Educação Bilíngue

Políticas de inclusão são discutidas na abertura do III Seminário Goiano de Educação de Surdos

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 11h47 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 11h09

O evento é uma parceria do IFG Aparecida com a Prefeitura Municipal e prossegue até quinta-feira, 19 de setembro

Karin Strodel é pedagoga e Doutora em Educação, tendo atuado por quase 25 anos na educação de surdos, ministrou a palestra de abertura do Seminário

Os desafios para a efetiva inclusão de surdos na educação no Brasil e as ações que estão sendo empreendidas pelo Ministério da Educação com esse objetivo foram destacadas na palestra de abertura do III Seminário Goiano de Educação Bilíngue, pela diretora de Políticas de Educação Bilíngue do MEC, Karin Strobel. A palestrante tem um vasto histórico de experiência na educação de surdos em escolas do Paraná e ressaltou a eficiência da educação bilíngue para a inclusão de crianças surdas, para que possam seguir com qualidade os estudos até o Ensino Médio e serem incluídas também em todos os demais espaços sociais.

Ao relatar sua história de vida, Karin contou ter sido diagnosticada com surdez profunda aos quatro meses de idade, vítima de uma forte gripe, e revelou ter um filho adotivo surdo. Karin é pedagoga e Doutora em Educação, tendo atuado por quase 25 anos na educação de surdos, sendo também autora do livro “As imagens do outro sobre a cultura surda”, pela editora UFSC. Ela conta que atualmente o documento base para subsidiar as políticas em educação bilíngue é a Portaria 1060/2013, mas que faltam muitas informações para uma atuação mais incisiva do grupo de trabalho no sentido de ampliar a oferta de escolas bilíngues à comunidade surda. Na Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue do MEC, Karin diz estar empenhada em diversas ações, entre elas o mapeamento de escolas inclusivas, escolas bilíngues e grupos de surdos no País.

A palestra de abertura teve a presença de professores e estudantes de diversos municípios, inclusive de outros estados. A programação desta quarta-feira, 18, o tema “Políticas Públicas para a Promoção da Educação de Surdos e Criação das Escolas Bilíngues” será discutido em mesa-redonda com as presenças dos professores doutores Flaviane Reis e André Reichert, respectivamente da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Federal de Santa Catarina.

Parcerias

O III Seminário Goiano de Educação de Surdos teve solenidade de abertura na noite desta terça-feira, 17 de setembro, na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG) e prossegue até quinta-feira na ACIAG e no Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (confira programação). O evento é uma realização do IFG Aparecida e da Prefeitura Municipal, sob coordenação da professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, e conta com parcerias da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), Prefeitura de Goiânia, Secretaria de Estado da Educação, Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Goiás (Sintego) e Associação dos Surdos de Goiânia (ASG).

A pró-reitora de Ensino do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Irigon, falou da importância da parceria que o Instituto Federal de Goiás tem com a Prefeitura Municipal, que já proporcionou diversos benefícios às ações da Instituição. A pró-reitora falou também do enorme valor que tem o curso de Pedagogia Bilíngue, ministrado no Câmpus Aparecida de Goiãnia, para a formação de professores que vão atuar na educação de surdos e contribuir com a inclusão. Ela enalteceu os esforços empreendidos pela direção e por toda a equipe de servidores do câmpus, “que se esforçam para oferecer a melhor formação aos seus alunos e contribuir com a comunidade de Aparecida e da Região Metropolitana de Goiânia”.

Representando a diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, Ana Lucia Siqueira de Oliveria, o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus, professor José Renato Masson, falou da satisfação de receber o evento no IFG Aparecida, onde será realizada parte da programação, e do empenho da equipe de servidores do câmpus para o sucesso do Seminário e em apoio às políticas afirmativas em prol da educação de surdos. O vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Vetel Martins, que esteve representando o prefeito Gustavo Mendanha, reiterou a importância da parceria que a Prefeitura tem com o IFG, que tem sido muito representativa para o desenvolvimento do município na área da Educação, que se reflete em outros setores.

A coordenadora do Seminário, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, ressaltou a alegria pela realização do evento e agradeceu as presenças de autoridades, da palestrante e do público. O coordenador do Fórum Goiano de Educação Bilíngue, professor Thiago Cardoso Aguiar, propôs às pessoas presentes uma reflexão sobre a inclusão e a importância das escolas bilíngues. Ele destacou a importância de o poder público dar atenção à educação de surdos. Estavam também presentes à mesa de autoridades a secretária de Educação de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen; Luciana Ferreira, que esteve representando o secretário de Educação e Esporte de Goiânia, Marcelo Ferreira da Costa; a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Secretaria Estadual de Educação, Núbia Rejaine, que esteve representando a secretária Aparecida de Fatima Gavioli Soares Pereira; e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás, Bia de Lima.

Confira a programação com as demais atividades do III Seminário Goiano de Educação Bilíngue:

Programação completa

Cronograma de Comunicações

Cronograma de Pôsteres

Para mais informações, acesse o site do evento.

Imagens da abertura do Seminário

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia