Nota Oficial do Instituto Federal de Goiás

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 18h19

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás tem acompanhado, com extrema preocupação, as recentes notícias envolvendo episódios que, além de gerar insegurança nas escolas, têm ensejado a adoção de medidas cautelares e protetivas para assegurar um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento das atividades acadêmicas desenvolvidas nas unidades do IFG.

Para além do processo educativo de formação geral e técnica, faz parte dos princípios e da própria razão de ser do Instituto Federal de Goiás a preocupação com a formação humana e integral de seus estudantes, voltada ao exercício da cidadania, como preceitua a Constituição Federal de 1988.

Nessa perspectiva, ratificamos a consonância com a democracia, os direitos humanos, a justiça social, a equidade, a cidadania, a ética e o respeito às diversidades étnico-racial, cultural, religiosa, sexual e de gênero e à liberdade de expressão, com a preservação da integridade física e psicológica de nossos estudantes e servidores, como dispõe o Estatuto e o Projeto Político Pedagógico Institucional.

Por se tratar de valores fundantes e fundamentais ao processo educacional, na perspectiva de uma educação emancipadora, repudiamos com veemência todos e quaisquer atos que violentam as instituições de educação. Entendendo que o discurso de ódio e os episódios de violência nas escolas decorrem de processos sociais mais amplos, não apenas restritos, exclusivamente, às instituições educacionais, o IFG tem reforçado sua articulação com as instituições de segurança pública no estado de Goiás e nos municípios onde se localizam os seus câmpus.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, criado pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, é uma Instituição Federal de Educação Básica, Superior e Profissional pública, gratuita, pluricurricular e multicâmpus. Com seus 14 câmpus, distribuídos em 13 cidades diferentes, e as unidades Reitoria, Centro de Referência em Pesquisa e Inovação e Polo Emprapii, o IFG está presente em todas as regiões do estado de Goiás e conta hoje com cerca de 17 mil estudantes matriculados em diferentes cursos, da educação técnica integrada ao ensino médio até a pós-graduação.

No que diz respeito à questão da segurança, o IFG atua em duas frentes: uma pedagógica e outra administrativa. Essa atuação pedagógica, que deve se manter constante e permanente, tem caráter formativo e é construída com a comunidade interna. Tendo em vista essa atuação, a Instituição criou o programa "IFG pela Paz", que prevê a realização de ações coordenadas com o objetivo de promover a segurança nos espaços escolares e o acolhimento de estudantes, pais e servidores, além da formação da comunidade acadêmica para compreender os desafios inerentes ao atual momento de insegurança por nós vivenciado.

Já no que diz respeito à frente administrativa, dotada de caráter emergencial, o IFG está agindo com os gestores tomando as seguintes medidas:

1) Reforço da segurança junto às empresas terceirizadas;

2) Reforço da atuação dos vigilantes no que diz respeito ao acesso de pessoas externas em todas as unidades do IFG;

3) Elaboração de documento norteador para gestores e comunidade acadêmica em geral;

4) Fortalecimento de canal de comunicação direta dos gestores com as instituições de segurança pública.

Além dessas medidas, é importante ressaltar que o IFG integra, com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a campanha em rede mobilizada pelo governo federal para a promoção da paz nas instituições educacionais.

Tendo em vista todas essas observações e em conformidade com a equipe gestora e com o Colégio de Dirigentes, o IFG informa que manterá todas as atividades acadêmicas e administrativas, inclusive as aulas, atentando-se, em parceria com os serviços de vigilância e com as instituições de segurança pública, a todos os acontecimentos.

Nesse sentido, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás reafirma o entendimento de que as instituições educacionais são locais plurais, democráticos e emancipadores e reforça o seu compromisso político-pedagógico com a defesa da democracia e com a promoção da paz.

Goiânia, 19 de abril de 2023.

Acesse a nota oficial em PDF.