Começa segunda edição da ação Grupos Psicossociais

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 16h20 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 15h08

Ação tem objetivo de promover o bem-estar dos estudantes por meio da discussão de temas ligados à adolescência e uso de dinâmicas variadas

Grupo Responsabilidade afetiva participa de dinâmica

Dentre as várias atribuições da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) estão o desenvolvimento de projetos e proposição de políticas e ações de assistência aos estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) relacionadas ao seu bem-estar social, físico e mental. Desta forma, a CAE do Câmpus Formosa retoma a ação Grupos Psicossociais, criado em 2022, exclusivamente com alunos do primeiro ano do ensino médio.

Com a parceria de estudantes do curso superior de Psicologia das Faculdades Integradas Iesgo, Unidade Formosa, a psicóloga Fernanda Pimentel Faria de Miranda realiza rodas de conversa com dois grupos, com enfoques diferentes: Sexualidade na Adolescência e Responsabilidade Afetiva. São quatro encontros para cada Grupo Psicossocial, no Bloco Tecnológico do IFG.

Participantes do grupo Responsabilidade Afetiva participam de dinâmica
Encontros começaram nesta terça-feira

O primeiro encontro do Grupo Responsabilidade Afetiva, realizado no início da tarde desta terça-feira, versou sobre impactos negativos ou positivos que podem recair sobre a vida das pessoas que convivem em grupo. Os estudantes participaram de dinâmicas de integração e de uma roda de conversa sobre relacionamentos com os pais, familiares, amigos e namorados.

O grupo Sexualidade na Adolescência abriu espaço para que os participantes tirassem dúvidas sobre temas de interesse sem precisar se identificar. "As perguntas foram excelentes. Abrangeram desde dúvidas sobre ISTs até questões mais reflexivas, sobre namoros abusivos, homoafetividade e violência sexual", relatou a psicóloga.

Os atendimentos em grupo, segundo ela, "são mais dinâmicos, lúdicos e divertidos". "Assim, fortalecemos os processos de identificação entre eles e com a instituição , o que é muito importante na adolescência para um bem-estar e saúde mental na escola", justificou Fernanda.

Sexualidade na adolescência

O objetivo deste Grupo é refletir sobre a sexualidade na adolescência, por meio de dinâmicas e rodas de discussão sobre relacionamentos, gênero, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), AIDS, dúvidas e curiosidades.

Responsabilidade afetiva

O Grupo Responsabilidade Afetiva é um espaço novo, criado para discutir as relações humanas de modo geral - pais e filhos, amizades, relacionamentos amorosos. Fernanda Pimentel explica que "nós somos responsáveis por cultivar afetos saudáveis para nós e para os outros" e, por isso, é importante debater este assunto.

A participação nos Grupos Psicossociais proporcionará declaração de horas-atividades num total de 10 horas. "Além dos encontros, eles terão pequenas atividades reflexivas e de autoconhecimento que eles desenvolvem ao longo da semana, entre um encontro e outro", explicou.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa