Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Se formou no último sábado, 7, a primeira turma de Promotoras Legais Populares de Águas Lindas
EXTENSÃO

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 19h04 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 10h01

Curso de extensão foi realizado em parceria entre IFG e Universidade de Brasília

Primeira turma de PLPs de Águas Lindas, Professora Milena, realizou formatura no último sábado, 7 de dezembro

Em parceria com o curso de extensão Promotoras Legais Populares (PLPs) da Universidade de Brasília (UnB), formou-se no último sábado, 7 de dezembro, a turma Professora Milena Barbosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Águas Lindas, no Fórum de Águas Lindas de Goiás.

A primeira turma do curso de Promotoras Legais Populares de Águas Lindas leva o nome de uma professora do município, vítima de feminicídio no município, em 2016. A formatura teve início às 10h com mesa de abertura formada por Talita Rompim, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UnB, Rosa Maria, Promotora Legal Popular, e Carla Adriana, gerente substituta de Pesquisa e Extensão do Câmpus Águas Lindas. Na ocasião, foi debatido sobre a continuidade do projeto como uma forma ampliar a rede de proteção à mulher local e a importância da discussão sobre o tema em Águas Lindas.
A formatura seguiu com a fala da representante da turma, Vitória Araújo, que ressaltou que a turma agora passou a ser de facilitadoras que se apropriam das informações para disseminar o conhecimento e exigir que os direitos das mulheres sejam iguais aos dos homens. Em seguida, 54 mulheres foram certificadas como promotoras legais populares.

A coordenadora do curso, professora Aline Luz, afirma que a ação foi a realização de anseios antigos da comunidade e um primeiro passo para que ela se ramifique. "Pretendemos realizar novas edições nos anos seguintes, fortalecendo o movimento das mulheres em Águas Lindas."

(À esquerda) Promotora Legal Popular, Rosa Maria, Talita Rompim, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade de Brasília e Carla Adriana, gerente substituta de Pesquisa e Extensão do Câmpus Águas Lindas(À esquerda) Rosa Maria, Promotora Legal Popular, Talita Rompim, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UnB e Carla Adriana, gerente substituta de Pesquisa e Extensão do Câmpus Águas Lindas

Ação de Extensão

“Existe uma frase que diz que amar não é mais morrer um pelo outro, e sim tentar sobreviver com ele, e é isso que nós, PLPs, representamos."

O curso de extensão teve início em abril deste ano com encontros mensais, onde foi adotado a metodologia da educação popular freiriana que possibilitasse o conhecimento horizontal, por meio de rodas de conversa e oficinas que debateram temas como gênero e diversidade sexual, direitos humanos, violência contra as mulheres, direito da mulher, visibilidade lésbica, direitos sexuais e reprodutivos, combate à exploração sexual, direito à saúde das mulheres, combate ao câncer de mama, raça, racismo e liberdade religiosa, consciência e negra e projetos de intervenção.
O projeto foi ministrado por oficineiras convidadas e pela rede de facilitadoras da UnB em parceria com o campus. A promotora legal popular, Rosa Maria, explica que a ideia é que as mulheres reivindiquem as necessidades da comunidade onde ela está inserida, no sentido da violência, saúde física/mental e vulnerabilidade social.

Aula aberta
A última aula ocorreu no dia 24 de novembro, com uma ação de encerramento do curso escolhida pela turma Professora Milena Barbosa. A atividade consistiu em uma roda de conversa com as mulheres do município sobre feminicídio e violência contra mulher, momento em que foram levantadas ações para melhoria da rede de proteção da mulher águaslindense.

Veja mais fotos da formatura da turma Professora Milena.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas