Realizada capacitação para ação de exames médicos periódicos

Avaliar a condição de saúde dos servidores e identificar fatores de risco para a saúde são alguns dos objetivos da ação que ocorrerá no IFG

• Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 20h19
  • Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 07h57
Médica do Siass, Paula Figueiredo, explica como será desenvolvida a ação de exames periódicos

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 21, a capacitação de servidores do Instituto Federal de Goiás e do Instituto Federal Goiano para a ação de exames periódicos. A capacitação, que ocorreu no Auditório do IF Goiano, teve como objetivo apresentar aos setores de recursos humanos das duas instituições como será realizada a avaliação periódica dos servidores efetivos em exercício.

Mario Raimundo dos Santos Neto, gestor do Siass, falou sobre a importância dos exames periódicos

Mário Raimundo dos Santos Neto, gestor do Siass, fala sobre a importância da ação

Na abertura do evento, Mário Raimundo dos Santos Neto, gestor do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (Siass), falou sobre a importância dessa ação. Para ele, além de propiciar algo que é direito do servidor, a realização dos exames periódicos no âmbito das duas instituições é um avanço no sentido de garantir melhora de qualidade de vida dos servidores, por meio da avaliação da condição da saúde de cada um. Além do gestor do Siass, participaram da capacitação: Amaury França Araujo, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional; Bruna Borges Frazão, coordenadora de Assistência do Servidor da Reitoria, além de outros gestores das duas instituições de ensino, representantes do Sint-Ifes e servidores do Siass, das reitorias e dos câmpus do IFG e do IF Goiano.

A ação e sua base legal

De acordo com Paula Figueiredo, médica do Siass, a realização dos exames periódicos é voltada para todos os servidores ativos em exercício no IFG e no IF Goiano. Segundo a médica, “os exames são um direito do servidor e estão previstos na Lei n. 8.112/90. A sua realização é regulamentada pelo Decreto n. 6.856/09, que determina os intervalos de tempo e os exames que os servidores podem realizar”.  Essa ação, segundo a médica, é de extrema importância, pois permitirá a avaliação da saúde dos servidores, além de contribuir para a melhora da qualidade de vida, a partir da identificação de riscos e possíveis problemas por meio dos exames realizados.

Segundo o Siass, o servidor que não desejar fazer os exames deverá informar sua recusa oficialmente à Instituição. A frequência de realização dos exames será determinada previamente de acordo com sexo, idade e lotação. Os exames serão disponibilizados em todos os câmpus e poderão ser realizados também durante o horário de trabalho. Toda a ação será feita via convênio com a GEAP.  Os custos serão arcados pela União, que prevê e destina recursos próprios para esse tipo de ação.

Acesso ao e-mail e ao Sigepe

De acordo com Paula Figueiredo, os servidores serão convocados por meio do e-mail institucional (hospedados nos domínios "ifg.edu.br" ou "ifgoiano.edu.br", no caso de servidores daquela instituição), conforme cronograma de execução previsto para o ano de 2018 até 2019. Por essa razão, verificar os e-mails será fundamental. Como ressaltou a médica, “a comunicação a respeito do cronograma dos exames será feita via e-mail institucional, por isso os servidores devem ficar atentos.” É essencial também que os servidores observem com atenção os dados cadastrados tanto no Sigepe, quanto no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

As etapas de confirmação dos exames e mesmo a recusa deverão ser feitas no site do Sigepe. Nesse endereço, os servidores terão que confirmar se desejam fazer os exames e também precisarão responder ao formulário que será disponibilizado. As guias serão impressas após a confirmação no site, e os exames deverão ser agendados pelo próprio servidor.

Após a realização de todos os exames, o servidor agendará uma avaliação clínica para obter o atestado de saúde ocupacional, válido por até dois anos. Haverá um prazo de 60 dias para cada grupo de câmpus iniciar e finalizar os exames periódicos. Informações mais detalhadas serão apresentadas no e-mail que deverá ser enviado a cada um dos servidores.

Objetivos

Um dos objetivos da ação de exames periódicos é a avaliação da condição de saúde dos servidores em exercício. Além disso, uma outra meta é a identificação de potenciais fatores de risco para a saúde. Os dados obtidos nos exames contribuirão para estabelecer o perfil epidemiológico dos servidores públicos federais atendidos no âmbito do Siass, o que poderá nortear as ações de promoção da saúde em benefício da saúde do servidor.

No âmbito do IFG, são responsáveis pela ação a equipe de promoção da saúde do Siass e a Coordenação de Assistência do Servidor da Reitoria, junto com as coordenações de recursos humanos e os setores de saúde dos câmpus. Em caso de dúvidas, os servidores devem procurar esses setores.

Clique aqui e saiba mais sobre a ação de exames periódicos.

Acesse a cartilha com orientação para os servidores.

Saiba mais informações na página do Siass.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.