Professores do IFG participarão de festival de ciência em Formosa

Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2019, 20h05 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 16h24

24 países já possuem cidades cadastradas para participar do festival, que ocorre de 20 a 22 de maio

Dois professores do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) estarão participando, na próxima semana, de um evento que tem atraído cada vez mais pesquisadores do mundo inteiro: o Pint of Science (sem tradução). Os docentes Waldeyr Mendes e Daniel Ordine estarão compartilhando seus conhecimentos com todos os interessados em ciência no Paladini Bistrô, bar e restaurante da cidade.

O evento se baseia na disseminação de conhecimento científico por pesquisadores em locais de acesso público, como bares e restaurantes, de maneira descontraída, utilizando a linguagem coloquial e compartilhando informação diretamente com as pessoas. O Pint of  Science acontece anualmente em todo o mundo e no Brasil, já participam 85 cidades.

Em Formosa, o cadastro da cidade no site do Pint of Science foi realizado pelo coordenador do evento, professor Eleandro Adir Philippsen, que ministra aulas na Universidade Estadual de Goiás. Em seguida, os professores do IFG, Waldeyr e Daniel, foram apresentados ao Pint e aderiram à ideia. Os pesquisadores participantes são voluntários, não recebem nenhum tipo de remuneração para divulgar suas pesquisas ao público.

Além do Paladini Bistrô, o restaurante Comida de Buteco, em Formosa, também abre espaço nos mesmos dias e horários para o bate-papo peculiar, que trata dos mais diversos assuntos, como linguagem das plantas, Mega-Sena, entropia, universo, história local, e games.

Os diálogos ocorrem simultaneamente, de acordo com a programação:

Paladini Bistrô

20 de maio

21 de maio

22 de maio

A linguagem secreta das plantas – com o biólogo Waldeyr Mendes

Entropia, Mega-Sena e o Início do Universo – com o físico Daniel Ordine

Ciência, Games e Violência – com o historiador Juliano de Almeida Pirajá.

Restaurante Comida de Buteco

20 de maio

21 de maio

22 de maio

O uso de satélite como forma de desenvolvimento social e econômico – com o físico Marcos Antonio da Silva

Perma o quê!? Permacultura e a conservação da sociobiodiversidade do/no Cerrado – com o geógrafo Wilson Lopes Mendonça Neto

A história de Formosa em um dedo de prosa – com o historiador Francisco Paulo Falbo Gontijo

Acesse aqui para saber mais sobre o Pint of Science.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa