AGROECOLOGIA

Estudantes do ensino médio e curso FIC na Chácara Caminho das Águas

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 09h03 | Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 09h11

Atividade é uma parceria com Escola Pluricultural Odé Kayodê e Espaço Cultural Vila Esperança.

Na sexta, 31 de agosto, estudantes do primeiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Agroecologia foram à Chácara Caminho das Águas para uma atividade de campo. No sábado, 01 de setembro, se juntaram a esta turma cerca de 15 alunos do curso FIC “Papo de cozinha: alimentação saudável e sustentabilidade". Recebidos pelo educador Regimar, da Vila Esperança, os estudantes puderam realizar atividades na horta e na produção dos alimentos para o almoço. Sob a coordenação do professor Diogo de Souza foram levantados assuntos como História da agricultura e da agroecologia, técnicas de cultivo em pequenos espaços e boas práticas na fabricação de alimentos. A trilha no cerrado foi conduzida pelo professor de educação física Fabrício Cardoso, como parte do projeto integrador das disciplinas que inclui ainda biologia e filosofia.

A turma também foi no rio e houve conversa debaixo do pé de manga sobre ecologia e sustentabilidade. Se juntaram ao grupo servidores técnicos e terceirizados do IFG e educadores da Vila Esperança, totalizando mais de 40 pessoas envolvidas. "Este movimento cumpre o propósito deste lugar. Trabalho com respeito que legitima o saber do homem do campo" destacou a Educadora e Pedagoga Emicléia Alves.

A Chácara Caminho das Águas é uma área de campo e atuação para o curso de Agroecologia desde sua primeira turma. A Vila Esperança continua como parceira vislumbrando também a chegada do curso de Agronomia com proposta de criação aprovada no Conselho Superior do IFG na última semana.

Comunicação Social/Câmpus Cidade de Goiás