CELEBRAÇÃO

Estudantes promovem comemoração pelos 10 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 13h15 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 08h06

A iniciativa foi promovida pelo Centro Acadêmico do curso (@caeasifg)

Servidores e estudantes posam para foto após palestra no Teatro do IFG

Em 19 de março de 2013, o site do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) noticiava a aula inaugural do novo curso da instituição: o Bacharelado em Engenharia Ambiental. 10 anos depois, estudantes e servidores vinculados ao curso comemoram uma década de desafios superados e de importantes conquistas, como a consolidação dessa engenharia que é uma das mais bem avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, com conceito 4 (Inep, 2019).

As celebrações iniciaram com uma exposição de artes no hall da Cinemateca. Foram expostos quadros feitos com fragmentos da natureza, como cápsulas secas de árvores, fibras vegetais, galhos e sementes encontradas na natureza. As obras são produzidas pelo professor Viniciu Fagundes (@estudio_tutoia). Também foram expostas obras compostas a partir de pedaços de madeiras, feitas pelo artesão Hanilson Silva (@hanilsonsilva) e artes produzidas com sucatas, concebidas pelas mãos do artista Júlio Sousa (@jsousaarte).

Palestra aborda atuação profissional na área de meio ambiente.

No Teatro do IFG foi promovida a palestra "A trajetória do profissional ambiental na mitigação das mudanças climáticas", onde o engenheiro ambiental e sanitarista Marcelo Jardim tratou de pautas ambientais e sociais, abordando os desafios atuais da sociedade na área de meio ambiente e as contribuições do profissional para mitigar os impactos causados a partir da ação humana.

O evento foi encerrado com o plantio de uma muda de árvore no Parque Mutirama – em 2013 também houve o plantio de três palmeiras azuis no pátio do câmpus.

João Messias (egresso da 1ª turma) e Dalton Soares (1º colocado do último processo seletivo: 2023/1) são escolhidos para plantar a árvore no parque

Sobre o curso

Inicialmente, o bacharelado foi concebido como Engenharia Ambiental, mas em 22 de fevereiro de 2016, o Conselho Superior do IFG autorizou a mudança de nomenclatura para a atual Engenharia Ambiental e Sanitária, congregando o setor de saneamento, área em que a Instituição conta com cerca de 40 anos de experiência.

De acordo com o Guia de Cursos, o bacharelado se debruça sobre os diversos aspectos da degradação do meio ambiente e suas consequências sociais e econômicas para o mundo, e busca formar profissionais que sejam capazes de amenizar problemas e responderem às demandas ambientais.

O engenheiro ambiental e sanitarista trabalha com diferentes sistemas de controle de poluição, especialmente em serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos domésticos e industriais e na gestão integrada do lixo. Esse profissional também atua no gerenciamento de áreas contaminadas, no licenciamento ambiental de empreendimentos poluidores, na concepção, projeto, implantação e operação de sistemas de monitoramento e conservação do solo, água e ar, bem como realiza perícias e avaliações de impactos ambientais.

Saiba mais sobre o curso.
Confira mais fotos do evento
Leia mais sobre a fundação do curso no banco de notícias.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG