Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Cinema

Professor e estudantes do Bacharelado em Cinema lançam documentário

Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 09h37 | Última atualização em Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 12h07

A exibição na Cidade de Goiás será dia 05 de setembro

Equipe de filmagem do documentário
Equipe de filmagem do documentário

O documentário “Passos da Tradição” sobre o escritor e memorialista goiano Elder Camargo de Passos será lançado nessa semana: em Goiânia, com exibições nos dias 30 e 31 de agosto, e na cidade de Goiás, no dia 5 de setembro. O filme é fruto do projeto de artes integradas “Goyaz: de arraial a patrimônio mundial”, idealizado e realizado por estudantes do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG – câmpus Cidade de Goiás com recursos do Fundo de Arte e Cultural de Goiás, edital 2016.

O documentário aborda a contribuição de Elder Passos para a preservação da memória e do patrimônio cultural da antiga Vila Boa, trazendo entrevistas com o próprio Elder, além de amigos como Antolinda Bahia Borges (Tia Tó), Ecival Alves de Castro, Maria Augusta Calado e do sobrinho Fernando Passos Cupertino – compositor das músicas incidentais usadas no filme.

Dirigido por Carlos Cipriano, professor de cinema e audiovisual do IFG, e Carminha Lombardi, estudante do Bacharelado em cinema, o documentário foi gravado nos meses de março e abril de 2018, na Cidade de Goiás. O filme é uma produção de Bruna Vinsky e Sankirtana Dharma, também estudantes de cinema, em parceria com a produtora audiovisual Rosa dos Ventos (Anápolis), proponente do projeto.

A equipe é constituída por profissionais de Anápolis e de Goiás – duas cidades do interior do estado que atualmente configuram polos descentralizados da produção audiovisual goiana. O projeto, idealizado e realizado por estudantes do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG – Campus Cidade de Goiás, já resultou no lançamento de um livro inédito de Elder Passos, fruto de três décadas de trabalho do memorialista vilaboense.

"Esse projeto foi inteiramente idealizado e executado por estudantes de Cinema e Audiovisual. Foi a partir da formação que receberam no IFG que eles conseguiram tanto aprovar o projeto junto ao Fundo Cultural, obtendo os recursos necessários, quanto o conhecimento necessário à realização do documentário. Através de proposições exitosas como esta, que extrapolam os trabalhos estritamente acadêmicos e contribuem para o fortalecimento da cultura local, é que os estudantes põe a prova as habilidades e experiência adquiridas ao longo do curso", afirma o professor Cipriano. 

As exibições do filme, seguidas de debate com Elder Passos e os realizadores do documentário, acontecem em Goiânia, no Cine Cultura dia 30/08, quinta-feira, às 18:30 h, e no Cine UFG dia 31/08, sexta, às 17 h. Já a exibição na Cidade de Goiás, onde o documentário foi gravado, acontece no Cineteatro São Joaquim no dia 05/09, quarta, às 20 h, sendo também seguida de debate.

 

Sobre o filme

“Passos da Tradição” é um documentário sobre a vida de Elder Passos, dedicada à preservação e ao reconhecimento dos marcos e tradições da cidade de Goiás – sítio histórico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade. O próprio título de patrimônio mundial, concedido pela Unesco, é um desdobramento do trabalho incansável de Elder como memorialista – ele foi um dos responsáveis pelo sucesso da campanha de reconhecimento, ao fim dos anos 1990.

O ator goiano Paulo Vespúcio foi convidado para representar um “narrador” – caracterizado pela direção de arte (assinada por Victor Hugo Diniz) como um personagem do Século XIX, especialmente criado para dar vida a determinados trechos do mais novo livro de Elder Passos. A obra “Goyaz: de arraial a patrimônio mundial”, com mais de 500 páginas, tem caráter enciclopédico e foi lançada no último dia 18, no Palácio Conde dos Arcos, em “Goiás Velha” – modo como Elder prefere se referir, ao falar do lugar em que nasceu.

 

“Eu já gosto: Goiás Velha. Velha capital, velha cidade, né? Velhas tradições. Então, o “velha” calha mais do que o “velho”. O “velho” geralmente é usado em sentido depreciativo. Não é nem “velho”, é “véio”. Goiás “Véio”. Então eu não gosto por isso. Nós sempre lutamos para que fosse Goiás Velha. Velha capital, velha cidade, velhas tradições”, explica Elder na abertura do documentário.

O filme apresenta fatos da vida pessoal de Elder Passos, sua infância e relação com os pais e com a cidade de Goiás - quando criança, Elder viveu na casa em frente à da escritora Cora Coralina, sendo, portanto, outro ilustre morador da Ponte da Lapa. Outro aspecto abordado é a amizade com os artistas Goiandira do Couto e Octo Marques, bem como o papel de liderança exercida por Elder na criação da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (O.V.A.T.) – grupo formado por jovens católicos que, nos anos 1960, se juntam com o objetivo de promover o passado histórico e cultural de Goiás visando o desenvolvimento turístico do local.

“Passos da tradição” é um documentário que traça um perfil do pesquisador Elder Camargo de Passos, desde a sua profunda admiração por Veiga Valle (escultor e santeiro goiano, sobre quem Elder já publicou um livro), sua atuação como músico (cantor seresteiro e de música sacra) - passando pelo resgate das modinhas e motetos vilaboenses - ao seu papel na configuração da Semana Santa de Goiás, tal como a conhecemos nos dias de hoje. É graças à atuação de Elder que a Semana Santa vilaboense tornou-se um evento de alcance midiático nacional, colocando a antiga capital do estado no centro das atenções de inúmeros fotógrafos, cinegrafistas e turistas, que anualmente visitam a cidade para conhecer a Procissão do Fogaréu.

O documentário aborda ainda a origem do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, cuja existência é devida ao trabalho de Elder e de Antolinda Borges (mais conhecida por Tia Tó). E conta um pouco da história das igrejas construídas no Centro Histórico, mostrando como os traçados e as principais edificações da antiga Vila Boa foram conservados ao longo dos séculos.

Os destaques do filme (fotografado por Matheus Leandro Amorim) são o inventário das imagens das paisagens e casarões desta cidade colonial, além das obras de Veiga Valle hoje disponíveis no acervo do Museu da Boa Morte, sobre as quais Elder explica toda a técnica do santeiro. Também merecem destaque as cenas atuais das principais cerimônias da Semana Santa em Goiás, como a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz, nos trechos em que o filme conta como o grupo que criou a O.V.A.T., apoiado por Goiandira do Couto, deu vida nova às tradições já esquecidas e mudou a imagem de Goiás para o mundo.

 

Serviço

 Lançamento do Documentário “Passos da Tradição” (54 minutos, cor, HD, 2018)

30 de agosto (quinta-feira) - 18h30 - Cine Cultura (Centro - Goiânia)

31 de agosto (sexta-feira) - 17h - Cine UFG (Campus Samambaia - Goiânia)

5 de setembro (quarta-feira) - 20 h - Cineteatro São Joaquim (Centro - Cidade de Goiás)

 

Sinopse

Nos anos 60, jovens católicos liderados pelo memorialista Elder Camargo de Passos dedicam-se à pesquisa do passado da Cidade de Goiás. Cinquenta anos depois, eles narram a trajetória de preservação dos marcos e reinvenção das tradições desse sítio histórico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Ficha técnica

Elenco: Paulo Vespúcio, narrando trechos adaptados do livro “Goyaz: de arraial a patrimônio mundial”, de Elder Camargo de Passos

Direção: Carlos Cipriano e Carminha Lombardi

Direção de fotografia: Matheus Leandro

Som direto: Daniel Duarte

Direção de arte: Victor Hugo Diniz

Montagem: Hugo Crisóstomo

Produção: Sankirtana Dharma e Bruna Vinsky

Direção de produção: Sankirtana Dharma

Produção executiva: Bruna Vinsky

Trilha musical: Fernando Passos Cupertino

Produtora proponente: Rosa dos Ventos Filmes

Produtoras apoiadoras: Núcleo de Produção Digital – NPD Cidade de Goiás, Balaio Produções Culturais e Cinematográficas, Dafuq Filmes, A1Live Soluções em Vídeo e Streaming

 

Comunicação Social câmpus Cidade de Goiás com informações da Assessoria de comunicação do projeto.

Fim do conteúdo da página