SAÚDE

Projeto Bem-Estar Animal realiza o tratamento e castração dos cães comunitários do Câmpus Águas Lindas

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 12h38 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 12h48

Equipe do projeto tem comparecido ao câmpus para prosseguir com os tratamentos e a vacinação

Dr. Thyago Porto (médico veterinário), Eronildes Ribeiro (motorista), Tiago Araújo (Diretor-Geral), Dra. Maria de Fátima (médica veterinária), Camila Roberta (Gerente de Pesquisa e Extensão interina), Herick Santana (Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas), Maraísa Lessa (professora), Jacqueline Mendes e Maria Gabriela (professora)

A partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Projeto Bem-Estar Animal, foi realizado o tratamento e a castração de sete cães comunitários do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG). A castração foi realizada no dia 3 de maio e a equipe do projeto tem comparecido ao câmpus para prosseguir com o tratamento e a vacinação.

O Projeto Bem-Estar Animal tem desenvolvido ações educativas junto às escolas e já compareceu no IFG em outras ocasiões. Em agosto de 2022, uma equipe ministrou palestra sobre os cuidados que devem ser tomados junto aos cães comunitários, como locais fixos para colocar comida, priorizar rações, e a organização e limpeza do local onde os cachorros possam dormir, por exemplo.

Para viabilizar a castração, um coletivo de servidores, estudantes e terceirizados têm desenvolvido uma série de ações sobre os cuidados com os animais do câmpus. A professora Maria Gabriela (Artes) explica que o coletivo procura trabalhar com o conceito de “cão comunitário”, entendido como "aquele que estabelece com a comunidade em que vive, laço de dependência e de afeto, embora não possua responsável único e definido (São Paulo, nº 12916/2008)". Dessa forma, os cães permanecem nas comunidades evitando que outros cães desconhecidos e, por vezes, agressivos, ocupem o local.

Por meio do trabalho de escuta, diálogo e conscientização da comunidade escolar sobre a questão do abandono de animais, alguns projetos e ações têm sido desenvolvidos por professores e alunos do câmpus, como a pesquisa PIBIC "Os cães abandonados do IFG Águas Lindas como tema gerador para o Ensino de Biologia no Ensino Médio", orientado pela professora Alice Gabriel (Filosofia) e Maraísa Lessa (Sociologia), com o apoio da professora Maria Gabriela (Artes).

Já no âmbito da disciplina de Projetos Integradores em Análises Clínicas e Meio Ambiente, a professora Maria Gabriela, em parceria com o professor Marcos Frizzarini (Física), mobilizaram os estudantes para a construção de casinhas com caixas de leite para abrigar os cachorros comunitários.

“Nossa intenção é fortalecer nosso coletivo e projetos, bem como nossas relações com o poder público, de modo que os cachorros deixem de ser um problema para a comunidade escolar e o IFG contribua com o desenvolvimento local do município, em sintonia com o seu eixo de Saúde e Meio Ambiente”, declara a professora Maraísa.

A gerente de pesquisa e extensão interina, Camila Roberta, agradece por todo o empenho e parceria ao longo do processo. “Gostaria de agradecer à Secretaria Municipal de Saúde e a toda equipe do Projeto Bem-Estar Animal, em especial à Dra. Maria de Fátima e ao Dr. Thyago Porto, que sempre nos instruíram e deram suporte referentes aos cuidados com os cachorros do câmpus… Com esse esforço em conjunto, conseguimos montar um ecossistema que nos permitiu um resultado tão significativo e exitoso", finaliza.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas