Dia C da Ciência será comemorado com a temática da Astronomia

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 10h03 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 11h38

A ações também integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O dia 25, próxima quarta-feira, será de muitas atividades em todas as instituições de ensino do país em nome do desenvolvimento da Ciência. No IFG câmpus Cidade de Goiás, haverá ações especiais, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com o Clube de Astronomia Cecília Payne, evolvendo a temática da astronomia na Praça do Chafariz a partir das 14h. A programação inclui planetário móvel; observação de objetos astronômico com telescópios na Praça do Chafariz; exibição de vídeos explicativos relacionados à astronomia e astrofísica; apresentação de maquetes e experimentos; palestras sobre o movimento dos astros e dos objetos observados; exposição de fotografias astronômicas. As atividades serão gratuitas e abertas a toda comunidade.

O projeto possui um caráter de divulgação científica, não exige pré-requisito e se propõe a apresentar para a população os avanços e conhecimentos científicos relacionados a astronomia com o objetivo de despertar o interesse por uma formação cultural científica.“O planetário móvel oferecerá seções em diversos horários, apresentando a configuração e as órbitas dos corpos celestes. Será uma experiência única para a população da cidade que não possui acesso a essa tecnologia.”, explica o organizador do evento Danilo Borim.

No dia 26 haverá, na nova sede do IFG, observações astronômicas com telescópios. Segundo o professor, a localização do câmpus em região de altitude elevada e em condições de pouca iluminação favorecerá a experiência de observação dos corpos celestes. Neste dia, estarão presentes os monitores do clube de observação da UFG com seus telescópios e as maquetes explicativas. “Esperamos abrir uma janela para apresentação dos objetos celestes desconhecidos pela população, e assim aumentar o conhecimento acerca do universo. Além de espertar a curiosidade nos participantes e estimulá-los a se informar sobre o conhecimento científico, propiciar uma experiência positiva relacionada às ciências”, ressalta.

O evento também é uma homenagem ao professor e diretor do Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) Juan Bernardino falecido neste ano.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A SNCT faz parte do câmpus Cidade de Goiás e é uma das ações mais importantes do nosso calendário acadêmico. Criada como SECITEC (Semana de Ciência e Tecnologia) passa neste ano a receber o nome SNCT pelo projeto ter sido aprovado pelo CNPQ. Este ano as ações foram ampliadas e integram instituições parceiras do IFG na programação, é um projeto de abrangência intermunicipal por viabilizar ações que integram principalmente escolas dos municípios de Goiás, Itaberaí e Mossamedes, além de alguns povoados e assentamentos próximos à Cidade de Goiás.

Saiba mais sobre o evento aqui

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás