Evento

Inscrições abertas para participar de atividades da XIII Secitec do Câmpus Formosa

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 15h43 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 17h11

Mais de 30 atividades fazem parte da programação, que está disponível no Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugepe) do IFG

Teatro, insumos biológicos, saneamento básico, materiais de construção, canalização de rios, zoologia, independências latinoamericanas, inclusão, cubo mágico, sudoku, internet, jogos: esses e outros assuntos farão parte da XIII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), que será realizada de 16 a 19 de novembro.

Com a divulgação da programação pela Comissão Organizadora, as inscrições foram abertas. Estudantes do IFG e membros da comunidade externa podem participar das palestras, oficinas, mesas-redondas e demais proposições. As inscrições devem ser feitas pelo Sugepe do IFG. É nesse site de eventos que os participantes encontrarão todas as atividades e poderão fazer a inscrição, se desejarem, em mais de uma delas. Cada participação gerará certificado.

Na quarta-feira, 16 de novembro, a palestra de abertura tratará de um assunto que preocupa a todos os usuários de tecnologias de redes, a segurança. A palestra “Evolução da Cibersegurança” será ministrada pela engenheira de software Jackeline Neves de Almeida, das 19h às 20h30, no Teatro Guaiá.

Entretanto, o evento começa mais cedo, com duas atividades com início no mesmo horário: a oficina do artista Almir Ribeiro, “Teatro - movimento, visualidade e gesto interculturalidade”, às 9h, que terá continuidade em todos os dias do evento, e a palestra “Importância do uso de insumos biológicos na agricultura”, com a professora do Câmpus Formosa, Patrícia de Castilhos, e com Mariana Yuri Ishikawa Yama. Para esta será necessário que o participante esteja com um aparelho celular em mãos.

Algumas novidades devem atrair ainda mais o público: o encontro de egressos dos alunos e alunas dos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio em Biotecnologia e Licenciatura em Ciências Biológicas; a Mostra Artística, comandada pelos professores de Música e Artes Visuais, Rosa Barros Tossini e Edson Rodrigo Borges; e o plantio de mudas frutíferas do Cerrado no Câmpus, coordenada pela professora Haissa Melo de Lima Gunther.

Eventos paralelos também acontecem na Secitec, como o tradicional Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé, na sexta-feira (18), o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) local (18), a Mostra de Extensão (18) e o Conhecendo o IFG (22). A Secitec está sendo realizada com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), pela Chamada Pública Nº 05/2022/CNPq/MCTI/FNDCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2022.

Novidade

Este ano, os professores Divino Gabriel Lima Pinheiro e Daniel Ordine, das disciplinas de Ciência dos Materiais e Física I, levam uma inovação para o público, o Concurso de Construção de Catapultas. Os lançamentos serão realizados a partir das 9h, na Quadra de Areia, com os estudantes de Bacharelado em Engenharia Civil. O objetivo é atingir um alvo a 15m de distância e alcançar a maior distância possível. Vale a pena conferir!

Veja aqui a programação da XIII Secitec e faça a sua inscrição.

Acesse aqui o Secisite – o site da Secitec do Câmpus Formosa.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa