Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > SUAP-EDU
Início do conteúdo da página

SUAP-ENSINO

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 17h49 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 15h57

Sobre

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) inicia o processo e implantação do novo sistema acadêmico: o Suap-EDU. Após estudos realizados, a Instituição verificou a necessidade de buscar uma alternativa viável e segura para a gestão acadêmica, que envolve atividades realizadas por professores e estudantes, como preenchimento de diário de classe, matrícula, rematrícula, frequência, cursos, emissão de notas, relatórios e documentos, entre outras atividades inerentes ao ambiente escolar. A medida também leva em consideração características de estabilidade, performance, custo-benefício, entre outros fatores que o novo sistema poderá oferecer à comunidade. O SUAP se mostra como um sistema robusto e  é amplamente utilizado pela Rede Federal. 

 

 

Justificativa

A implantação do SUAP-EDU como Sistema de Gestão Acadêmica do IFG está alinhada com os objetivos organizacionais e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do IFG, se relacionando com os seguintes objetivos da dimensão Instituição e Sociedade:

Necessidade Organizacional 10/PDTI: Desenvolver ações que busquem otimizar os processos

Necessidade Organizacional 14/PDTI: Criar um sistema unificado para o registro das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados pelos estudantes ao longo de sua vida acadêmica, garantindo ao estudante o registro destas atividades no histórico escolar.

Demanda 01/PDTI: Migração do sistema Q-Acadêmico para o SUAP, garantindo a verificação de todos os procedimentos necessários no SUAP para o processo de gestão acadêmica e a integração com os demais sistemas, inclusive a geração de relatórios que são emitidos atualmente pelo VisãoIFG.

 

Principais Benefícios

 

  • Economia para a instituição;
  • Emissão online de documentos (declarações de matrícula, históricos escolares e até diplomas);
  • Registro das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Gerenciamento de eventos acadêmicos como palestras e minicursos, com inscrição, registro de participantes e emissão de certificados online;
  • Formação de grupos de discussão de temas e compartilhamento de arquivos;
  • Solicitação e emissão online da certificação ;
  • Gerenciamento remoto do sistema por parte de gestores;
  • Atendimento às especificidades de todas as modalidades de cursos ofertadas pelo IFG;
  • Acesso de forma mais fácil a dados sobre alunos e cursos, auxiliando os processos de transparência pública.

  

Histórico

 

2019 - Aprovação do PDI como demanda prioritária a Migração do sistema Q-Acadêmico para o SUAP, garantindo a verificação de todos os procedimentos necessários no SUAP para o processo de gestão acadêmica e a integração com os demais sistemas.

2023 - Criação dos Cursos de Especialização em Educação Meio Ambiente e Sustentabilidade e Curso Superior em Tecnologia em Produção Cultural no módudo SUAP-ENSINO como Sistema de Gestão Acadêmica do IFG.

2023 - Migração dos dados acadêmicos do Curso de Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste para o  módudo SUAP-ENSINO como Sistema De Gestão Acadêmica do IFG.

2024 - Migração dos dados acadêmicos de todos os cursos regulares dos Câmpus Goiãnia- Oeste, Senador Canedo, Cidade de Goiás, Uruaçu, Aparecida de Goiânia, Luziânia e Formosa para o  módudo SUAP-ENSINO como Sistema de Gestão Acadêmica do IFG.

2025 - Migração dos dados acadêmicos de todos os cursos regulares dos Câmpus Goiãnia, Jataí, Inhumas, Águas Lindas, Valparaíso, Itumbiara e Anápolis para o  módudo SUAP-ENSINO como Sistema de Gestão Acadêmica do IFG.

 

Documentos

Documentos relacionados ao projeto:

  • PORTARIA Nº 1010, DE 24 DE ABRIL DE 2023 - Altera a Portaria nº 1804 - REITORIA/IFG, de 08 de julho de 2022, que designou os servidores para comporem Comissão responsável pela Elaboração do Planejamento Estratégico para migração do sistema de gestão acadêmica Q-Acadêmico para o SUAP
  • PDTI IFG 2019-2023 -  Plano Diretor de Tecnologia da Informação

 

Perguntas Frequentes

 

O que é o SUAP-ENSINO?

 

O que vai mudar?

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página