Divulgada programação da XIV Secitec

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 17h35 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 20h22

Estão previstas cerca de 40 atividades, dentre oficinas, exposições, palestras, mesas-redondas e competições

Inscrições serão abertas em breve

A Comissão Organizadora da XIV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) finalizou, nesta semana, a programação do evento, que tem como tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Além da comunidade acadêmica, o público externo também pode participar das atividades, que acontecem de 23 a 26 de outubro, no Câmpus.

Uma das novidades em 2023 é que a Secitec está sendo organizada pelos próprios estudantes, com o apoio do Grêmio Estudantil e de servidores. Este ano, alunos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) desenvolveram um site para a Semana, com a supervisão do professor Afrânio Furtado. Por intermédio do site oficial 2023, serão efetuadas as inscrições para as atividades da Secitec e acessadas as demais informações. Clique aqui para realizar sua inscrição

Na programação constam os assuntos mais variados, dentre eles, inteligência artificial, drones, plantas medicinais, sítios arqueológicos em Formosa, sociologia rural e familiar, infecções sexualmente transmissíveis, cordel, RNAs, Git e GitHub, Tinkercad, tecnologia e impactos ambientais, pisos e revestimentos, origamis, tinta de terra e biofármacos. A Competição de Catapultas, que agitou a turma do curso de Engenharia Civil no último ano, está na programação do dia 23 de outubro.

Hackathon

Nesta edição, o destaque será o Hackathon, o primeiro a ser realizado no Câmpus Formosa. Estão à frente, estudantes de TADS. Trata-se de uma maratona em que os participantes se reúnem em um período limitado de tempo, a fim de solucionar problemas e criar soluções inovadoras para questões específicas.

Exemplo da criação de jogos com Scratch

Este será um hackathon de desenvolvimento de jogos em Scratch com a temática de desenvolvimento sustentável, com duração de quatro dias. Os participantes terão a tarefa de criar jogos usando a plataforma de programação visual chamada Scratch, que é uma linguagem de programação desenvolvida para ensinar programação a crianças e iniciantes, usando blocos de arrastar e soltar para criar scripts. “Nós escolhemos ela justamente por ser mais amigável, para que qualquer um possa participar. Talvez, em uma próxima edição, usaremos alguma game engine mais avançada”, declarou um dos organizadores, o estudante de TADS Erik Takeshi Miúra.

A maratona será aberta à participação de estudantes, entusiastas da tecnologia e desenvolvedores iniciantes, e terá início no dia 23 de outubro, às 8h, com a abertura e a formação das equipes. Outros momentos do Hackathon estão disponíveis ao longo da semana para os participantes: oficina de Scratch e mentoria; desenvolvimento, mentoria e acompanhamento no laboratório e, por fim, a conclusão e a premiação. “ É uma ótima maneira de promover a criatividade, a colaboração e o aprendizado de programação. Também oferece a oportunidade de competir com outras equipes e mostrar suas habilidades de criação de jogos em um ambiente divertido e desafiador”, enfatizou o organizador.

Eventos paralelos

Na semana da Secitec ocorrem simultaneamente outros eventos. Nos dias 25 e 26 de outubro, das 16h às 18h, os estudantes que já passaram pelo Câmpus irão se reunir virtualmente no I Encontro de Egressos de Saneamento e III Encontro de Egressos de Biotecnologia. Na noite do dia 25 de outubro, haverá o X Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT Local) e a Mostra de Extensão, que serão realizados juntos, em local externo ainda a ser definido pela Comissão Organizadora.

No dia 26 de outubro, será a vez do IX Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé, tradicional competição do curso superior de Bacharelado em Engenharia Civil e do Técnico Integrado em Edificações. Na sexta, 27, pós-evento, chegarão ao Câmpus estudantes das escolas formosenses para o Conhecendo o IFG 2023.

A XIV Secitec do Câmpus Formosa conta com recursos oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Chamada Pública nº 1/2023, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Clique na imagem para ampliar

Clique aqui para realizar sua inscrição

Acesse a página do evento no site do IFG/Câmpus Formosa.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa