Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Inclusão

Educação Bilíngue reúne especialistas de diferentes regiões do país em uma semana de palestras online

O evento é coordenado por professores do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG e tem início na segunda-feira, dia 15

  • Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 12h43
  • Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 16h12
Serão palestrantes, professores do IFG, IFBA, UFG, UFPA e UFRGS. Todas as apresentações serão feitas em Libras, com tradução simultânea em Português
Serão palestrantes, professores do IFG, IFBA, UFG, UFPA e UFRGS. Todas as apresentações serão feitas em Libras, com tradução simultânea em Português

Para promover discussões com diferentes visões sobre a interação entre professores e estudantes surdos, começa na segunda-feira, dia 15 de junho, a “Semana In Live com a Educação Bilíngue”, com foco no tema “Educação Bilíngue para Surdos: o conforto linguístico em processos de ensino e aprendizagem”. Serão cinco dias de palestras e debates envolvendo professores do Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenado por Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, coordenadora de polo do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Surdos (INES) e professora no curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG, e por Diego Leonardo Pereira Vaz, professor do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG, o evento está com inscrições abertas. As palestras serão todas proferidas em Libras, com tradução simultânea para o Português.

Para os organizadores da atividade, todo profissional da educação deve ter a preocupação sobre qual língua usar durante os processos de ensino e aprendizagem na educação bilíngue e também sobre como o educando surdo se sente ao vivenciar a educação adequada a suas especificidades. “Todo educando tem direito a ter seus estudos ministrados em uma língua que melhor expresse os conceitos e conteúdos que devem ser apreendido por ele, ou seja, em sua primeira língua (L1). Assim, tendo promovido esse ambiente linguístico favorável torna-se mais fácil o processo de aquisição da segunda língua (L2), ou seja, o Português escrito”, afirmam os professores no projeto de realização do evento. Eles destacam que o debate do tema visa não apenas à busca pelo conhecimento, mas, sobretudo, à promoção do bem-estar do aluno durante os processos de ensino e aprendizagem.

Serão realizadas cinco palestras, cujos temas e ministrantes podem ser conferidos abaixo e no link da programação. As apresentações serão de 15 a 19 de junho, sempre das 19 horas às 20h36min, com transmissão ao vivo pela plataforma YouTube, em canal criado especificamente para a Semana In Live com a Educação Bilíngue e ficarão disponíveis posteriormente também no canal do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG.

 

Participação e certificados

O evento tem como público-alvo alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG e do curso de Pedagogia EaD do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), mas é aberto à comunidade externa e a todas as pessoas interessadas no assunto. Para participar, basta acessar o link do canal.

Para receber certificado de participação, entretanto, é preciso estar inscrito no evento. A inscrição é feita via Sistema Unificado de Gestão de Pessoas (SUGEP/IFG). Durante as transmissões, será disponibilizado formulário de participação aos inscritos que estiverem online, para posterior emissão do certificado.

 

Programação

 

Dia 15 – segunda-feira

Libras como Língua de Instrução em sala de aula: empoderamento da língua e da pessoa surda

Alessandra  Campos Lima (UFG)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2120117499548337

Email: alessandracampos@ufg.br

 

Dia 16 – terça-feira

O papel do TILSP nos processos de Ensino e Aprendizagem na educação profissional

Erivaldo de Jesus Marinho (IFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1666504696507364

E-mail: erivaldomarinho@ifba.edu.br

 

Dia 17 – quarta-feira

Processo de Aquisição de Línguas em Crianças Surdas

Silvia Saraiva de França Calixto (UFG)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7437517460016810

Email: silviafrancacalixto@gmail.com

 

Dia 18 – quinta-feira

A Família e a Criança Surda: parceria imprescindível no processo de aquisição de L2

Uisis Paula da Silva Gomes (UFPA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6125418268267194 

Email: uisisgomes@gmail.com

 

Dia 19 – sexta-feira

Atelier Escola: espaço de múltiplas aprendizagens

Liliane Giordani (UFGRS)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0134759333882062

Email: liliane.giordani@ufrgs.br  

 

Intérpretes:

As palestras da Semana In Live com a Educação Bilíngue serão proferidas em Libras e terão tradução simultânea para Língua Portuguesa pelos professores Geane Feitosa, Thiago Cardoso Aguiar e Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, do IFG, pelo professor Luiz Cláudio da Silva Souza, da UFG, e por intérpretes de Libras do IFG.

  

Apoio:

Coordenação de Polo Curso de Pedagogia EaD do INES/IFG Campus Aparecida de Goiânia

Coordenação do Curso de Pedagogia Bilíngue do IFG Campus Aparecida de Goiânia

Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Campus Aparecida de Goiânia

Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do IFG Campus Aparecida de Goiânia (Gerência de Pesquisa e Extensão)

Coordenação de Tecnologia da Informação do IFG Campus Aparecida de Goiânia

 

Programação

Inscrições

Acesso às palestras

 

Coordenação de Comunicação Social / Campus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página