Secitec

Programação da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia começa na próxima segunda-feira, 16

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 11h21 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 12h08

A solenidade de abertura do evento ocorrerá a partir das 9 horas no Teatro do IFG, no Câmpus Goiânia

As inscrições para participantes da Secitec 2023 podem ser realizadas até o dia 21 de outubro. As vagas em oficinas e minicursos são limitadas.

De 16 a 21 de outubro, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza a Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023. A solenidade de abertura do evento ocorrerá a partir das 9 horas da próxima segunda-feira, 16 de outubro, no Teatro do IFG. As inscrições para os participantes podem ser feitas até o dia 21, exclusivamente pelo formulário eletrônico, disponível no site do evento: eventos.ifg.edu.br/secitecgoiania/

A programação da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia iniciará com a palestra: “O Clima e a Sustentabilidade”, que será proferida por Luciana Vilardo de Freitas Figueras, que é advogada e cientista política e também diretora de relações institucionais e governamentais na Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis (CONATREC), consultora na pauta do clima e mercado de carbono no Instituto Giro e coordenadora do Eixo Economia Circular no Plano de Transição Ecológica do Governo Federal, pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente.

Confira a programação

Na edição 2023 da Secitec do Câmpus Goiânia, a temática principal do evento é: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, que se alinha ao tema da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com atividades em todo o país entre os dias 16 e 22 de outubro.

No Câmpus Goiânia do IFG, a programação da Secitec 2023 contempla várias atividades nas mais diversas áreas do conhecimento. Durante o evento, estudantes e servidores do IFG e também pessoas da comunidade externa podem tomar conhecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na unidade, além de prestigiarem as apresentações artísticas e culturais.

Para participar da Secitec 2023, os interessados precisam fazer a inscrição pelo formulário eletrônico. A programação da Secitec 2023 reúne palestras, minicursos, oficinas, comunicações orais, rodas de conversas, visitas às tendas temáticas, aos laboratórios do câmpus e experiências inclusivas. A participação é gratuita e aberta. Apenas para os minicursos e as oficinas, as vagas para os participantes são limitadas. Os inscritos no evento receberão os materiais para os participantes, que serão distribuídos no hall em frente ao auditório Demartin Bizerra da Silva, no Câmpus Goiânia do IFG.

Eventos integrados
A Secitec 2023 ocorre simultaneamente aos seguintes eventos integrados no Câmpus Goiânia:

• 14ª Semana da Licenciatura em Matemática (Semat) – 17 a 19 de outubro: https://eventos.ifg.edu.br/semat/
• Semana da Química 2023 – 17 a 20 de outubro, com o tema: “Química para o Desenvolvimento Sustentável”.
• V Semana de Letras – 17 a 19 de outubro, com o tema: “Linguagens, (Cons)Ciência e Arte.
• V Semana da Física –17 a 19 de outubro, com o tema: “Inovação e Tecnologia para um Mundo Sustentável”.

As programações dos eventos integrados também são abertas a estudantes e servidores do IFG e à comunidade externa. As inscrições nas atividades ofertadas pelos eventos integrados também são realizadas pelo mesmo formulário eletrônico de inscrição na Secitec 2023 do Câmpus Goiânia. Os inscritos receberão certificados com horas correspondentes às atividades realizadas.

Conhecendo o IFG
Durante a Secitec 2023, o Câmpus Goiânia receberá a visita de estudantes de algumas escolas públicas convidadas para edições especiais do projeto Conhecendo o IFG, entre os dias 16 e 20 de outubro, das 8h às 21h. Os estudantes das escolas convidadas participarão de visitas guiadas aos laboratórios, à biblioteca, ao ginásio e outros espaços do Câmpus Goiânia.

Aulas durante a Secitec
De acordo com o Memorando-Circular n°72/2023 emitido pela Diretoria-Geral do Câmpus Goiânia do IFG, as atividades letivas regulares, que ocorrem das 10h30 às 18h, serão substituídas pelas atividades da Secitec e eventos integrados de 16 a 21 de outubro. Os professores deverão direcionar os alunos para participarem das diversas atividades complementares à sua formação. Leia mais no comunicado publicado no site do Câmpus Goiânia: http://www.ifg.edu.br/component/content/article/163-ifg/campus/goiania/comunicados-campus-goiania/36113-alteracao-aulas-secitec

Serviço

Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023 do Câmpus Goiânia
Data: 16 a 21 de outubro.
Local: Câmpus Goiânia do IFG (Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia-GO).
Inscrições pelo formulário eletrônicohttps://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/0946a258-94d9-4caa-9e51-d117362c25f5/inscricao
Programação e mais informações no site da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia http://eventos.ifg.edu.br/secitecgoiania/

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.