Gestão

Semana de Planejamento e Formação Continuada prepara servidores para início do ano letivo

  • Imprimir
Publicado: Quinta, 12 de Fevereiro de 2026, 15h33 | Última atualização em Sexta, 13 de Fevereiro de 2026, 15h36

Docentes e técnicos administrativos se reúnem para discutir gestão e questões acadêmicas, além de participarem de atividades formativas

Comissão Central Provisória do 3º Congresso Institucional do IFG esteve presente na abertura da semana de planejamento
Comissão Central Provisória do 3º Congresso Institucional do IFG esteve presente na abertura da semana de planejamento

Foi realizada de 4 a 7 de fevereiro, a Semana de Planejamento e Formação Continuada do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG), com uma série de atividades para traçar diretrizes pedagógicas e ações a serem implantadas no câmpus no ano letivo que se inicia.

O encontro, que ocorre a cada semestre, reuniu professores e técnicos administrativos para discutir questões administrativas institucionais, legislação e normativos, organização de plano de trabalho docente, projetos de ensino, trabalhos das comissões, dentre outros assuntos.

A programação teve início na manhã de quarta-feira (4/2), com abertura e informes do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA). Na sequência, foi realizada reunião ampliada da Direção-Geral, que recebeu a equipe da Comissão Central Provisória do 3º Congresso Institucional do IFG.

Estiveram presentes o pró-reitor de Extensão Reinaldo de Lima, representando o Colégio de Dirigentes, e a equipe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Frederico Caetano e Priscylla Dietz. A comissão apresentou a metodologia e as etapas do 3º Congresso Institucional, convidando toda a comunidade acadêmica a participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e da revisão do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) para o período de 2027/2031.

 

Palestra “Estratégias para a permanência e êxito nos Institutos Federais”, com a especialista da Rede APE e pedagoga do IFF prof.ª Heise Cristine Aires Arêas, e mediação da assistente social da CAE do câmpus Marcíria Castellani.
Palestra “Estratégias para a permanência e êxito nos Institutos Federais”, com a especialista da Rede APE e pedagoga do IFF prof.ª Heise Cristine Aires, e mediação da assistente social da CAE do câmpus Marcíria Castellani

 

A programação prosseguiu no período da tarde com a palestra “Estratégias para a permanência e êxito nos Institutos Federais”, com a especialista da Rede APE e pedagoga do Instituto Federal Fluminense (IFF) prof.ª Heise Cristine Aires Arêas, e mediação da assistente social da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do câmpus Marcíria Castellani.

Já na quinta-feira (5/2), às 9h15, foi realizada a palestra “Ações da Comissão Local do Currículo Integrado (CLCI) na reformulação curricular”, com a coordenadora da CLCI prof.ª Alice de Barros Gabriel.

Na sequência, às 10h, ocorreu a palestra e oficina “Educação inclusiva e adaptação curricular”, com a pedagoga e professora da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF) Janaína de Melo Nogueira, e mediações da coordenadora acadêmica Guiomar de Maria Lobato e da coordenadora do NAPNE Ivani Bispo dos Santos.

No período da tarde, às 14h, foi realizado o workshop “Aspectos macros da saúde mental e da intervenção em crise no contexto escolar”, com a psicóloga escolar do Instituto Federal de Brasília (IFB) Lorena Silva Costa, e mediação da professora do câmpus Thatiane Marques Torquato.

 

Oficina “Educação inclusiva e adaptação curricular”, com a pedagoga e professora da rede pública de ensino do Distrito Federal DF Janaína de Melo Nogueira, e mediações da coordenadora acadêmica Guiomar de Maria Lobato e da coordenadora do NAPNE Ivani Bispo dos Santos
Oficina “Educação inclusiva e adaptação curricular”, com a pedagoga e professora da rede pública do DF Janaína Nogueira, e mediações da coordenadora acadêmica Guiomar Lobato e da coordenadora do NAPNE Ivani Bispo 

 

No terceiro dia de programação, as reuniões de planejamento dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, modalidade EJA e graduação ocorreram de forma online.

O professor Paulo destaca que a coordenação acadêmica do departamento de Áreas Acadêmicas coletou sugestões de temas pertinentes via formulário eletrônico em dezembro do ano passado e que, com base nos dados coletados, buscaram profissionais das áreas indicadas para compartilharem os conhecimentos com a comunidade acadêmica.

"Organizamos uma programação de formação continuada, trazendo temas pertinentes às nossas necessidades atuais, bem como para conhecermos outras possibilidades que aprimorem o nosso trabalho pedagógico", declara o professor Paulo Alves.

A missão dos institutos federais enquanto Instituição educativa e formativa, a sua relação com o território, além da adaptação curricular na educação inclusiva e de aspectos da saúde mental no ambiente escolar foram assuntos abordados durante a semana. "A percepção dos participantes é de que pudemos discutir questões pertinentes ao nosso contexto e que todos os temas tratados impactam diretamente o nosso planejamento e os nossos processos cotidiano", finaliza Paulo.

 

 

 Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas