Cinema

Amanhã, dia 22, terá exibição de “Terra e Luz”, às 18h, no FICA

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 10h38 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 11h36

O filme, escrito e dirigido pelo professor Renné França, foi todo produzido nas paisagens da Cidade de Goiás e da região do Araguaia

Pedro Otto, personagem principal do filme e estudante do Bacharelado em Cinema

“Terra e Luz”, executado de maneira colaborativa por professores e estudantes do Bacharelado em Cinema do IFG, será exibido amanhã, dia 22, dentro da Mostra Competitiva do Festival Internacional de Cinema - FICA, a partir das 18h, em sessões simultâneas no Teatro São Joaquim e no Cine Cora Coralina, na UEG. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.

A exibição no FICA amanhã ocorre depois de uma trajetória de êxito em outros festivais. Lançado em Janeiro no Festival de Cinema de Tirandentes-MG com sucesso de críticas, o filme também participou de duas mostras em Goiânia: Bis (Bienal Internacional do Cinema Sonoro), no Cine Ritiz, e “O Amor, a Morte e as Paixões”, nos Cinemas Lumiére, com sessões lotadas. “Terra e Luz” ganhou o prêmio de melhor filme no maior Festival da América Latina de cinema fantástico, o Fantaspoa, na 13ª edição realizada no início deste mês. Entretanto, a exibição em Goiás é especial por ser, como lembrou Renné França em entrevista concedida hoje à rádio Vila Boa FM, “o retorno do filme para a terra dele, por ter sido pensado e rodado aqui”.

O cenário, diferente de outros filmes gravados na Cidade de Goiás, não é o centro histórico mas sim as paisagens naturais como o Rio Vermelho, Sota no Bacalhau, Cachoeira das Andorinhas, Arraial do Ferreiro, Vila Esperança, Serra Dourada e também o rio Araguaia, em Aruanã. Renné ressaltou que a exibição de hoje também é uma oportunidade de mostrar esse lugar aos seus moradores por uma nova perspectiva: “não é uma Goiás do centro histórico, do patrimônio, mas do cerrado, nosso foco é essa natureza e a necessidade de conexão do homem com ela. A metáfora dos vampiros, usada no filme, procura passar uma mensagem, pois eles estão fazendo com os humanos no filme, aquilo que os humanos já fizeram com a natureza, é como se fosse um recado para os dias de hoje também”.

Na entrevista Renné ainda falou como foi produzir um filme sem nenhum financiamento, apenas com a participação e colaboração de outros professores e o envolvimento dos estudantes do Bacharelado em Cinema. “Falei com o Carlos Cipriano que convidou outros professores, e alguns estudantes demonstraram o interesse em participar, usamos a câmera do Núcleo de Produção Digital do IFG, ninguém recebeu cachê, os custos foram mínimos e o filme está chamando a atenção, recebendo elogios por onde passa”. Também lembrou da construção da ideia inicial do roteiro que surgiu durante uma viagem no trajeto de Goiânia para Goiás, e da temática ambiental que foi o que habilitou o filme para a Mostra Competitiva do FICA. “Existe uma crítica ao modo predatório de ocupação da natureza, apesar de o filme se passar no futuro, é uma alegoria dos tempos de hoje, as paisagens no cerrado após as queimadas, os rios secos, passa uma ideia de desolação”.

Hoje, às 11h no Teatro São Joaquim, dentro da programação oficial do FICA, o professor Renné França e a professora Marcela Borela também participam contando suas experiências de produções de filmes no Fórum de Cinema, com o tema: "Desafio da produção audiovisual em Goiás".

Sinopse do filme

Em um futuro pós-apocalíptico, não muito distante dos dias de hoje, os seres humanos vagam em busca de sobrevivência. Terra e Luz é a história de um homem que tem a chance de se re-humanizar após o fim do mundo que conhecemos

Elenco

Pedro Otto: Estreando como ator em Terra e Luz já com o desafio de ser protagonista, Pedro é diretor do curta “Cabocla” e aluno do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG.

Marcelo Jungmann: professor de Filosofia do campus Cidade de Goiás do Instituto Federal de Goiás, Marcelo estreia como ator em Terra e Luz.

Rafael Freire: ator de teatro e aluno do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto Federal de Goiás, Rafael é também diretor do curta “Tive Fome, Colhi Sede”.

Maya dos Anjos: Tinha 8 anos quando o filme foi realizado e faz sua estreia como atriz em Terra e Luz. É filha de um professor de História do Campus Cidade de Goiás do IFG.

Diretor e roteirista

Renné França, 35 anos, roteirista e diretor do filme, é pós-doutor em Comunicação Social e professor de teoria e história do cinema no curso de Cinema do Instituto Federal de Goiás. O curso começou em 2015 e ainda não formou sua primeira turma. Critico de cinema do site Pílula Pop, Renné até então era um teórico que jamais havia pisado num set de filmagem.

O longa Terra e Luz foi realizado com o trabalho voluntário de alunos e professores do curso de Cinema, como o professor Guile Martins, responsável pela edição das imagens e a mixagem do som, premiado pelo filme Branco Sai, Preto Fica.

Assista aqui o Trailer especial para o FICA

Veja a Página no Facebook do filme

Comunicação Social câmpus Cidade de Goiás com informações da assessoria de comunicação do filme