Secitec 2023

Inscrições abertas para participantes da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 12h03 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 08h09

Estudantes e servidores do IFG e mais pessoas da comunidade externa podem se inscrever na programação até o dia 21 de outubro

Secitec 2023 do Câmpus Goiânia do IFG ocorrerá de 16 a 21 de outubro.

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) abre as inscrições para participantes da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023, que ocorrerá de 16 a 21 de outubro, no câmpus. As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico, disponível no site do evento: http://eventos.ifg.edu.br/secitecgoiania/inscricoes/

Nesta edição da Secitec, a temática é: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, alinhado ao tema da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com atividades em todo o país.

Faça a sua inscrição

Estudantes e servidores do IFG e também pessoas da comunidade externa podem se inscrever para participar da programação da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet por meio do link de inscrição no Sugep. O prazo de inscrição para participantes do evento vai até o dia 21 de outubro.

Sobre a Secitec
A Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do Câmpus Goiânia do IFG tem por objetivo abrir as portas da Instituição para que, além de alunos e servidores, a comunidade externa conheça os cursos, os projetos, a estrutura física, os programas e as pesquisas desenvolvidos no âmbito do câmpus. O evento visa fortalecer as ações institucionais de caráter social, tecnológico, artístico, cultural e esportivo no Câmpus Goiânia. A Secitec ocorre desde a sua primeira edição, no ano de 2010, no Câmpus Goiânia do IFG.

A Secitec 2023 do Câmpus Goiânia alinha-se também ao objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A SNCT ocorre sempre no mês de outubro em todo o Brasil e tem por objetivo mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Em 2023, a SNCT completa 20 anos de sua institucionalização no calendário nacional. O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Saiba mais sobre a 20ª SNCT: https://semanact.mcti.gov.br/.

Programação
Durante seis dias de evento, os inscritos na Secitec 2023 poderão participar de palestras, minicursos, oficinas, comunicações orais, rodas de conversas, tendas temáticas, visitas aos laboratórios e experiências inclusivas. Além disso, haverá apresentações artísticas e culturais abertas ao público. Somente para os minicursos e as oficinas a participação é limitada conforme o número de vagas disponível no ato da inscrição.

Durante a Secitec 2023, o Câmpus Goiânia do IFG receberá caravanas de estudantes de algumas escolas públicas convidadas para edições especiais do projeto Conhecendo o IFG, no Câmpus Goiânia. Os estudantes das escolas convidadas participarão de visitas guiadas aos laboratórios, à biblioteca, ao ginásio e outros espaços utilizados para o ensino, a pesquisa e a extensão no Câmpus Goiânia.

Eventos integrados

Neste ano, a Secitec 2023 ocorre simultaneamente a outros eventos integrados no Câmpus Goiânia do IFG. Os eventos integrados à Secitec 2023 do Câmpus Goiânia do IFG são:
• 14ª Semana da Licenciatura em Matemática (Semat) – 17 a 19 de outubro. Site da 14ª Semat: https://eventos.ifg.edu.br/semat/
• Semana da Química 2023– 17 a 20 de outubro, com o tema: “Química para o Desenvolvimento Sustentável”.
• V Semana de Letras– 17 a 19 de outubro, com o tema: “Linguagens, (Cons)Ciência e Arte.
• V Semana da Física –17 a 19 de outubro, com o tema: “Inovação e Tecnologia para um Mundo Sustentável”.

As programações dos eventos integrados apresentam temáticas relevantes e com atividades abertas a estudantes e servidores do IFG e também à comunidade externa. Neste primeiro momento, foram abertas as inscrições apenas para as atividades da programação geral da Secitec 2023 e da Semana de Química 2023,  os demais eventos integrados abrirão as atividades de forma programada. Os inscritos receberão certificados com horas correspondentes às atividades realizadas.

Aulas durante a Secitec

De acordo com o Memorando-Circular n°72/2023 emitido pela Diretoria-Geral, as atividades letivas regulares, que ocorrem das 10h30 às 18h, serão substituídas pelas atividades da Secitec e eventos relacionados entre os dias 16 e 21 de outubro. Os professores deverão direcionar os alunos para participarem das diversas atividades complementares à sua formação.

Leia mais no comunicado publicado no site do Câmpus Goiânia: http://www.ifg.edu.br/component/content/article/163-ifg/campus/goiania/comunicados-campus-goiania/36113-alteracao-aulas-secitec

Serviço
Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023 do Câmpus Goiânia
Data: 16 a 21 de outubro.
Local: Câmpus Goiânia do IFG (Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia-GO).
Inscrições pelo linkhttps://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/0946a258-94d9-4caa-9e51-d117362c25f5/inscricao
Programação e mais informações no site da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia: http://eventos.ifg.edu.br/secitecgoiania/

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG