Cerca de 30 pesquisas científicas foram apresentadas no 9º SICT Local

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 23h43 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 23h05

Estudantes, orientadores e co-orientadores estiveram presentes para explicar aos visitantes o teor de seus trabalhos

Pesquisadores, orientadores e servidores no 9º SICT Local e Mostra de Extensão

E o IFG mais uma vez foi à comunidade. O Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás levou conhecimento na noite de quinta-feira, 18 de novembro, a dezenas de visitantes que prestigiaram o 9º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) Local e a primeira Mostra de Extensão, realizados no estacionamento do Sicredi, em frente ao Laguinho do Vovô, no centro de Formosa.

Banda
Banda "Os Jaguaras", dos estudantes do Câmpus Formosa

A noite começou com a animação da banda Os Jaguaras, formada por alunos do Câmpus Formosa, que tocaram, do seu repertório, músicas como “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Exagerado”, de Cazuza, e “Flying me to the Moon”, de Frank Sinatra.

Após o show, passeando pela exposição de banners foi possível compreender que todos os participantes estavam reunidos por um mesmo objetivo: mostrar à comunidade externa que o IFG faz ciência e que a ciência é acessível para todos.

Os mais diversos temas das áreas da biologia, ciências sociais, construção civil e informática foram apresentados pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTIs), do ciclo 2021-2022. Muitos deles estão sendo apresentados também no SICT do IFG, que acontece online até 23 de novembro. Uma comissão de professores selecionou os destaques para a premiação, que contou com mimos do IFG, incrementada pela pizzaria Bella Pizza. Confira abaixo o resultado:

Categoria: Ensino Médio - PIBIC-EM

1º lugar: “Impactos da pandemia de Covid-19 na vida escolar de meninas do Brasil: fatores históricos e sociais que interseccionam classe, gênero e raça”, de Ketlen Miranda de Jesus Costa. Orientadora: Kaithy das Chagas Oliveira.

2º lugar: “MicroRNAs e Diabetes: uma revisão com ênfase na sinalização molecular da resistência à insulina”, por Giovana Gelape Faleiro. Orientadora: Thaís Amaral e Sousa.

2º lugar: “Sexualidade e Anatomia do Genital Feminino: a falta de informação dentro e fora do ambiente acadêmico”, de Levi Isaac de Morais Fernandes Costa. Orientadora: Marina Conceição dos Santos Moreira.

Categoria: Ensino Superior - PIBIC/PIBIT

1º lugar: “’Nós somos a nova política’: um estudo acerca da configuração político-partidária e a compreensão de política dos parlamentares na Câmara Municipal de Formosa”, de Mariana Rodrigues Luciano. Orientadora: Kaithy das Chagas Oliveira. Co-orientador: Luis Cláudio Rocha Henriques de Moura.

1º lugar: “Avaliação do desempenho do reboco projetado em relação ao reboco manual”, de Luís Fernando Magalhães Xavier. Orientador: Alecio Junior Mattana.

2º lugar: “Disparidades de gênero e raça nas diversas áreas das ciências biológicas do Estado de Goiás”, de Thainá Aparecida Afonso e Camila Xavier da Costa.

2º lugar: “Avaliação de Extratos de Mesosphaerum suaveolens (Lamiaceae) para uso desta planta como um bioherbicida”, de Gustavo Ferreira Torres. Orientador: Gustavo Antonio Teixeira Chaves. Co-orientador: Marcos Augusto Schliewe.

Veja aqui fotos no álbum do Facebook do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa