EXTENSÃO

Inscrições para curso de extensão em Libras no Câmpus Goiânia Oeste encerram dia 20

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 18h54 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Curso é voltado aos profissionais da área da saúde para práticas de atendimento ao paciente surdo

As inscrições para o Curso de Extensão Libras: Reflexões e Práticas no Atendimento ao Paciente Surdo estão abertas e encerram na próxima semana, dia 20 de julho. O curso é ofertado aos profissionais que atuam na área da Saúde e aos alunos do curso Técnico Integrado em Enfermagem do IFG. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de julho com o envio do formulário de inscrição e do questionário respondidos para o e-mail: ifglibrasesaude@gmail.com.

Confira mais informações sobre o curso e como se inscrever na chamada pública Curso de Extensão 01/2019.

Baixe aqui o formulário de inscrição (doc/pdf).

Faça o download do questionário  (doc/pdf) que deve ser respondido e enviado via e-mail junto com a inscrição.

O curso de qualificação profissional tem carga horária de 60h, sendo 40 horas de aulas presenciais e 20 horas de atividades complementares. As aulas iniciarão no dia 06 de agosto e finalizarão no dia 18 de dezembro. O curso serão ministrado no IFG Câmpus Goiânia Oeste, das 17h às 19h. Será realizado um revezamento entre os dias da semana, em uma semana as aulas ocorrerão na terça-feira, na semana seguinte na quarta, e assim por diante. Confira no Anexo II do Edital o Calendário de Aulas.

São ofertadas 30 vagas, sendo que 80% dessas vagas são reservadas à comunidade externa. Os outros 20% das vagas são destinadas aos alunos do IFG do curso Técnico integrado em Enfermagem, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os candidatos da comunidade externa deverão ser profissionais da área da saúde que, preferencialmente, estejam em exercício da profissão ou que comprovem ter tido algum vínculo (nos últimos três anos), nos seguintes cargos:  Agentes de Saúde Pública, Assistentes Sociais, Atendentes Administrativos Ambulatoriais, Atendentes de Odontologia, Biomédicos, Bombeiros, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos, Socorristas, Técnicos em Enfermagem, Técnicos em Laboratório, Técnicos em Nutrição, Técnicos em Urgência e Emergência, Técnicos em Radiologia e Recepcionistas.

As vagas remanescentes, caso ocorram, poderão ser preenchidas por acadêmicos que frequentam cursos que formarão os profissionais das áreas da saúde mencionados acima. Neste caso, o candidato deverá apresentar a declaração de vínculo institucional e mencionar o período que está cursando. Serão priorizados os candidatos que estão nas fases finais do curso, principalmente os que já estão cursando o estágio probatório.

Não é necessário ter conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para se inscrever no curso. O curso tem como foco promover a acessibilidade comunicativa e como objetivo geral sensibilizar os profissionais que atuam na área da saúde sobre a importância de respeitar, estimular e valorizar a pessoa com surdez e o seu modo de se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Outros objetivos do curso são estimular o conhecimento de sinais em LIBRAS relacionados à saúde; promover e difundir a Língua de Sinais Brasileira, estimulando os profissionais da saúde e acadêmicos da área a conhecê-la e a aprendê-la; iniciar o aluno na compreensão e produção em LIBRAS;  e viabilizar o conhecimento da realidade das pessoas com surdez, no que se refere às suas características específicas, diferenciando o atendimento às pessoas surdas, falantes de Língua de Sinais, do atendimento às pessoas com deficiência auditiva, não falantes de língua de sinais.

Confira mais informações sobre o curso e como se inscrever na chamada pública Curso de Extensão 01/2019.

Baixe aqui o formulário de inscrição (doc/pdf).

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste