Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Saúde

IFG inaugura a primeira UBS Escola da Rede Federal

Unidade Básica de Saúde funcionará no Câmpus Águas Lindas de Goiás e atenderá a comunidade da região

  • Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2024, 15h50
  • Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 14h13
Primeira UBS Escola da Rede Federal é inaugurada no Câmpus Águas Lindas do IFG
Primeira UBS Escola da Rede Federal é inaugurada no Câmpus Águas Lindas do IFG

O Instituto Federal de Goiás (IFG) inaugurou nesta quinta-feira, 27, no Câmpus Águas Lindas de Goiás sua primeira Unidade Básica de Saúde. A UBS Escola, além de ser a primeira do IFG, é a primeira da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e funcionará, gratuitamente, dentro do Câmpus.

Fruto do Acordo de Cooperação Técnica nº 31/2022 firmado entre o IFG e a Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município, a UBS Escola conta com uma equipe de Atenção Primária, composta por médico, enfermeiro, equipes de saúde bucal, técnico de enfermagem. E, além de atender gratuitamente o público, a unidade será também um espaço para ações de extensão, ensino e pesquisa dos servidores e estudantes da área de saúde do IFG.

 

Inauguração

A solenidade de inauguração contou com a presença da reitora do IFG, Oneida Barcellos Irigon; o diretor-geral do Câmpus Águas Lindas, professor Tiago Gomes de Araújo; o prefeito da cidade de Águas Lindas, Lucas de Carvalho Antonietti; o coordenador-geral de Incentivo à Cooperação e à inovação na Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Pierre Tezza; o chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Relações Institucionais do Governo Federal, Sérgio Alberto Dias da Silva; a diretora do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, Evellin Bezerra da Silva; o deputado federal de Goiás, Rubens Otoni; a deputada federal do Distrito Federal, Erika Kokay; a secretária estadual do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury; o secretário municipal de Saúde do município de Águas Lindas, Evandro dos Santos Soares; e o técnico em Análises Clínicas e licenciado em Ciências Biológicas, egresso do Câmpus Águas Lindas de Goiás do IFG, Wallace Pinto da Silva Filho.

Gestores e servidores participam da inauguração da UBS Escola

 

Participaram também os pró-reitores de Ensino, Maria Valeska; Extensão, Willian Batista; Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Rosa; Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira; os diretores-gerais dos câmpus Goiânia Oeste, Cleberson Arruda; Luziânia, Reinaldo de Lima Reis; e Valparaíso, Reginaldo Dias dos Santos; e servidores e outros gestores da Instituição, além de vereadores, servidores e membros do Poder Executivo do município de Águas Lindas.  

 

 

Importância da UBS Escola

Em sua fala durante a solenidade de inauguração, a reitora do IFG, Oneida Irigon, destacou a importância da implementação da Unidade Básica de Saúde no Câmpus Águas Lindas e ressaltou como ela será benéfica tanto para a formação dos estudantes quanto para a comunidade local. A gestora chamou atenção para o fato de que a UBS Escola proporcionará uma rica área de aprendizado no ensino, na pesquisa e na extensão, melhorando simultaneamente o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para a população ao redor e completou: “Esperamos promover um ambiente acolhedor nesse local que irá atender tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa”.

O diretor-geral do Câmpus Águas Lindas, Tiago Araújo, destacou que “a UBS vai atender aproximadamente três mil habitantes no Jardim Querência com atenção básica e formação” e chamou atenção para o fato de que a equipe que trabalhará na unidade já está toda formada. De acordo com o secretário de Saúde do município de Águas Lindas, Evandro Soares, o atendimento começará a ser feito gratuitamente na segunda-feira, dia 1º de julho, uma vez que nesta sexta-feira, 28, será feita a divisão da população que será atendida na unidade: “a UBS está prontinha para atendimento e é um modelo para outras escolas. Ela trará diversos benefícios para a sociedade e para os alunos ligados à área de saúde”, afirmou o secretário.

O prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, destacou a importância do IFG para o município e ressaltou o papel importante na formação e qualificação dos profissionais que a UBS Escola promoverá. O prefeito finalizou seu discurso chamando a atenção para a importância da educação: “o caminho é a educação; investir na educação é essencial”.

A secretária do Entorno do Distrito Federal, Maria Fleury, ressaltou que, com a UBS Escola, “ganha os estudantes e ganha a população”. Pierre Tezza, da Setec/MEC, destacou: “a UBS Escola é a cara da Rede Federal e mostra uma articulação com vários atores. [...] É uma potência nas três dimensões de Pesquisa, Ensino e Extensão. Além disso, traz a comunidade para dentro do câmpus, algo muito importante”.

O egresso do IFG, Wallace Filho, falou da importância da UBS não só para a comunidade externa quanto para os estudantes e ressaltou a importância do espaço voltado ao estágio para os estudantes do Câmpus.

Rubens Otoni, deputado federal, em sua fala, chamou atenção para a transformação que o IFG promove e afirmou: “é uma emoção ver o IFG cumprindo seu papel e transformando vidas”. Erika Kokay, deputada federal, ressaltou: “Essa UBS Escola é uma ode ao Sistema Único de Saúde, [...] é um instrumento de desenvolvimento social, um espaço de construção de cidadania”.  

 

Atenção básica e formação profissional

 

Um dos consultórios da UBS Escola

 

Além de ampliar a cobertura e os serviços assistenciais em saúde da Atenção Básica da região do Jardim Querência, atingindo com isso em torno de 3 mil pessoas, a implantação da UBS Escola promoverá um espaço para formação profissional do corpo discente do IFG, com a oferta do estágio curricular obrigatório, e também promoverá a qualificação e a atualização dos profissionais do município de Águas Lindas, por meio dos cursos ofertados no IFG.

Com a implantação da UBS Escola, o objetivo da gestão é que sejam criados mais cursos da área de saúde na Instituição, além de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Segundo o projeto de criação da UBS, um dos objetivos da implantação é a articulação e integração do processo educativo e do saber fazer em face da realidade social, econômica, cultural e ambiental do território no qual está inserido.

 

Local e funcionamento

A UBS Escola está localizada na Rua 21, Área Especial 4, no Jardim Querência, nas dependências do Câmpus Águas Lindas do IFG e possui o limite territorial de cobertura assistencial gratuita de 3 mil cidadãos residentes na região.

A unidade funcionará oito horas por dia, das 8h às 17h. A estrutura conta com salas multiprofissionais e ambulatório incluindo: consultório médico, consultório multidisciplinar, consultório de enfermagem, sala de procedimentos, sala de vacinas, consultório odontológico, sala dos agentes comunitários de saúde, sala de esterilização de materiais e expurgo.

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.

Fim do conteúdo da página