Secitec 2023

Câmpus Goiânia promove evento com atividades gratuitas voltadas à popularização da Ciência

Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 16h41 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 08h40

Em celebração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Brasil, a comunidade pode participar gratuitamente de diversas experiências que mostram que há Ciência em todo o lugar

A programação da Secitec 2023 do Câmpus Goiânia do IFG segue até o dia 21 de outubro, com atividades de promoção das Ciências e das Artes.

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) realiza a Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023 até o dia 21 de outubro. No evento, a comunidade pode participar de diversas atividades, como palestras, oficinas e minicursos e também conferir os estandes com experimentos científicos e educativos.

Na Secitec 2023, são realizadas também apresentações culturais e artísticas no pátio do Câmpus e no Teatro do IFG. A participação no evento é aberta ao público e os interessados podem se inscrever pelo site da Secitec 2023 (eventos.ifg.edu.br/secitecgoiania) para receber o certificado de participação.

Veja as fotos da Secitec 2023

Todo lugar tem Ciência
A Secitec 2023 do Câmpus Goiânia do IFG trata-se de um evento que visa promover atividades científicas gratuitas e abertas à comunidade e tem como tema principal: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Essa temática é a mesma eleita para a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com atividades em todo o Brasil entre os dias 14 e 22 de outubro.

No dia 19 de outubro, celebra-se o Dia Nacional da Inovação e, para comemorar esta data, o Câmpus Goiânia do IFG promove, durante a Secitec 2023, uma grande feira de ciências, com tendas abertas ao público que apresentam experimentos nas áreas de Matemática, Física, Química, Meio Ambiente, Engenharia, Astronomia e outros campos do conhecimento.

Cultura

Grupo de Metais se apresentou na solenidade de abertura da Secitec 2023, no Teatro do IFG, no Câmpus Goiânia.

Além das atividades científicas, os participantes da Secitec 2023 podem conferir apresentações musicais com grupos artísticos integrados por estudantes e professores do Câmpus Goiânia do IFG. No dia 18 de outubro, é a vez do Coro de Licenciatura em Música se apresentar para o público, às 14h30, no palco aberto, que fica no pátio do Câmpus Goiânia do IFG.

No dia 19 de outubro, a Banda Sinfônica Nilo Peçanha do IFG realiza ensaio de seu concerto, às 13 horas, no pátio do Câmpus Goiânia, sob a regência dos maestros e professores Marcelo Alves e Marshal Gaioso. Na sexta-feira, dia 20, haverá apresentação do Choro do IFG, ao meio-dia, no pátio do Câmpus Goiânia. Além dessas apresentações, ocorrerão outras atividades, como oficinas e aulas abertas da área de Música para os participantes da Secitec 2023. Toda a programação cultural, promovida pela Coordenação de Artes do Câmpus Goiânia do IFG, pode ser consultada também pelo perfil @choroifg no Instagram.

De 17 a 20 de outubro, o Teatro do IFG recebe apresentações do espetáculo “Ensaios de Esperando Godot”, inspirado na obra do dramaturgo irlandês Samuel Beckett. O enredo da peça teatral mostra a vida de dois personagens, Vladimir e Estragon, palhaços metafísicos como foram nominados pelo seu criador, que se encontram em uma beira de estrada, tentando passar o tempo que parece não passar. O espetáculo se refere aos dilemas da vida e os aspectos tortuosos da incoerência cotidiana. A entrada no espetáculo “Ensaios de Esperando Godot” é gratuita e os interessados podem retirar os ingressos pelo Sympla

Serviço
Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023 do Câmpus Goiânia
Data: 16 a 21 de outubro.
Local: Câmpus Goiânia do IFG (Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia-GO).
Programação e mais informações no site da Secitec 2023: http://eventos.ifg.edu.br/secitecgoiania/.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.