Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG inicia II Comboio - mostra de ações culturais e artísticas do Câmpus Aparecida de Goiânia e região
Início do conteúdo da página
Comboio

IFG inicia II Comboio - mostra de ações culturais e artísticas do Câmpus Aparecida de Goiânia e região

A primeira etapa do evento teve início nesta quinta-feira, 22 de setembro, e prossegue até sábado, em programação que tem outras duas etapas, com atividades até o mês de outubro

A atividade "Combanho" marcou a abertura do Comboio com muita animação em um grande escorregador de lona
A atividade "Combanho" marcou a abertura do Comboio com muita animação em um grande escorregador de lona

A segunda edição do Comboio - mostra de ações culturais e artísticas do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia foi lançada na tarde desta quinta-feira, dia 22 de setembro, com muita animação e troca de saberes e fazeres artísticos entre estudantes do IFG e artistas da região. A chuva rápida que marcou a chegada da primavera em Aparecida de Goiânia garantiu uma tarde de clima ameno aos participantes do evento, que, após o lançamento festivo e a abertura oficial, deu início a oficinas de turbante, parkour, slackline e rapel. A programação desta primeira etapa do evento prossegue até sábado, dia 25. Outras duas etapas estão previstas para a próxima semana e para o mês de outubro. O Comboio, que conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, tem objetivo fortalecer a cena cultural de Aparecida de Goiânia e de aproximar o diálogo entre diferentes linguagens artísticas, projetos e fazedores de arte de Aparecida de Goiânia.

Os participantes foram chegando no meio da tarde, sob o convidativo ambiente de alegria que tomou conta do câmpus com a atividade “Combanho”, que incluiu um grande escorregador de lona, brincadeiras em piscinas plásticas, bolinhas de sabão e picolés. Reunido no gramado do câmpus, o público presente acompanhou em seguida a abertura oficial, quando a coordenadora do curso de Licenciatura em Dança e coordenadora do Comboio, professora Luciana Gomes Ribeiro, falou do evento e anunciou a abertura das atividades. É também coordenadora do projeto Comboio, a professora Rousejanny Ferreira da Silva.

 

Compartilhando saberes e cultura

Luciana falou da felicidade de poder realizar um evento que oportuniza a construção de uma ponte entre a comunidade acadêmica do IFG Aparecida de Goiânia, a população e artistas da região. Ela fez um agradecimento à equipe que possibilitou a realização do evento, que “compartilha o que é produzido aqui e o que é produzido na cidade”, disse. A coordenadora do Comboio apresentou ao público os palhaços Cauê Marques e Luis Rick, da Cia Corpo na Contramão, que animaram as brincadeiras com água e sabão, e os oficineiros do Comboio: Saturnina da Costa (oficina de turbante), João e equipe da Academia Fly Parkour (oficina de parkour) e Wanderson e equipe Monstros do Lago (oficinas de slackline e rapel). Luciana Gomes Ribeiro também apresentou os grafiteiros Dmic Sulmemo, Tchella e Kaly, que vão produzir painéis em diferentes ambientes do câmpus a partir desta sexta-feira, trabalho que poderá ser acompanhado pelas pessoas interessadas.

A abertura oficial contou também com as presenças da coordenadora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão do IFG, Flávia de Almeida Pinheiro, que esteve representando o pró-reitor Willian Batista dos Santos; o diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, Eduardo de Carvalho Rezende; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Gláucia Rosalina Machado Vieira; e a gerente de Administração, Raíssa Regis da Silva. A professora Flávia Pinheiro manifestou sentir-se honrada em poder representar a Proex em um evento que ela destacou ser de grande importância para a área cultural e para o IFG. O diretor-geral, professor Eduardo de Carvalho Rezende, parabenizou a professora Luciana e a equipe organizadora do Comboio pela concretização de um projeto que ele disse ser de grande relevância para o câmpus. “Além de divulgar a cultura local, este trabalho tira os estudantes do ambiente entre quatro paredes”, falou Eduardo, destacando o valor da formação integral aos estudantes. A titular da Gepex, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, cumprimentou os organizadores do Comboio por promover o contato e a troca de vivências entre as pessoas e desejou sucesso ao evento.

 

Oficinas

Antes de dar início às oficinas aos estudantes inscritos, os ministrantes também falaram um pouco de seu trabalho ao público presente à abertura do Comboio. Saturnina da Costa, que é natural do país africano Guiné-Bissau, explicou que seu trabalho com turbantes e com a moda tem sempre em foco o empoderamento e a autonomia das mulheres. Ela desenvolve ações semelhantes também com grupos de mulheres com câncer e com síndrome de down. Na oficina de turbantes, além de ensinar diferentes formas de uso do acessório, ela falou da história do turbante e de sua relação com a cultura de seu país natal.

João Júnior, da Academia Fly Parkour, destacou o crescimento que a modalidade esportiva tem tido nos últimos anos e anunciou a proposta de trabalhar com segurança no IFG Aparecida os movimentos básicos dos treinamentos. Os integrantes da equipe Monstros do Lago, que estão ministrando a oficina de slackline e rapel, comentaram também o seu trabalho e falaram do empenho que acreditavam poder receber dos participantes. Todos os oficineiros agradeceram o convite para participar do Comboio no IFG Aparecida.

 

Programação

A primeira etapa do Comboio segue nesta sexta-feira, 23 de setembro, das 17 às 19 horas, e no sábado pela manhã, das 9 às 11 horas, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. A segunda etapa será na próxima semana, nos dias 29 e 30 de setembro, das 19 às 22 horas, e no sábado, das 9 horas ao meio-dia, no câmpus e nas ruas de Aparecida de Goiânia, com a vivência “Corpo e Cidade”, a ser ministrada pela professora Luciana Lara, do Distrito Federal.

A variedade da programação do evento artístico segue na terceira etapa, com uma mostra artística, oficinas e vivências nos dias 20 e 21 de outubro, das 17 às 22 horas, e no dia 22 de outubro, das 10 às 13 horas, com uma galinhada de encerramento. Nessa etapa, haverá apresentações de trabalhos de alunos do câmpus, entre eles o grupo de dança Corpo Composto, e do grupo Imperadores da Dança, que é do Rio de Janeiro. Também serão oferecidas vivência artística com os dois grupos, oficinas de mixagem e de passinho, batalhas de hip-hop, vogue e rap, além de encontro de tambores. 

 

Confira o Álbum de Fotos do dia de abertura do Comboio

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página