Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Boas práticas ambientais atingem mais de 200 pessoas em câmpus do IFG

  • Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 10h27
  • Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 10h51

Além do Câmpus Formosa, diversas unidades do Instituto possuem ações de pesquisa e extensão voltadas para sustentabilidade, preservação do meio ambiente, recuperação de nascentes, plantio de mudas, eficiência energética, dentre outros.

Câmpus Anápolis
- Projeto de extensão Horticultura Orgânica de base comunitária
O projeto existe há um ano. Em 2018 envolveu 27 membros da comunidade externa e mais de 100 pessoas da comunidade externa. Em uma área de 5 mil metros quadrados foram plantados diversos itens alimentícios, tais como jiló, abóbora, melancia, alface, couve, melão, espinafre, cebolinha, batata, quiabo e outros. Foram beneficiadas 127 famílias durante cinco meses, período do ciclo de duração da horta. Estas famílias participaram do processo de plantio e colheita. Elas são de bairros da região vizinha ao câmpus e foram previamente cadastradas pelo IFG, tendo como critério principal a questão da vulnerabilidade econômica e social.

- Projeto de Coleta de lixo eletrônico
O curso de Computação executa anualmente a coleta de lixo eletrônico. Há uma parceria com a prefeitura, que recolhe esse material. Mais especificamente, a parceria é com o Centro de Recondicionamento de Computadores, CRC. O recolhimento de lixo ocorre de duas formas: os alunos do curso ligam para as empresas de Tecnologia da Informação para que elas recolham o lixo eletrônico, e ainda há a captação da comunidade externa. O projeto tem envolvimento de todos os alunos e docentes do curso e existe há mais de um ano.

- Projeto: Descarte de resíduos sólidos (Pesquisa PIBIC)
Os alunos do curso de Logística fizeram uma pesquisa recentemente sobre descarte de resíduos sólidos. A ação é um projeto de pesquisa, que se iniciou em agosto de 2018 e se encerrará em agosto de 2019. O objetivo é analisar os comportamentos pró-ambientais de estudantes dos cursos superiores do IFG - Câmpus Anápolis, com ênfase ao descarte de resíduos sólidos, bem como tecer alguns apontamentos para a logística reversa. Participam do projeto de pesquisa dois alunos do curso superior de Tecnologia em Logística. Está em fase de finalização, na etapa de tratamento e análise dos dados coletados.

Câmpus Aparecida 
- Projeto Eficiência Energética
Implantação do sistema de geração de energia por painéis fotovoltaicos. A instalação do sistema no câmpus está concluída, tendo sido instalados 358 módulos de geração fotovoltaica, mais a substituição de todas as lâmpadas tubulares do Câmpus Aparecida de Goiânia por lâmpadas LED, que somam 4 mil. Falta apenas a ligação por parte da Enel para que o sistema comece a funcionar. Esse projeto também é desenvolvido em outros câmpus: Anápolis, Formosa, Goiânia, Itumbiara, Inhumas, Jataí, Luziânia, Valparaíso, Uruaçu e Senador Canedo. A economia só para o Câmpus Aparecida, com o funcionamento dos módulos e a substituição das lâmpadas, deve ser de cerca de R$ 9 mil mensais.

- Projeto de Moda Sustentável
O projeto é um componente curricular para alunos do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário (EJA). Foi iniciado em 2016 e tornou-se uma ação permanente com alunos do segundo período do curso, com atividades teóricas e práticas sobre educação ambiental e o conceito de moda sustentável. O projeto inclui palestras com profissionais que atuem na área da moda sustentável, o planejamento e confecção de roupas com materiais recicláveis e a realização do Bazar da Modelagem, que consiste na arrecadação de roupas e acessórios usados, comercialização a preços simbólicos (descarte e consumo sustentável) e a doação do recurso arrecadado a alguma instituição filantrópica ou pessoa carente, escolhidas pelos estudantes do curso.  

- Arrecadação de mudas 
Idealizado por um servidor do câmpus, o gerente de Administração Divino Lopes Alvarenga, que criou uma ação via watzApp solicitando doação de mudas para o câmpus. Já foram arrecadas mudas de árvores frutíferas e de plantas ornamentais para paisagismo do câmpus. O objetivo é ainda associar a histórica da unidade às das pessoas que trabalham e estudam no local. Várias árvores e plantas existentes na área verde do câmpus foram doadas e plantadas pela própria comunidade acadêmica e administrativa.

Câmpus Valparaíso
- Projetos estão inseridos ou vinculados ao Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos (Naspo) 
É um projeto multidisciplinar que tem por objetivo principal atuar em duas comunidades rurais, Indaiá e Sarandi, localizadas em Luziânia (GO), levando cursos de capacitação profissional para os agricultores e desenvolvendo ações junto às comunidades agrícolas, com o intuito de melhorar a produção e os trabalhos realizados na região. O Núcleo é multidisciplinar, incluindo a participação de professores das áreas de química, biologia, geografia, história e engenharia. Atualmente, participam cerca de 20 pessoas, entre pesquisadores alunos bolsistas, técnicos e professores.

- Projeto Manejo 
Temos também o cadastro de pesquisa do professor Lucivânio Oliveira: Manejo de Espécies Frutíferas do Cerrado Promovendo a Recuperação de Área Degradada em Comunidades Rurais do Entorno Sul do DF. Dentro deste cadastro, temos dois PIBICs-EM em execução. Sobre eles, o professor Lucivânio conta: “O nosso objetivo é que os agricultores diminuam o desmatamento”. A meta é que a longo prazo os agricultores percebam que um sistema sustentável pode ser melhor para seus negócios. O professor explica que fazer um trabalho consorciado, por exemplo, com plantações de milho, leguminosas e outros tipos associadas ao cultivo de plantas típicas do Cerrado pode evitar problemas como: empobrecimento do solo e secas de nascentes. Fora as possibilidades econômicas de plantas como o Baru (típicas do Cerrado): “O Baru tem um potencial econômico gigantesco, desde a torra da semente até a produção de licor e uso como suplementos”, destaca Lucivânio.

Esses e outros projetos da Instituição podem ser vistos nas páginas eletrônicas de cada câmpus.

 

Diretoria de Comunicação Social/Coordenação de Comunicação Social dos câmpus Luziânia, Aparecida, Valparaíso, Anápolis


Fim do conteúdo da página