EXTENSÃO

Publicado edital para formação da segunda turma de Promotoras Legais Populares de Águas Lindas

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 10h59 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 11h03

Aulas terão início em 18 de abril e oferece vagas para comunidade interna e externa

Com 90 vagas, está disponível o edital de Chamada Pública para formação da segunda turma de Promotoras Legais Populares (PLPs) de Águas Lindas. A ação de extensão visa capacitar mulheres em noções de direito e cidadania no combate e prevenção da violência contra mulheres.

O curso terá duração de 54h, sendo dois encontros por mês, que serão aos sábados pela manhã, com início no dia 18 de abril até dezembro de 2020. As datas dos encontros serão estabelecidas no primeiro dia do curso.

18 vagas são para comunidade interna, voltada à servidoras e estudantes matriculadas em cursos regulares do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Águas Lindas. As interessadas deverão procurar a GEPEX do instituto entre os dias 13 a 15 de abril para preencher a ficha de inscrição. A seleção será feita por meio de sorteio no dia 16 de abril e o resultado será divulgado no mesmo dia nos murais do campus.
72 vagas são para comunidade externa, destinada às mulheres da comunidade águaslindese. As interessadas deverão trazer cópias originais de seus documentos (RG, CPF e comprovante de residência) no primeiro dia de encontro do curso, que será 18 de abril, às 9h. A seleção das candidatas ocorrerá por meio de sorteio realizado no mesmo dia.
Após o preenchimento das vagas disponibilizadas, caso seja necessário, será formada uma lista de espera. Mais informações estão disponíveis no edital.

Sobre as PLPs

O estado de Goiás figura entre os mais violentos contra as mulheres no país, registrando a quinta maior taxa de homicídio do gênero durante o ano de 2017, de acordo com o Atlas da Violência realizado pelo Instituo de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Águas Lindas é um dos municípios que mais cresce no estado (PNAD), e com o crescimento desordenado vêm os problemas sociais: o município é listado como um dos mais violentos e também com alto índice de assassinatos de mulheres no estado.

O curso de Formação de Promotoras Legais Populares é um projeto que visa intervir na realidade da comunidade águaslindense no combate e prevenção da violência doméstica. Em 2019, foi formada a primeira turma de PLPs de Águas Lindas, que levou o nome Professora Milena, em homenagem a uma vítima de feminicídio no município.
Uma vez graduadas, as PLPs atuarão como multiplicadoras e como referência na comunidade para lidar com ações de violência contra as mulheres, encaminhando ou acompanhando-as nas delegacias de polícia ou nos organismos de assistência jurídica ou social. O curso também contribui para que mulheres da comunidade conheçam seus direitos para que possam atuar no controle social de políticas públicas endereçadas ao gênero.

Acesse a Chamada Pública Nº 01/2020 Ação de Extensão – IFG/CÂMPUS ÁGUAS LINDAS

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas