Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Conif

115ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal é aberta na manhã de hoje, em Goiânia

Programação contempla atividades fechadas, com debates, discussões, apresentações culturais e visitas a diferentes espaços

  • Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 12h05
  • Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 13h51
115ª reunião do Conif, em Goiânia
115ª reunião do Conif, em Goiânia

Na manhã de hoje, 4, reitores integrantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) iniciaram a  115ª reunião ordinária do Conselho, em Goiânia, organizada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). O encontro foi realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer e prossegue com a programação até a manhã do dia 6, cujas atividades contemplam reuniões, apresentações culturais e visitas a espaços do IFG e outros (veja a programação).

A reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon, deu as boas-vindas aos presentes destacando a honra em realizar uma reunião do Conif em Goiânia. Ela agradeceu ainda o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Borges Amaral, pela cessão do espaço para realização da reunião. Fabrício destacou a importância da educação como um dos pontos principais a serem considerados em nosso país.

“Sinto-me muito honrado em participar da reunião do Conselho dos Institutos Federais”, afirma o Secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Goiânia, Emanuel Feitosa e Silva, representando o prefeito Rogério Cruz. Na mesma linha, o representante do governador Ronaldo Caiado, o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Márcio Cesar Pereira, participou da abertura da solenidade destacando “a educação profissional como um dos caminhos rápidos e consistentes para se formar profissionais e movimentar a questão da inovação. Esse trabalho começa por aqui, debates que vão gerar ideias, em um cenário que o ensino profissionalizante vai fazer mais parte da formação das pessoas”, finaliza.

O presidente do Conif, Cláudio Alex Rocha, agradeceu a oportunidade de conhecer o espaço do Oscar Niemeyer, inclusive o cinema de alto padrão que logo será inaugurado no Centro Cultural. Agradeceu também ao IFG pela organização do encontro, elogiando a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás, que se apresentou na abertura da reunião. Ele afirmou que as reuniões do Conif são muito dinâmicas, com a tratativa de diversos assuntos, mas muito tranquilos. 

Cobradi

Dentro da pauta da reunião, o representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Rafael Scheleicher, que discorreu sobre a Cooperação Brasileira para Desenvolvimento Nacional (Cobradi). Segundo Rafael, a pesquisa do Cobradi mede o quanto o Brasil gasta com cooperação internacional para o desenvolvimento do país. Além disso, como o país emprega esse dinheiro e quanto ele investe em outros países para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Um dos focos é medir a internacionalização das instituições, que investem, entre outros, em bolsas de estudos no Brasil e exterior, pesquisa e desenvolvimento, mobilidade acadêmica internacional, financiamento de pesquisas etc. 

Outros objetivos da Cobradi, segundo Rafael, é criar uma base de dados unificada em todo país, com as instituições de ensino superior, coletar dados anualmente para as mesmas variáveis, comparar dados entre as instituições, alocar melhor os recursos para internacionalização, racionalizar processos de gestão.

Além disso, para o Conif, entre os benefícios de aderir à COBRADI está a possibilidade de gerir uma base de dados e um processo unificado anual de coleta, fortalecer redes e produção de pesquisa entre instituições nacionais, estimular redes e produção internacional em pesquisas que o Brasil é parte, coordenar mobilidade internacional, entre outros.

A ideia, nesse momento, segundo o Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif, seria trabalhar em regime de cooperação com o Ipea, fornecendo dados de pesquisas já coletados pelos Institutos Federais.

A reunião terminou pela manhã com a apresentação da programação da Reditec 2022, que será realizada em Belém (PA), entre os dias 7 e 11 de novembro. O tema dessa edição será “Povos e identidade na educação profissional”.

 

Confira a programação da 115ª reunião do Conif.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página