Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
RETORNO PRESENCIAL

Plano de ação para retorno gradual às atividades presenciais é aprovado pelo Concâmpus Goiânia

Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 10h22 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 15h38

Documento traz informações sobre como as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas poderão ser realizadas, com base em índices de saúde e de biossegurança

imagem sem descrição.

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás disponibilizou o Plano de ação local para retorno seguro e gradual das atividades presenciais acadêmicas e administrativas. O documento foi aprovado pelo Conselho do câmpus, Concâmpus Goiânia, em reunião extraordinária no dia 3 de dezembro. O plano, bem como a Resolução 2/2021-CP-Goiânia que o aprova, estão disponíveis na página do Concâmpus. Conforme foi informado durante reunião com a comunidade acadêmica, a implementação do plano ocorre 15 dias após sua aprovação pelo Concâmpus, levando em consideração as avaliações da Comissão de Operacionalização e do Comitê de Acompanhamento Covid-19 do câmpus. 

O plano foi construído pela comunidade acadêmica e submetido ao Conselho de Câmpus, observando o Plano de ação geral para o retorno seguro e gradual das atividades presenciais acadêmicas e administrativas no IFG, no qual está disposto que caberá a cada câmpus a construção do seu próprio plano de ações para o retorno.

Com isso, o documento indica a forma como as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas poderão ser realizadas, baseadas nos Índices de Saúde Globais (ISG) e nas proposições das atividades gerais sugeridas no Plano Geral e complementadas com as atividades específicas construídas pela Comissão Local, com a participação da comunidade acadêmica e baseadas nos diagnósticos realizados referentes às condições acadêmicas, administrativas e estruturais do câmpus.

No plano encontram-se os princípios e pressupostos, objetivos, metodologia, dados gerais locais, diagnósticos das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, ações prioritárias e grupos prioritários a serem atendidos. Além disso, na página 60, é possível encontrar o quadro contendo a relação de indicadores que poderão nortear o retorno gradual às atividades presenciais, conforme Resolução Consup nº 118/2021.

Nesse quadro, aparecem quatro fases: vermelha (atividades não presenciais), laranja (retorno de algumas atividades acadêmicas e administrativas presenciais), amarela (ampliação das atividades acadêmicas e administrativas presenciais) e verde (retorno presencial de todas as atividades acadêmicas e administrativas).

Para cada fase, são levados em consideração indicadores comunitários de saúde e capacidade de atendimento do Sistema de Saúde, como a situação do indicador do risco para Covid-19 na região de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, na semana; e índice de vacinação da população no município.

Também são avaliados os indicadores de biossegurança na Instituição, como a vacinação de profissionais de educação e da comunidade acadêmica; e atendimento aos critérios mínimos de biossegurança na unidade de acordo com quadro que será preenchido e acompanhado pela Comissão de Operacionalização do Câmpus Goiânia. Essa comissão será responsável por acompanhar a execução do planejamento administrativo e pedagógico indispensável à consolidação do processo de mudança de fases, com base nos indicadores de biossegurança estipulados no plano.

Confira o Plano de ação local para retorno seguro e gradual das atividades presenciais acadêmicas e administrativas do Câmpus Goiânia.

Acesse a reunião junto à comunidade acadêmica quando foi apresentado o Plano de Ação Local para retorno seguro e gradual das atividades presenciais acadêmicas e administrativas.

Mais informações na página do Concâmpus Goiânia.

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG. 

Fim do conteúdo da página