acadêmicas II do Câmpus Goiânia, torna público o processo para seleção de estudantes matriculados nos cursos das Áreas das Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Mecânica e Transportes do IFG para participarem do Projeto de Ensino "Estruturas isostáticas: conceitos, exercícios e aplicação computacional – Turma 001".

As inscrições se iniciam em 03/12/2021 e se encerram em 09/12/2021.

O resultado da seleção será divulgado em 10/12/2021 na página do Departamento 2 do Câmpus Goiânia.

Goiânia/GO, 01 de dezembro de 2021.

Projeto Estruturas Isostáticas - Turma 001 (.pdf 260kB)

Apêndice 01 - Ficha de Inscrição (.pdf 115kB)

Apêndice 02 - Cronograma de Execução (.pdf 105kB)

Apêndice 03 - Formulário de Recurso (.pdf 60kB)

Comunicado n. 01/2021 - Execução do Projeto Suspensa (.pdf 65kB)

 


 

Matrizes Curriculares (Cursos Superiores) e Conteúdos Programáticos (Ementários)

 

 

Conteúdos Programáticos (Ementários) - versões anteriores dos cursos do Departamento II

 

 


 

Matrizes Curriculares (Cursos Técnicos) e Conteúdos Programáticos (Ementários)

 

 


Horário de Atendimento

A equipe do DAA 2 atualiza semestralmente seus horários de atendimento presencial que podem ser conferidos na planilha disponível no link abaixo: