Aula de Física propõe a construção de protótipos de guindaste

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 17h04 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 14h32

Os alunos apresentaram seus trabalhos na anteposição de aulas deste sábado

Os alunos do 3º semestre do curso de Engenharia Civil do Câmpus Formosa estão aplicando na prática a teoria estudada durante as aulas de Física 2, com o professor de Daniel Ordine Vieira Lopes. Na tarde deste sábado, 3 de junho, no Bloco Tecnológico do Câmpus, eles apresentaram para a turma e para o professor o resultado do projeto.

As matérias Física 1, Física 2 e Física 3 contêm na ementa, além de aulas teóricas, práticas. Segundo o professor Daniel, a construção de guindastes foi uma forma de aplicar a teoria de modo já previsto na ementa dos alunos, tornando a aula mais atrativa. “Pensei em fazer algo mais interessante e permitir que explorassem a criatividade, sem deixar de fora o aspecto técnico original da atividade”, explicou.

O projeto consistia em construir um guindaste de pequeno porte utilizando papelão, barbante, arame, cola ou outro material desejado, com capacidade de funcionamento, erguendo um peso de, no mínimo, 100 gramas.

Na segunda parte da avaliação, os alunos precisaram redigir um relatório com especificações que levam em conta o embasamento teórico, a descrição do guindaste e dos materiais utilizados, a análise contendo o cálculo de forças atuantes em pontos importantes da estrutura e sugestões de aperfeiçoamento.

Os estudantes se sentem motivados com o experimento. Tiago Ribeiro Lima afirma que o projeto tem grande importância com a aplicação da teoria no cotidiano. “O professor Daniel desde o primeiro semestre vem fazendo com que a gente apalpe a profissão. Mais uma vez, tivemos que correr atrás para conhecer a realidade, no caso o guindaste, muito utilizado na construção civil”, diz ele.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa