gestão

Gestores do IFG realizam encontro virtual com a comunidade acadêmica do Câmpus Itumbiara

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 15h57 | Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 09h43

A reunião contou com a participação do reitor do Instituto, prof. Jerônimo Rodrigues

O reitor Jerônimo Rodrigues relembrou os princípios que norteiam as ações e planejamentos do IFG

A comunidade acadêmica do Câmpus Itumbiara teve a oportunidade de dialogar ontem, dia 29 de julho, com o reitor do Instituto Federal de Goiás, prof. Jerônimo Rodrigues da Silva, pró-reitores do IFG e demais gestores da Instituição. O encontro virtual foi aberto à participação de estudantes, servidores e pais de alunos, e faz parte do calendário de reuniões entre a gestão do IFG e os câmpus.

O encontro virtual foi conduzido pela diretora executiva do IFG, Adriana dos Reis Ferreira. O primeiro a se manifestar foi o reitor do Instituto que expressou sua satisfação em dialogar com a comunidade e comentou que nesses quase 150 dias de afastamento provocados pela pandemia do novo coronavírus, a Instituição tem trabalhado efetivamente em ações de prevenção ao vírus.

Quanta às aulas, o prof. Jerônimo destacou que na Rede Federal as atividades de ensino remotas devem ser iniciadas neste segundo semestre, e que por enquanto não há previsão de aulas presenciais nos institutos federias ou universidades. O reitor explicou que, particularmente em Goiás, essa situação é em “função do aumento do número de mortos e ainda do aumento do número de infectados” pelo novo coronavírus.
Também foi apresentado pelo reitor do IFG um resumo das principais decisões e documento publicados neste período de isolamento, mostrando uma sequência de narrativas e resoluções que estabeleceram procedimentos tanto no período de suspensão do calendário acadêmico quanto agora em que ele está sendo retomado.

Ainda sobre essas ações, o prof. Jerônimo falou da criação de grupos de trabalho para tratar sobre os calendários acadêmicos e ações emergenciais, e destacou também a publicação recente dos editais de auxílio conectividade para auxiliar os estudantes na realização das atividades remotas. O reitor do IFG comentou ainda sobre a possibilidade de execução de forma virtual dos principais eventos da Instituição, entre eles os Simpeex, Festival de Artes e Encontro de Culturas Negras. E tratou ainda da possibilidade de cerimônias de colação de grau virtual ou por ato administrativo sem a presença do estudante.

Panorama do Câmpus Itumbiara

Diretora-Geral Aline Barroso tratou das principais realizações do Câmpus neste período de isolamento

Durante a reunião, a diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso, afirmou que recentemente a Unidade recebeu os insumos necessários para iniciar a produção de álcool e gel, que o Câmpus está participando do projeto de confecção de máscaras de tecido, que em breve irá realizar a doação de cestas básicas para família e situação de vulnerabilidade social; e revelou também que o Câmpus realizará um parceria com a ONG Engenheiros Sem Fronteiras para a produção de máscaras para a comunidade surda, e que permitem a leitura labial.

A diretora também fez questão de destacar que neste período de isolamento, o Câmpus Itumbiara continua trabalhar em importantes atividades adminsitrativas e por meio de comissões responsáveis por levantamentos e estudos sobre inventários, oferta de cursos, permanecia e êxito e plano diretor.

Entre outras ações, a diretora frisou que o Câmpus foi pré-aprovado na seleção que visa implantar o Laboratório IF Maker na Unidade; e parabenizou os servidores e estudantes de Itumbiara pelo envolvimento nas Atividades Complementares Remotas (ACsR) realizadas em junho e julho. “Foi um momento crucial para gente aprimorar e entender melhor como funciona essas atividades remotas. Hoje o Câampus se sente mais preparado para ofertar atividades remotas para os alunos”, afirmou a gestora.

Participação dos gestores do IFG
Além do reitor do IFG, também participaram da reunião virtual a diretora executiva do IFG, Adriana dos Reis Ferreira; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amaury França Araújo; o pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa; o pró-reitor de Administração, José Carlos Barro Silva; a pró-reitora de Ensino, Oneida Cristina Gomes Barcelos; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete Silva Junior; a chefe de gabinete, Claudia Beatriz Carrião Alves; o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação, Douglas Rolins Santana e a assessora de relações institucionais, Gerley Lopes Cardoso.

Durante o momento de diálogo coma comunidade os gestores do IFG responderam perguntas relacionadas à pasta que gerenciam. Entre os esclarecimentos, ficou tratado que haverá a reposição de todos o ano letivo tanto no segundo semestre de 2020 quanto no primeiro de 2021, que as férias de alunos e servidores serão mantidas, porém por um período menor do que o costumeiro; e que quantos aos processos seletivos, as decisões ainda estão sendo tomadas, mas a previsão é de que haverá seleção para novos ingressantes dos cursos técnicos integrados no primeiro semestre de 2021.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.