Projeto de Ensino

Projeto de ensino promoverá atividades educativas e de bem-estar para estudantes do Câmpus

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 12h30 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 13h23

O “IFeliz” surge com a proposta de tornar o ambiente escolar mais agradável e menos estressante

O que fazer para que o estudante se sinta feliz enquanto estuda? De que forma promover a reflexão e postura crítica sobre temas como gênero e sexualidade, administração dos estudos, escolha profissional? E qual a melhor forma de evitar ou lidar com o estresse e pressão da rotina acadêmica. É com o intuito de responder essa e outras questões que “nasceu” o IFeliz: trabalho, educação, saúde e lazer entre os jovens do IFG, projeto de ensino do Câmpus Itumbiara que seguirá por todo o segundo semestre de 2019.

Segundo a equipe organizadora do IFeliz, “(...) casos de suicídio, bullying, depressão em jovens, mal-estar, intolerância, racismo, preconceito, violência e agressão são constantemente relatados na mídia, principalmente casos ocorridos no ambiente escolar. Logo, este projeto irá proporcionar momentos de discussão e socialização entre os estudantes, de modo a minimizar esses casos e proporcionar uma educação de qualidade uma formação humanizadora crítica e cidadã”.

O Projeto é um prosseguimento do trabalho de servidores do Câmpus empenhados em prosseguir com “a missão do IFG ligada ao ensino, à pesquisa e à extensão, para além do espaço da sala de aula” complementa a equipe.

Inscrições
Neste primeiro momento, estão sendo planejadas atividades pontuais sem a necessidade de inscrição. A previsão é que em agosto seja aberto o período de inscrição para os estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Eletrotécnica e Química interessados em participar do Projeto. Os encontro serão semanais, no período vespertino e durante o intervalo das aulas.

Temáticas

Serão muitas as temáticas a serem abordadas no Projeto, visando sempre à formação crítica do aluno e ao diálogo em torno de temas pertinentes à adolescência. Além dos temas listados abaixo, atividades de lazer e recreação como oficinas de dança, músicas, poesia e desenho serão propostas.
Temas:
1) Saúde e bem-estar dos adolescentes do IFG
2) Administração do tempo de estudos, importância da educação, a educação profissional.
3) Educação, trabalho e futuro profissional
4) Relações étnico-raciais na escola, raça e classes sociais, raça e trabalho, preconceito e racismo na sociedade.
5) Gênero e sexualidade, gênero e educação, gênero e trabalho.

Coordenação e execução
A coordenação do projeto é da profa. Luciene Oliveira, com a colaboração das servidoras Juliana Moraes e Renistenes da Costa. Além delas, também integram a equipe três estudantes bolsistas: a) Anna Cláudia de Oliveira (Licenciatura em Química), Nathalia Alves (Técnico em Eletrotécnica) e Ana Alice Silva (Técnico em Química). E mais duas estudantes voluntárias: Aline Alves (Técnico em Eletrotécnica) e Diuly Pereira (Licenciatura).

Cartazes feitos pelos integrantes do Projeto para anunciar as atividades e aguçar a curiosidade dos alunos
Cartaz feito pelos integrantes do Projeto para anunciar as atividades e aguçar a curiosidade dos alunos

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.