Triêro abre nesta quinta-feira, 14, a primeira exposição de acervo próprio no IFG Aparecida
A exposição “Traços e Trânsitos de danças de rua e quadrilhas juninas em Aparecida de Goiânia” traz os primeiros resultados de pesquisa na área e o acervo, que é aberto para receber novos materiais
O Triêro - Centro de Pesquisa e Documentação em Dança do Instituto Federal de Goiás (IFG) abre nesta quinta-feira, 14 de setembro, a sua primeira exposição de acervo próprio, intitulada “Traços e Trânsitos de danças de rua e quadrilhas juninas em Aparecida de Goiânia”. O trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo que traz imagens em fotos, vídeos e depoimentos em texto relatando como essas danças são produzidas, considerando aspectos muito específicos de estilos de dança de rua e a forma como as famílias de quadrilha foram se organizando, por exemplo.
A coordenadora do Triêro, professora Luciana Ribeiro, explica que os materiais a serem expostos referem-se a quatro meses de pesquisa, tempo que ela destaca ser muito curto para um acervo na amplitude a que se propõe, mas que representa as importantes referências do estudo, que não é conclusivo. Ela convida a comunidade de Aparecida de Goiânia a continuar contribuindo com o Centro de Pesquisa e Documentação em Dança, “trazendo novas informações, novos acervos, para abrir as pesquisas e não pra fechar”, afirma.
Luciana destaca que a exposição “Traços e Trânsitos de danças de rua e quadrilhas juninas em Aparecida de Goiânia” mostra que as pessoas que iniciaram as danças de rua e as quadrilhas na cidade têm um trânsito muito forte com a capital, mas que já há um cenário próprio de Aparecida de Goiânia nesses dois estilos de dança.
A exposição é itinerante e, após o período de permanência no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, vai para a Faculdade de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e para o Aparecida Shopping.
Exposição “Traços e Trânsitos de danças de rua e quadrilhas juninas em Aparecida de Goiânia”
Abertura:
14 de setembro - quinta-feira
19 horas
Hall do Bloco A - IFG/Câmpus Aparecida de Goiânia
(Av. Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira, Qd 1, Lt 1A, Parque Itatiaia, Aparecida de Goiânia)
Períodos e locais da exposição:
- 14 a 28 de setembro de 2023
Câmpus Aparecida de Goiânia/IFG - Hall do Bloco A
- 04 a 18 de outubro de 2023
Faculdade de Dança/UFG - Sala de Dança 3
- 23 de outubro a 06 de novembro de 2023
Aparecida Shopping

Protagonismo
O Triêro - Centro de Pesquisa e Documentação em Dança do IFG é o primeiro do estado nessa área. Lançado em março de 2013, com a exposição “Masculinidades na dança, inventividade e fricção na década de 1980 em Goiânia”, que foi cedida ao Triêro pelos organizadores da exposição “Olhares pra Dança”, o Triêro tem realizado reuniões, oficinas e pesquisas na área da Dança. Instalado no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, o espaço abriga documentos e registros em textos, imagens, áudio e vídeo importantes para a história e memória da dança na região metropolitana de Goiânia. O Triêro recebe doações de materiais que representem esses registros e memórias, para um constante aprofundamento do trabalho de pesquisa.
A estrutura atende ao interesse de docentes, discentes e pesquisadores no campo artístico da dança ou de temas que façam intersecção com a arte. O Triêro – Centro de pesquisa e documentação em dança é um projeto realizado em parceria da Fundação de Apoio a Pesquisa – FUNAPE e o Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia e foi contemplado pelo edital de fomento à dança 2017 do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Notícias (Aluno)
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 20 e 23 de outubro
14/10/2025 10h58
Reitora do IFG é reconduzida ao cargo para novo mandato
08/10/2025 12h23
Comunicados (Aluno)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04


Redes Sociais