Segundo dia do Festival de Artes do IFG ocupa diversos palcos na Cidade de Goiás
Teatro, dança, música e exposições foram realizados em vários espaços, movimentando a cidade
Com uma programação repleta de atrações que buscam ocupar vários cenários da Cidade de Goiás, o segundo dia do XVI Festival de Artes do Instituto Federal de Goiás foi marcado por várias exposições itinerantes, apresentações de arte, dança, teatro e música. Durante todo o dia, o público teve a possibilidade de conferir diversas atrações nos espaços da cidade.
Uma das exposições foi realizada no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado. Nela, Maria da Cruz Cardoso apresentou uma mostra de seu trabalho que traz em estandartes artesanais um pouco do sincretismo religioso brasileiro. Segundo Maria da Cruz, a criação dos estandartes surgiu como uma atividade depois que ela, professora da educação infantil, se aposentou: “começou com um trabalho que fiz para minha família e de repente foi crescendo e hoje recebo encomendas do Brasil inteiro”. Participando pela primeira vez do Festival de Artes, Maria falou da importância de poder expor o seu trabalho em um evento como o do IFG: “essa oportunidade é muito importante para que as pessoas possam conhecer aquilo que fazemos. Essa divulgação é essencial”.
Maria da Cruz apresenta seu trabalho no Festival de Artes
Durante a manhã, também foi realizada uma mostra de audiovisual no Cine Teatro São Joaquim. Nela, foram apresentadas as obras: “Chuva”, de Antônio Fabrício; “Água Viva”, de Eva Santoro; “Cerrateou”, de Henrique Hernandes; “Quando as pupilas se dilatam?”, de Pivot; “Bico da morte”, de Bruno S. Lacerda; “Buraco Vazio”, de O. Juliano Gomez; “Borboleta”, da Bromo Produções; “Tumpá: ve(r)...ouvi(r)...senti(r)...”, de Jacqueline Ferreira Dourado / Tumpá Duo.
Em outros espaços, como o SESC Vila Boa, outras exposições também ocorreram na quarta-feira e iriam ocorrer também na quinta-feira. Além disso, ao longo da cidade foram montadas exposições de fotografia e instalações artísticas como a “O suscitador "fala que eu te escuto"!”, de Pedro Diniz, montada no Câmpus Cidade de Goiás.
Dança e Teatro
No Palco do Cine Teatro São Joaquim, durante o período da tarde, foi realizada uma apresentação intitulada “Livrodança”, com o grupo Corpo Composto, do Câmpus Aparecida de Goiânia. Em outro canto da cidade, no Espaço Cultural Vila Esperança, foi apresentada uma versão do Bumba-Meu-Boi protagonizada por crianças, além de outras atrações no Circo Cinema Rosinha do Brejo. No Cine Teatro São Joaquim, no final do dia, também foram apresentados dois espetáculos: “Experimento 360: Espetáculo solo Saracura do Brejo” e “Patativa”, com o Grupo de Teatro INAI.

Espetáculo "Patativa" é encenado durante o Festival de Artes
No caso do espetáculo “Patativa”, a apresentação se configurou, segundo seus realizadores, “como um drama semificcional audiodescritivo”. O texto é fruto de uma escrita que parte das poesias de Patativa do Assaré e das percepções da atriz Fátima Eugênio, que é deficiente visual, transcritas pelo diretor Thiago Santana. Ainda segundo o grupo de teatro INAI, trata-se de “um encontro entre a escrita dramática com audiodescrição integrada”.
Música
Uma das apresentações realizadas que chamou bastante atenção na tarde deste segundo dia do Festival foi realizada na Igreja do Rosário. Discentes dos cursos técnicos do Câmpus Goiânia Oeste participaram de uma apresentação conduzida pelo professor Alessandro da Costa, intitulada “Arranjos de músicas brasileiras para coral”. O coral encantou todos os presentes com a apresentação de algumas músicas populares, como Mulher Rendeira e Caicó. Segundo o docente Alessandro, o grupo de alunos começou a cantar recentemente por meio de um projeto de ensino desenvolvido no Câmpus Goiânia Oeste. Os alunos também se apresentaram recentemente na solenidade de retomada das obras da unidade.
“Samba, Cidade e Sociedade” encerra a segunda noite do Festival de Artes, na praça do Mercado Municipal
Por fim, encerrando o segundo dia do Festival, foi realizada no Palco do Mercado Municipal uma roda de samba com o grupo “Samba, Cidade e Sociedade”, além de uma apresentação intitulada “Performance musical que transita entre a terra e o asfalto com Sé da Rua”.
Programação e Inscrições
O Festival continua nesta quinta-feira com uma programação repleta de atrações que pode ser conferida no perfil do evento no Instagram: @festivaldeartesdegoiasifg
As inscrições para as atividades podem ser feitas por meio do link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/062229a0-2ffa-49f4-b74f-a2982f9c4704/inscricao
Confira fotos do segundo dia do Festival e outras do evento no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=IFG.oficial&set=a.698496595650127
Diretoria de Comunicação Social / Reitoria
Notícias (Aluno)
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 20 e 23 de outubro
14/10/2025 10h58
Reitora do IFG é reconduzida ao cargo para novo mandato
08/10/2025 12h23
Comunicados (Aluno)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04


Redes Sociais