Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG assina protocolos de intenções com instituições portuguesas
Início do conteúdo da página
Gestão

IFG assina protocolos de intenções com instituições portuguesas

Foram assinados três protocolos para cooperação técnica, mobilidade acadêmica e realização conjunta de programas estudantis

Protocolos de intenções são estabelecidos com 3 instituições portuguesas
Protocolos de intenções são estabelecidos com 3 instituições portuguesas

 

Em viagem realizada para Portugal, a fim de participar da reunião de gestão do projeto Erasmus+ Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Orientend Network), do qual o Instituto Federal de Goiás é parceiro, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, assinou protocolo de intenções com três instituições portuguesas. Esses protocolos objetivam, entre outros assuntos, o estímulo de pesquisas, cooperações técnicas e mobilidade entre a comunidade acadêmica do IFG e as instituições portuguesas envolvidas.

 

Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)

O primeiro desses protocolos foi assinado com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O objetivo do acordo é o estabelecimento de convênios de cooperação técnica e de mobilidade entre o IFG e a instituição portuguesa, por meio de planos concretos de intervenção no desenvolvimento de atividades de ciência e tecnologia e de formação em domínios relacionados à engenharia civil, como edificações, transportes, saneamento, patrimônio histórico, geotecnia, materiais, barragens e qualidade de laboratórios.

Assinaram o convênio o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva e o presidente do LNEC, o engenheiro Carlos Alberto de Brito Pina. Participou da assinatura do protocolo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, professor Paulo Francinete da Silva Junior.

 

Instituto Politécnico de Santarém (IPS)

O segundo protocolo assinado em Portugal, estabelecido com o Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo estimular a investigação conjunta de interesse comum e colaborar mutuamente para o desenvolvimento da docência nas áreas em que as duas instituições estejam interessadas. Além disso, o acordo prevê como objetivo a parceria voltada à promoção e à facilidade de mobilidade de docentes e pesquisadores e, também, ao fortalecimento da mobilidade dos estudantes. ​

Na ocasião, assinaram o convênio o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva e o vice-presidente do IPS, professor João Miguel Raimundo Peres Moutão. Participaram da assinatura do protocolo Fabrícia Pereira, do Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional do IP Santarém; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete da Silva Junior.​

 

Instituto Politécnico de Viseu (IPV)

Estabelecido com o Instituto Politécnico de Viseu, o terceiro protocolo firmado em Portugal tem como objetivo a definição e a realização de programas conjuntos de investigação, desenvolvimento tecnológico e intercâmbio de docentes e discentes, bem como a publicação conjunta de trabalhos científicos em periódicos. O acordo prevê também a organização de eventos científicos em conjunto e o fortalecimento da produção editorial de ambas as instituições.

Assinaram o convênio o professor Jerônimo Rodrigues da Silva e o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Monney Paiva. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, professor Paulo Francinete da Silva Junior, também participou da assinatura.

 

Reunião do Lapassion

A reunião de gestão do Projeto Lapassion foi realizada entre os dias 17 e 22 de junho, na cidade de Porto, em Portugal. Do IFG, participaram o reitor, professor Jerônimo Rodrigues, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Paulo Francinete. Nesse período, foram realizadas reuniões entre as coordenações do projeto na Europa (Instituto Politécnico do Porto) e na América Latina (IFG). Esses encontros tiveram como objetivo, entre outras pautas, a discussão de aspectos relacionados à gestão e ao desenvolvimento dos projetos de 2019, além da análise da calendarização de atividades e do desenvolvimento de outras questões relacionadas ao Lapassion.

 

Clique aqui e veja algumas notícias relacionadas ao Projeto Lapassion no IFG.

Saiba mais sobre o Lapassion.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página