Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
DEMOCRATIZAÇÃO

Diretoria-Geral do Câmpus Goiânia destina salas exclusivas para uso de entidades estudantis

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 16h31 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 10h15

Os espaços devem ser usados para realização de atividades de interesse acadêmico e sem fins lucrativos

Serão três centros acadêmicos funcionando no período matutino, três no vespertino e dois no noturno, obedecendo aos horários dos cursos
Serão três centros acadêmicos funcionando no período matutino, três no vespertino e dois no noturno, obedecendo aos horários dos cursos

Nesta quarta-feira, 31 de maio, estudantes que representam os centros acadêmicos de cursos superiores se reuniram com a Diretoria-Geral do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) para definir o uso de salas destinadas exclusivamente para abrigar as sedes das representações estudantis. A pauta atende uma antiga reivindicação das entidades estudantis.

O sorteio para destinação das salas foi realizado pela diretora-geral, professora Adriana dos Reis, e contou com a presença das seguintes representações: Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental, Centro Acadêmico de Engenharia de Controle e Automação, Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica, Centro Acadêmico de Engenharia Civil, Centro Acadêmico do Bacharelado em Turismo, Centro Acadêmico da Licenciatura em Letras, Centro Acadêmico da Licenciatura em História e Centro Acadêmico da Licenciatura em Física. Essas agremiações foram habilitadas por comprovarem regularidade, conforme estabelece o regulamento para outorga e uso dos espaços físicos para entidades estudantis, aprovado pelo Conselho do Câmpus Goiânia e publicado com a Resolução nº 3 de 11 de maio de 2023.

A destinação desses espaços representou um desafio para a gestão, uma vez que o Câmpus Goiânia tem limitação para que novas edificações sejam construídas, em virtude de ter parte do prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 


Reunião entre gestão e representantes das entidades estudantis ocorreu na manhã desta quarta-feira, 31 de maio

Mesmo diante das dificuldades, a Diretoria-Geral do Câmpus Goiânia comemorou a democratização desses espaços junto às representações estudantis, uma vez que isso atende uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFG. “Isso vai ampliar as possibilidades das ações políticas institucionais, a melhoria principalmente dos cursos, para que melhorem os espaços físicos específicos dos cursos. [...] Os espaços são para que eles se organizem para participar das ações políticas institucionais”, acredita a diretora-geral, professora Adriana dos Reis.

Ela complementa que a destinação das salas para os centros acadêmicos pode facilitar o trabalho desenvolvido pelos estudantes e o diálogo da Instituição com os representantes estudantis. “Agora eles têm um endereço […] Sabendo quais os horários que eles vão estar aqui, quais são os cursos, isso vai facilitar muito nessa dinâmica e acredito que, com isso, vai incentivar que outros CAs se constituam”. Nesse sentido foi a conclusão do estudante Adriano Bonfim, da coordenadoria de Integração Estudantil do CA de Letras: “é um dos fatores que emancipam mais a gente como CA, pelo fato de a gente ser o primeiro CA de Letras da universidade. Então ter esse espaço é muito importante para a gente, até mesmo para que (o centro acadêmico) seja mais legitimado”, afirma o aluno. 

Arthur Ramos da Conceição, do 6º período de Licenciatura em História e diretor de assuntos acadêmicos do CA do curso, também acredita que destinar uma sede para as representações estudantis ajuda a legitimar o trabalho realizado por essas organizações. “A gente vê com muito bons olhos essa disposição que a diretoria teve de procurar e sentar junto com os centros acadêmicos para dialogar[…] Para nós é muito importante, não é só uma sala, no sentido burocrático da coisa. Ela acaba sendo uma referência de uma atuação dos movimentos sociais dentro do câmpus, uma referência não só política, mas uma referência presencial mesmo para quando o estudante tiver algum problema, ele saiba procurar o centro acadêmico. Ele sabe onde vai estar as demandas, onde vai estar acontecendo os encontros”. Arthur frisou ainda que é importante a ocupação, pelas representações estudantis, em outras esferas institucionais, no que diz respeito aos conselhos representativos, como Concâmpus e Consup, bem como nas pautas culturais que movimentam o câmpus. 


Estudantes membros dos Centros Acadêmicos e diretora-geral do Câmpus em frente ao local onde ficam as salas destinadas às entidades representativas 

Localização dos espaços e uso

As salas dos centros acadêmicos estão localizadas em frente ao Miniauditório Demartin Bizerra, onde funcionava a estrutura antiga da coordenação de cursos e do protocolo. O espaço passou por uma reforma e conta com seis salas, que deverão ser compartilhadas entre as entidades que representam os estudantes de graduação. As Atléticas, Ligas e outras formas de associação estudantil serão situadas no âmbito dos espaços ocupados pelos centros acadêmicos de seus respectivos cursos. O Grêmio Estudantil teve o uso do espaço regulamentado e continuará ocupando a sala T-104, localizada próxima à entrada dos alunos.

Cada sede de entidade estudantil tem previsão de ser equipada com duas mesas, dois computadores, oito cadeiras, quadro de parede, armário e ar-condicionado. Outros móveis e equipamentos poderão ser cedidos, conforme disponibilidade de recursos do câmpus. As entidades estudantis também podem personalizar as salas e incluir mobiliários, desde que as adequações sejam feitas com recursos próprios e preserve o patrimônio público. A sala destinada ao Grêmio Estudantil possui algumas restrições para instalação de equipamentos e de uso por estar localizada no bloco tombado pelo Iphan.

As salas serão equipadas e a ocupação dos locais ocorrerá gradativamente, com a entrega das chaves até o final de junho, priorizando as entidades que não possuem espaços. Nos próximos dias serão emitidos os termos de permissão e uso dos espaços, assinados pela Gerência de Manutenção e Administração (GAM) e pelos representantes legais das entidades. Após a entrega das chaves, as entidades estudantis farão uma vistoria nas salas.

Além dessas salas, as entidades estudantis poderão requerer outros espaços para uso momentâneo com finalidade de realizar reuniões, assembleias e audiências públicas, por exemplo. A solicitação deve ser formalizada junto ao Gabinete da Diretoria-Geral.

As novas cessões para uso do espaço poderão ser feitas a cada ano para contemplar outras agremiações, conforme estabelecido no Capítulo III do Regulamento da outorga e do uso dos espaços do Câmpus destinados à sede das entidades estudantis.


 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página