ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Abertas inscrições nos Programas de Auxílios Financeiros Estudantis para alunos em situação de vulnerabilidade

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 07h34 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 10h55

São ofertados oito diferentes auxílios para todos os alunos do câmpus com renda familiar mensal per capita de 1,5 salário mínimo

Estão abertas as inscrições para o Edital 002/2023, que visa a concessão de oito diferentes auxílios para estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e dos cursos superiores que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Todos os alunos regularmente matriculados nos cursos regulares e presenciais do Câmpus Goiânia Oeste e que pertençam à família com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem se inscrever. Para encontrar a renda familiar mensal per capita o aluno deve somar toda a renda bruta recebida pelo núcleo familiar e dividir o total encontrado pelo número de pessoas da família. O salário mínimo vigente atualmente no país é de R$ 1.320,00.

INSCRIÇÕES

As inscrições são para os estudantes ingressantes (calouros) ou para aqueles que nunca participaram dos Editais de Assistência Estudantil. Os estudantes veteranos inscritos nos Programas do Edital de Recadastramento nº 004/2022, ou seja, que já são participantes de algum Programa de Auxílio Financeiro, poderão se inscrever também escolhendo auxílios com os quais eles ainda não são contemplados. Os estudantes terão até o dia 19 de junho para se inscreverem no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Para se inscrever, o aluno deverá preencher o questionário de caracterização socioeconômica constante no SUAP e anexar a documentação prevista nos Anexos I e II do edital. Os documentos precisam ser anexados no sistema ou enviados para o e-mail cae.goianiaoeste@ifg.edu.br,  na impossibilidade do envio do arquivo no sistema SUAP.

ATENÇÃO: É importante que os alunos LEIAM TODO o edital e em caso de dúvidas, entrem em contato com Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do Câmpus Goiânia Oeste.

Confira abaixo a descrição e o valor dos auxílios ofertados nesse edital são:

DESCRIÇÃO

VALOR

PARCELAS

Apoio Didático Pedagógico

Destinado aos (às) estudantes que necessitem de auxílio financeiro eventual para a aquisição de material didático, despesas com cursos de formação continuada e outras necessidades de apoio didático pedagógico

1

Auxílio Alimentação

Destinado aos (às) estudantes de cursos presenciais com matrícula e frequência regular, para atender as necessidades de alimentação básica do estudante, principalmente aqueles em situação de desigualdade socioeconômica.

Auxílio Criança

Destinado aos (às) estudantes de cursos presenciais com matrícula e frequência regular, que se apresentem em situação de desigualdade socioeconômica e não tenham com quem deixar seus filhos com idade de 0 (zero) até 12 (doze) anos, durante os horários das aulas. O benefício tem como finalidade a diminuição da evasão dos estudantes, assim como favorecer a segurança e bem estar das crianças, evitando a permanência dessas nas salas de aula.

R$ 120,00  4

Auxílio Filho com Deficiência

Destinado aos (às) estudantes de cursos presenciais com matrícula e frequência regular, que possuem filhos com algum tipo de deficiência que necessitam de cuidados especiais e que se encontram em situação de desigualdade socioeconômica. O benefício tem como finalidade a diminuição da evasão dos estudantes, auxiliando nos cuidados do (a) filho (a), assim como favorecer sua segurança e bem estar.

R$ 240,00 4

Auxílio Moradia

Destinado, exclusivamente, aos (às) estudantes de cursos presenciais em situação de desigualdade socioeconômica, com matrícula e frequência regular, oriundos de outros municípios, estados ou regiões fora da localização do Câmpus, que não residem com a família nem possuem imóveis na zona urbana, na garantia de manutenção de moradia no município onde se localiza o Instituto Federal de Goiás.

6

Auxílio Permanência

Destinado a atender necessidades sociais básicas que interfiram na permanência e manutenção dos (as) estudantes dos Cursos Presenciais, viabilizando a permanência e êxito no processo formativo.

Auxílio Transporte

Destinado aos (às) estudantes de cursos presenciais em situação de vulnerabilidade social, com matrícula e frequência regular, que necessitem de auxílio financeiro para viabilizar o deslocamento da sua residência para os Câmpus e retorno à residência.

Vestuário Profissional

Uma única parcela destinado aos (às) estudantes que necessitem de auxílio financeiro eventual para aquisição de vestuário profissional para exercício de suas atividades acadêmicas.

1

Leia o EDITAL Nº 002/CÂMPUS GOIÂNIA OESTE/IFG/2023 - Auxílios da Política de Assistência Estudantil

Clique aqui para fazer o download dos anexos do edital em formato Word ou PDF.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.