Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
#CPGoiás

Equipe do Câmpus Goiânia compartilha conhecimento durante a Campus Party Goiás 

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 16h05 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 09h09

Somente nesta quinta-feira, 5 de setembro, cinco atividades foram ministradas por alunos e professores do Câmpus. A programação continua até domingo

Estudantes de diversas instituições puderam conferir projetos e pesquisas desenvolvidos pelo IFG no evento
Estudantes de diversas instituições puderam conferir projetos e pesquisas desenvolvidos pelo IFG no evento

Os quase 38º C de um setembro seco de Goiânia não foram suficientes para barrar a sede por conhecimento de uma comunidade composta por alunos de diversas instituições do Estado que estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 5, na primeira edição goiana da Campus Party. Essa data específica ficou conhecida como #IFGDay devido à presença de mais de 500 pessoas ligadas ao Instituto Federal de Goiás (IFG) visitando e apresentando seus projetos, palestras e workshops no evento que é considerado o maior do mundo quando o assunto é tecnologia e inovação.

Da comunidade acadêmica do Câmpus Goiânia, foram cinco atividades realizadas apenas nessa quinta-feira. Dentre elas, o workshop do egresso Estevão Fonseca Veiga, que compartilhou seu conhecimento sobre o uso do Linux embarcado e sua aplicabilidade em IOT (internet of things ou internet das coisas). Graduado em Engenharia de Controle e Automação e com especialização em Prédios Inteligentes, ambos pelo IFG – Câmpus Goiânia, Estevão contou sua trajetória de pesquisa com ferramentas abertas para o desenvolvimento e manipulação de vants (ou drones) capazes de facilitar o jeito de fazer diversas ações, dentre elas, o monitoramento em lavouras. Para o pesquisador, apostar em placas, arquiteturas de programação que utilizam o Linux embarcado é uma forma de democratizar o desenvolvimento de ferramentas, como drones entre outras tecnologias.

Ainda enquanto aluno de graduação do Câmpus Goiânia, Estevão teve a oportunidade de participar de outras edições da Campus Party, levando o início da sua pesquisa com softwares e hardwares livres. Nesta mesma época, ele também teve a oportunidade de desenvolver sua curiosidade sobre o mundo tecnológico no Laboratório de Robótica da Instituição, o Gynbot, que também estava presente na primeira Campus Party Goiás. O Gynbot reúne estudantes do ensino médio e de cursos de graduação apaixonados por robótica no Câmpus Goiânia do IFG.

Estevão ministrou worshop sobre a influência de softwares e hardwares livres no desenvolvimento de projetos
Estevão ministrou worshop sobre a influência de softwares e hardwares livres no desenvolvimento de projetos

 

Após o workshop ministrado por Estevão, seus colegas veteranos de Campus Party, membros do Gynbot, iniciaram palestra no espaço Talks Worshop Games intitulada Impressão 3D de A a Z. Os estudantes Joiro Gomes, Julyelly Roberta de Sousa e Douglas de Oliveira falaram sobre as primeiras impressões 3D, como ela tem funcionado nos dias atuais e deram dicas sobre como ter sua própria impressora 3D, utilizando material biodegradável e de fácil acesso.

Para o estudante do curso técnico integrado em Eletrônica do Câmpus Goiânia e membro do Gynbot, Joiro Gomes, estar na Campus Party Goiás como palestrante é algo que exige muita responsabilidade. Ele avalia que a edição do evento em Goiânia começou com pique total e que a troca de conhecimentos é a marca de quem passa pela experiência Campus Party. “O mais interessante do evento são as pessoas que vão agregando informação, trazendo conteúdo. Por exemplo, nós vamos passar a nossa experiência dentro do Gynbot do IFG, passar esse conteúdo para frente. Em 2017 (primeira vez que participou de uma Campus Party) eu ainda era leigo. Vim para a Campus e aprendi bastante coisa. Agora eu quero passar o que aprendi também. Acho que o mais maravilhoso da Campus Party é isso: você pegar o conhecimento, passar ele, muita coisa que você pode aprender aqui dentro e o contato com pessoas que estudam o mesmo que você ou algo completamente diferente. Isso é muito bom para o estudante”, conclui.

 

Joiro Gomes aproveitou sua experiência como participante de outras edições da Campus Party para ministrar palestra sobre Impressora 3D
Joiro Gomes aproveitou sua experiência como participante de outras edições da Campus Party para ministrar palestra sobre Impressora 3D

 

Data Science

Outro tema abordado pela equipe do Câmpus Goiânia durante o #IFGDay na Campus Party Goiás foi a Ciência de Dados. O professor Otávio Calaça participa do subevento dentro da campus, chamado Python Cerrado. Nele serão levantados diversos assuntos relacionados à linguagem de programação Python, que é uma das favoritas no mundo da Tecnologia da Informação e bastante utilizada por empresas Nasa e Google.

Professor Otávio Calaça vai abordar o tema Data Science em diversas atividades durante a Campus Party Goiás
Professor Otávio Calaça vai abordar o tema Data Science em diversas atividades durante a Campus Party Goiás

 

Pela sua simplicidade, ela está relacionada à Ciência de Dados (Data Science). Calaça explica que o estudo científico dos diversos dados de usuários no universo web é responsável, dentre outras coisas, pelas recomendações que normalmente são sugeridas quando um usuário acessa internet. “Quando você usa o Whatsapp e ele te sugere uma palavra depois daquela que você colocou, aquilo é Ciência de Dados. Quando você recebe um e-mail do Netflix falando sobre um filme que você poderia gostar de assistir, aquilo é Ciência de Dados. Toda essa análise que a gente faz com os dados que a gente tem hoje, que não são poucos, a gente pode chamar de Ciência de Dados”, explica.

O professor esclarece que na Ciência de Dados as informações são estudadas com metodologia científica e, por isso, é bem mais profunda que a análise de dados. Por meio dessa ciência, empresas obtém informações privilegiadas sobre seus potenciais consumidores e, por isso, é um ramo com bastante demanda de mercado. “Nos últimos anos isso tem ficado comercial, ou seja, empresas estão contratando pesquisadores para fazer esse estudo”, ressalta.

Além do professor, a estudante do curso de Sistemas de Informação do Câmpus Goiânia, Raquel Pereira de Alcântara também ministrou palestra sobre Data Science durante a tarde desta quinta-feira, 5 de setembro, na Campus Party Goiás.

Raquel Pereira, do curso de Sistemas de Informação do Câmpus Goiânia, também falou sobre Ciência de Dados na #CPGoiás
Raquel Pereira, do curso de Sistemas de Informação do Câmpus Goiânia, também falou sobre Ciência de Dados na #CPGoiás

 

Visibilidade

A participação ativa do IFG na primeira Campus Party Goiás, segundo o embaixador include do evento, Sanderson Oliveira de Macedo (Sandeco), que é professor do Câmpus Goiânia, ajuda a mostrar para a sociedade o que IFG tem a contribuir quando o assunto é pesquisa. “É colocar o IFG na visibilidade que lhe é de direito. Nós temos grandes projetos, grandes ideias. A gente resolve problemas reais da sociedade. A Campus Party é um espaço ideal para a gente mostrar para a sociedade o que a gente está fazendo, que os nossos alunos estão aprendendo e se divertindo”, reforça.

Durante a programação, Sandeco falou também sobre as oportunidades no mundo do empreendedorismo ofertado pelo programa Células Empreendedoras, que mobiliza estudantes de instituições de ensino a pensarem soluções tendo como foco um problema real da sociedade, utilizando para isso criatividade e inovação. “Problemas sempre vão existir e o Células ensina isso: como identificar um problema e como tratar e encontrar soluções para ele. Mostrar como tecnologicamente ele pode aplicar para resolver problemas reais da sociedade”, conclui.

A participação do Câmpus Goiânia na Campus Party Goiás continua até o dia 8 de setembro, cujas atividades estão concentradas no estacionamento do Shopping Passeio das Águas. Para saber mais detalhes, acesse a programação: http://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/14771-campuspartyifg

 

Confira mais imagens no nosso Facebook.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página