IFG discute caminhos para a internacionalização no próximo dia 3

Seminário faz parte da programação do Simpeex e interessados devem realizar inscrição específica

• Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 15h54
  • Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 16h02

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai realizar seu I Seminário de Internacionalização, tendo como tema central a internacionalização como um caminho para a educação por meio da cooperação. O evento será realizado no próximo dia 3, virtualmente, com atividades a partir das 8h40 e encerramento previsto para às 19 horas.

O Seminário de Internacionalização faz parte da programação do IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex) do IFG, mas com inscrições em separado. Elas podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2LW9XR9. A transmissão da programação será realizada pelo YouTube, no link: https://www.youtube.com/channel/UCAfJjzvsBRNh6ji17HGL4tw

Promovido pela Coordenação de Relações Internacionais, em conjunto com as Representações de Relações Internacionais nos Câmpus (RRICs), o seminário tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica o conceito de internacionalização e algumas atividades já desenvolvidas pelo IFG. A ideia dos organizadores é mostrar as várias possibilidades da internacionalização e instigar a participação da comunidade acadêmica nas ações e projetos.

Programação

A programação do seminário é composta por palestras, mesas-redondas e relatos de experiências de estudantes que vivenciaram a internacionalização. Abrindo as atividades, às 8h40, a Coordenação de Relações Internacionais vai expor como está o IFG no contexto da internacionalização. Em seguida, será realizada a abertura oficial do seminário e, na sequência, a palestra magna, como o tema “Internacionalizando a educação; quebra de paradigmas”.

Ainda pela manhã, serão realizadas discussões sobre o ensino da Língua Portuguesa como caminhos para a internacionalização e o acolhimento e também sobre oportunidades de estudos nos Estados Unidos.

À tarde, serão realizadas duas mesas-redondas, duas palestras e a roda de conversa, com os relatos de estudantes que tiveram experiências no exterior. As mesas-redondas terão como temas: “Encontro entre culturas e discursos em textualizações literárias de autoria africana e afro-descendente” e “Como se preparar para uma carreira acadêmica do Exterior”.
As palestras terão como temas: “Life after graduation: need for networking and understanding applicant tracking systems to seek the career you want” (será ministrada em inglês) e “Os caminhos para a internacionalização no IFG.

Confira os detalhes da programação, disponível no site do Simpeex.

Faça sua inscrição.

Link da Transmissão do I Seminário: https://www.youtube.com/channel/UCAfJjzvsBRNh6ji17HGL4tw

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.