PNAE

E-book com receitas elaboradas por estudantes beneficiados pelo PNAE é lançado no IFG Aparecida

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 14h04 | Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 14h22

O trabalho integra receitas preparadas com produtos das cestas de alimentos distribuídas a estudantes da educação básica durante o período de ensino remoto

A aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia está rendendo benefícios que vão além da oferta de alimentação saudável aos estudantes de Ensino Médio. Está sendo lançado pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) e a Comissão de Execução do PNAE no câmpus, o e-book de receitas “Desafio PNAE na Cozinha”, que integra Educação e Saúde para além da comunidade acadêmica. O livro é resultado do engajamento de estudantes beneficiados com cestas de alimentos do PNAE 2021/2022 e que agora pode ser compartilhado com toda a sociedade, pela internet, com receitas de pratos saudáveis.

O Desafio PNAE na Cozinha nasceu como uma espécie de concurso aberto a todos os estudantes de ensino médio, das modalidades Tempo Integral (EMI) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) cujas famílias receberam cestas de alimentos adquiridas com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período em que o restaurante estudantil do Câmpus Aparecida de Goiânia esteve fechado em função do ensino remoto emergencial, durante o isolamento físico provocado pela pandemia de Covid-19.

Chefs participantes

Apenas mulheres figuram entre as chefs de cozinha participantes. Há alunas dos cursos técnicos integrados em Alimentos e em Química; e dos cursos técnicos integrados da modalidade EJA em Alimentos e em Modelagem do Vestuário. O Desafio PNAE na Cozinha premiou receitas nas categorias Sobremesa, Quitanda, Prato Salgado e Prato Saudável, todas utilizando produtos presentes nas cestas distribuídas às famílias. As estudantes elaboraram as receitas e fotografaram os pratos. As três primeiras colocadas em cada categoria foram premiadas com horas complementares e o primeiro lugar de cada categoria conquistou também uma lembrança do IFG Aparecida pela participação.

Todas as receitas inscritas estão agora no e-book para quem quiser também prepará-las em casa e comprovar o quanto são deliciosas, além de saudáveis. O e-book Desafio PNAE na Cozinha foi organizado pela gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira; pelo então coordenador do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, professor Kelio Junior Santana Borges; e pelo contador do IFG Aparecida, Rodrigo de Souza Arantes, que também atua como educador financeiro.

Aprendizado e gratidão

Primeiro lugar na categoria “Quitanda”, a estudante Jakelline Leite, do curso Técnico Integrado em Alimentos, conta que ao elaborar a receita não esperava ser vencedora, o que ela diz ter sido uma surpresa muito gratificante. Jakeline elaborou a receita “Biscoito de Batata”, que ela disse ser uma “relíquia de família”. A estudante que conquistou o primeiro lugar na categoria “Sobremesa”, Flávia Cristina Machado, começou a se envolver com o PNAE no IFG Aparecida como monitora na entrega de cestas de alimentos e, como adora cozinhar, sentiu-se estimulada a participar do Desafio PNAE na Cozinha. Flávia é aluna do curso Técnico em Alimentos e sua receita foi a torta “Banoffe”, feita com banana.

Joana D’Arc de Assis, aluna do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, foi vencedora na categoria “Prato Saudável”. Ela considera que participar do desafio foi um aprendizado e que a vitória ajudou a elevar sua autoestima. Joana elaborou a receita de “Caldo de Verduras com Frango Desfiado”. Por sua vez, a vencedora da categoria “Prato Salgado”, Renânia Naiara de Sousa Barbosa, também aluna do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, conta que ter recebido as cestas de alimentos no período de pandemia foi uma ação muito importante para sua família e que o sentimento de gratidão foi motivador para sua participação no Desafio PNAE na Cozinha. Sua receita foi a de “Escondidinho de Frango com Mandioca”.

PNAE no IFG

Confira o e-book Desafio PNAE na Cozinha com essas e muitas outras receitas preparadas por estudantes do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. O livro conta também com artigo das nutricionistas Renata David de Moraes e Denise Cândido Gonçalves, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Goiás, abordando o conceito de alimentação saudável, a alimentação como direito e um histórico do PNAE no IFG.

E-book Desafio PNAE na Cozinha

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia