EVENTO

Aula Aberta - Literatura e arte indígenas

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 12h22 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 14h17

Data: 29 de junho | Horário: a partir das 13h30 | Local: Câmpus Goiânia

No dia 29 de junho será realizada a aula aberta Literatura e arte indígenas: diálogos para uma educação antirracista. O evento é uma atividade da disciplina Prática como componente curricular VIII da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e será aberto a todos os alunos do Câmpus Goiânia do IFG. A programação iniciará às 13h30 e seguirá no decorrer da tarde. A inscrição será realizada no momento do evento.

A atividade será aberta com apresentação cultural Três cantos nativos dos Índios Krahó, no rol do pátio do Câmpus Goiânia do IFG, sob a regência do professor Vinícius Inácio Carneiro. Às 14 horas, o artista visual indígena José Alecrim ministrará a palestra Uma conversa sobre arte decolonial indígena. Alecrim é indígena da família de origem Kanela, Barra do Corda-MA, e ascendência Krahô e é educador do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte (SEDUC-GO). Possui graduação e pós-graduação em ensino de Artes Visuais e atua na formação de professores, estudantes e produção de materiais didáticos da Rede Estadual de Ensino em projetos de implementação da Lei nº 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

Após a palestra, às 16 horas, a escritora, editora da Nega Lilu, livreira e jornalista Larissa Mundim comandará o bate-papo Teko hypy: a origem do mundo que vai abordar o processo de edição de um livro de autoria indígena. O evento será encerrado com lanche coletivo no pátio do câmpus com o objetivo dos participantes trocarem receitas, memórias e histórias. Para essa atividade, solicita-se que os interessados tragam uma receita para compartilhar com os colegas.

Além das atividades, a aula aberta também vai trazer a exposição Perfis Originários – retratos a lápis de um Brasil ancestral, de José Alecrim. As obras ficarão dispostas no rol, entre a Biblioteca e a Cinemateca do Câmpus, entre os dias 3 e 7 de julho).

Serviço

Aula Aberta - Literatura e arte indígenas: diálogos para uma educação antirracista

Data: 29 de junho

Horário: a partir das 13h30

Local: Câmpus Goiânia

Público-alvo:  alunos do Câmpus Goiânia

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.