PIBIC

Egressos retornam ao campus e realizam palestra sobre Machado de Assis

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 21h02 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 10h44

Ex-alunos pesquisadores de projeto apoiado pelo PIBIC-EM reuniram estudantes do campus em evento literário

Na última terça-feira, dia 19 de junho, foi realizada a palestra: "Realismo e Naturalismo: pelas letras de Machado de Assis", ministrada pelos egressos Lucas Neri e Rafael Machado, os quais foram pesquisadores de um projeto apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), denominado "Loucura, morte e incomunicabilidade em Machado de Assis", orientado pela professora de Língua Portuguesa, Karine Rios.

O evento foi conduzido pela aluna Raiza Rodrigues, monitora de Língua Portuguesa, e reuniu estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Câmpus Águas Lindas, o que constituiu, segundo a professora Karine: "um momento rico e singular de trocas de experiências e olhares teóricos sobre questões tão particulares da alma humana".

Contente em retomar o projeto desenvolvido no Ensino Médio, Lucas Neri enxergou a ocasião como "uma oportunidade de reviver a emoção da pesquisa e da monitoria".

Já para Rafael Machado, o evento propiciou a união entre monitoria e iniciação científica para o benefício dos estudantes: "foi uma oportunidade incrível de troca de conhecimentos,  tratando a literatura de uma forma mais dinâmica e interativa... Esse momento é um exemplo do impacto que tais projetos têm para um ensino diferencial no IFG", declara.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas