Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Plataforma IFG em Dados está disponível para a comunidade
Tecnologia da Informação

Plataforma IFG em Dados está disponível para a comunidade

Com a plataforma que foi lançada em uma live nesta terça-feira, o público pode conferir dados sobre os serviços prestados pela Instituição em tempo real

Plataforma foi lançada nesta terça-feira, dia 31 de maio

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos e da Diretoria de Tecnologia da Informação, lançou nesta terça-feira, 31, a plataforma IFG em Dados. O lançamento ocorreu em uma live, transmitida pelo perfil do IFG no YouTube, na qual a ferramenta foi apresentada à comunidade interna e externa. A plataforma que traz informações sobre os serviços prestados pela Instituição em várias instâncias pode ser acessada no endereço: https://ifg.edu.br/ifg-em-dados.

Participaram da live de lançamento o diretor executivo do IFG, professor José Carlos Barros Silva; o diretor de tecnologia da informação, Leandro Alexandre Freitas; o coordenador de desenvolvimento de sistemas, André Luiz de Jesus Gonçalves; e o analista de tecnologia da informação, Wanderson da Silva. Participaram também os intérpretes de Libras: Beatriz Queluz, Marcelo Bessa; Luna Constantino; e Eglaia Nunes.

IFG em Dados

A plataforma IFG em Dados foi desenvolvida pela DTI com o objetivo de melhorar os serviços da Instituição, conforme previsto no Plano de Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do IFG. Por meio da ferramenta, é possível acessar um painel de indicadores, para a análise geral dos dados institucionais; desenvolver sistema para elaboração de relatórios dinâmicos e utilizar a tecnologia para identificar padrões de dados, estabelecer métricas e diagnosticar problemas.

Como destacou o diretor executivo do IFG, professor José Carlos Barros, a plataforma, além de proporcionar transparência para a comunidade interna e externa, é essencial para a tomada de decisões dos gestores da Instituição. O diretor também chamou atenção para o fato de o IFG em Dados ser de suma importância tanto para o controle interno como para o controle externo, o que contribui muito para a melhoria da Instituição.

Segundo o diretor de TI do IFG, Leandro Freitas, a plataforma permite que informações gerais sejam acessadas tanto pelo público interno, quanto pelo externo. Como destacou o docente, “essas informações publicizadas para toda a sociedade permite que ela também observe o que está acontecendo em tempo real na Instituição”. O docente ainda reiterou: “a plataforma vai dar suporte às decisões internas dos gestores do IFG. Todas essas informações estão dispostas em tempo real para todos os públicos, sendo atualizadas diariamente”.

O analista Wanderson Marques destacou que, pelo endereço https://ifg.edu.br/ifg-em-dados, o público tem acesso aos principais dados referentes à Instituição: “nessa página, temos o quantitativo de unidades, de cursos, de alunos com matrículas ativas e o dado de docentes, entre outros”. Segundo o servidor, “a plataforma é totalmente interativa. Ao passar o mouse, já podemos ter acesso às informações e, ao clicar, temos acesso ao detalhamento”. Na página, o usuário também poderá acessar links importantes referentes ao IFG.

Wanderson também ressaltou que, para aqueles que tiverem interesse, a nota técnica referente à plataforma está disponível para o público. Nela, podem ser encontradas informações sobre o processo metodológico utilizado para a construção da ferramenta.

Expansão da Plataforma

Por ser uma plataforma modularizada, que pode se expandir, agregando novos indicadores e gráficos, a partir das necessidades de cada setor, o IFG em Dados pode ser expandido. Assim, segundo Wanderson, “a partir do lançamento, serão adicionados mais dados à plataforma. Este é um primeiro passo. Foi feito um trabalho arquitetural, de modo que agora podemos expandir os dados já colocados”.

Como destacou o diretor de TI do IFG, agora todo feedback é bem-vindo: “a partir desse retorno, é que poderemos melhorar a plataforma”. De acordo com o diretor executivo do IFG, “agora o objetivo é que a comunidade explore a ferramenta, para que possamos melhorá-la ainda mais”.

Dúvidas ou sugestões de melhoria a respeito da plataforma devem ser encaminhadas por e-mail para o endereço dti@ifg.edu.br .

Acesse o IFG em Dados: https://ifg.edu.br/ifg-em-dados

Confira a livehttps://youtu.be/1_sb_krLZrs

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.