Semana de Planejamento e Formação Continuada prepara servidores para início do ano letivo
Docentes e técnicos administrativos se reúnem para discutir gestão e questões acadêmicas, além de participarem de atividades formativas
Foi realizada de 4 a 7 de fevereiro, a Semana de Planejamento e Formação Continuada do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG), com uma série de atividades para traçar diretrizes pedagógicas e ações a serem implantadas no câmpus no ano letivo que se inicia.
O encontro, que ocorre a cada semestre, reuniu professores e técnicos administrativos para discutir questões administrativas institucionais, legislação e normativos, organização de plano de trabalho docente, projetos de ensino, trabalhos das comissões, dentre outros assuntos.
A programação teve início na manhã de quarta-feira (4/2), com abertura e informes do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA). Na sequência, foi realizada reunião ampliada da Direção-Geral, que recebeu a equipe da Comissão Central Provisória do 3º Congresso Institucional do IFG.
Estiveram presentes o pró-reitor de Extensão Reinaldo de Lima, representando o Colégio de Dirigentes, e a equipe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Frederico Caetano e Priscylla Dietz. A comissão apresentou a metodologia e as etapas do 3º Congresso Institucional, convidando toda a comunidade acadêmica a participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e da revisão do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) para o período de 2027/2031.
A programação prosseguiu no período da tarde com a palestra “Estratégias para a permanência e êxito nos Institutos Federais”, com a especialista da Rede APE e pedagoga do Instituto Federal Fluminense (IFF) prof.ª Heise Cristine Aires Arêas, e mediação da assistente social da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do câmpus Marcíria Castellani.
Já na quinta-feira (5/2), às 9h15, foi realizada a palestra “Ações da Comissão Local do Currículo Integrado (CLCI) na reformulação curricular”, com a coordenadora da CLCI prof.ª Alice de Barros Gabriel.
Na sequência, às 10h, ocorreu a palestra e oficina “Educação inclusiva e adaptação curricular”, com a pedagoga e professora da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF) Janaína de Melo Nogueira, e mediações da coordenadora acadêmica Guiomar de Maria Lobato e da coordenadora do NAPNE Ivani Bispo dos Santos.
No período da tarde, às 14h, foi realizado o workshop “Aspectos macros da saúde mental e da intervenção em crise no contexto escolar”, com a psicóloga escolar do Instituto Federal de Brasília (IFB) Lorena Silva Costa, e mediação da professora do câmpus Thatiane Marques Torquato.

No terceiro dia de programação, as reuniões de planejamento dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, modalidade EJA e graduação ocorreram de forma online.
O professor Paulo destaca que a coordenação acadêmica do departamento de Áreas Acadêmicas coletou sugestões de temas pertinentes via formulário eletrônico em dezembro do ano passado e que, com base nos dados coletados, buscaram profissionais das áreas indicadas para compartilharem os conhecimentos com a comunidade acadêmica.
"Organizamos uma programação de formação continuada, trazendo temas pertinentes às nossas necessidades atuais, bem como para conhecermos outras possibilidades que aprimorem o nosso trabalho pedagógico", declara o professor Paulo Alves.
A missão dos institutos federais enquanto Instituição educativa e formativa, a sua relação com o território, além da adaptação curricular na educação inclusiva e de aspectos da saúde mental no ambiente escolar foram assuntos abordados durante a semana. "A percepção dos participantes é de que pudemos discutir questões pertinentes ao nosso contexto e que todos os temas tratados impactam diretamente o nosso planejamento e os nossos processos cotidiano", finaliza Paulo.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas


Redes Sociais