Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
BIBLIOTECAS

Biblioteca Veredas da Leitura receberá conferência sobre Afrofuturismo

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 11h09 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2022, 11h46
imagem sem descrição.

A Biblioteca Veredas da Leitura, do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) destacará as questões raciais durante da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 24 de outubro, na página do Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep). As atividades locais ocorrerão no dia 25 de outubro, com a palestra "Um lugar de re/existência: apontamentos sobre o Afrofuturismo na Literatura Brasileira", com a Professora Daviane Moreira e Silva da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Além disso, haverá exposição de artes plásticas, com curadoria da professora Luciana Bigolin Martini, intitulada R(e)existências de Corpos e Saberes. 

A Coordenadora da Biblioteca Veredas da Leitura, bibliotecária Rosy Cristina Oliveira Barbosa, destaque que a Semana nacional do Livro e da Biblioteca tem como objetivo "apresentar ao público as múltiplas funções que a biblioteca pode exercer. Apresentá-la como um local além daquele destinado a estudos e pesquisas. Ressaltar que a biblioteca pode ser também um ponto de discussão, de entretenimento, de cultura, de lazer, de inclusão e de formação integrada do cidadão e que o impacte positivamente transformando a sua realidade local", explica. 

Também no dia 25 de outubro ocorrerá a palestra de abertura no Canal do SIB/IFG no Youtube, intitulada Comida Literária: história e estórias com Denise Godinho e mediação do professor Divino André Martins Fonseca. Denise apontará como a comida em uma obra literária nos permite vislumbrar o contexto político social de um tempo. Ela abordará autorias como as de Cora Coralina, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Machado de Assis, Clarice Lispector e Eça de Queiroz. Denise Godinho é jornalista, escritora, produtora de conteúdo digital @capituvemparaojantar e roteirista do programa "Em Alta" da CNN Brasil.

Na palestra "Um lugar de Re/existência: apontamentos sobre o Afrofuturismo na Literatura Brasileira", Daviane Moreira e Silva abordará o crescimento do movimento Afrofuturista como projeto de existência dentro da literatura brasileira, configurado a partir de duas vertentes: a criação literária pautada na mescla entre a ancestralidade, as mitologias afro-brasileiras e os cenários tecnológico-futuristas; e o trabalho crítico de autores e autoras que se voltam para a estruturação de um local de existência artística e reflexão analítica. 

Para a participação na conferência é fundamental a realização da inscrição no Sugep, uma vez que estão disponíveis apenas 60 vagas, pela limitação do espaço físico da Biblioteca Veredas da Leitura. Já para a visitação da exposição R(e)existências de Corpos e Saberes não é necessário inscrição e ela estará disponível durante todo o dia. Tanto a palestra da professora Daviane, quanto a exposição de artes plásticas sob curadoria da professora Luciana, conversam com o tema da XIII Consciência Negra do Câmpus Jataí.  Para o evento também estará destacado livros sobre as temáticas racial e da culinária, conversando com o teor das palestras presencial e online. 

 

 Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

Fim do conteúdo da página